[Resenha] Uma História de Solidão - John Boyne - Viaje na Leitura

28/02/2016

[Resenha] Uma História de Solidão - John Boyne

Sinopse - Primogênito de um lar disfuncional na Irlanda, o inocente Odran Yates vai estudar em um colégio que prepara garotos para a vida eclesiástica. Ao relatar sua jornada, da ingenuidade dos primeiros anos de colégio à descoberta dos segredos mais bem guardados da Igreja, Odran descreve uma Irlanda cheia de contradições e ódio por trás de uma fachada de bons costumes. Enquanto lida com as implicações de seu trabalho e o sofrimento das pessoas que ama, o padre Odran se convence de que era inocente demais para entender o que acontecia ao seu redor e tenta fazer um acerto de contas com a própria consciência.




Sem dúvida John Boyne sabe impactar seus leitores com histórias que nos fazem chorar e nos deixar emocionalmente abalados. Em "Uma história de Solidão", somos levados a conhecer Odran Yates, o protagonista dessa história com uma temática tão forte.

Narrado em primeira pessoa e com capítulos alternando passagens do tempo (em um momento temos Odran na vida adulta e no seguinte, na infância).

O cenário é a Irlanda que tem uma crença forte no Catolicismo. Culturalmente, as famílias cujos filhos tornavam-se padres eram orgulhosas desse feito e existia um certo respeito pela escolha desse ofício. 

Odran teve uma infância complicada, pois sua dinâmica familiar era tensa. O pai era um alcoólatra que acabou cometendo suicídio e tem um papel importante na morte do irmão. A única coisa que era certa para o protagonista é o fato de que ele iria se tornar um padre, mesmo que em alguns momentos de sua vida ele tenha perdido a fé.

Na escola preparatória para os padres, ele acaba fazendo amizade com Tom Cardle, que também se torna um protagonista da obra.

Diferentemente de Odran, Tom possui uma sexualidade exacerbada que o faz questionar sobre o celibato e outras resoluções proibitivas da Igreja Católica. Conforme esses dois personagens vão crescendo, Odran começa a perceber que Tom age de forma errada, mas prefere não se envolver nessas questões, mesmo quando existem acusações graves.

Como alguns já podem ter imaginado, o livro vai retratar a pedofilia entre os padres católicos. Como reflexão para o leitor, temos também que analisar o quanto uma pessoa é culpada por omissão?

Odran prefere não enxergar o que é óbvio em diversas ocasiões e por conta disso é impossível não ficar um pouco irritado com ele durante a leitura. Conforme ele vai relembrando os fatos já decorridos e percebendo o quanto estava cego, o protagonista faz uma profunda análise de sua própria vida e do seu papel como padre e ser humano.

"Uma história de solidão" é uma obra complexa, focada no emocional e com um conteúdo que ficará guardado na mente e no coração dos leitores.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho espetacular. A capa simples combina perfeitamente com o conteúdo e passa uma sensação de solidão.


ISBN-13: 9788535926729
ISBN-10: 8535926720
Ano: 2016
Páginas: 416
Idioma: português 
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5<3


A dimensão dos abusos reconhecidos por diferentes inquéritos é tão grande no país que houve quem os descrevesse como “o holocausto da Irlanda” – estimativas independentes apontam para mais de dez mil crianças violentadas ao longo de 70 anos.
Em 2009, um relatório encomendado pelo Governo concluiu que os menores eram tratados “mais como prisioneiros e escravos” do que seres humanos, a quem eram impostos castigos rotineiros que podiam passar por espancamentos, abusos sexuais e outras formas de humilhação.
Meses depois, um outro inquérito revelou que durante quatro décadas a Diocese de Dublin ignorou todas as denúncias de pedofilia no seio do clero, protegeu os padres mudando-os de paróquia e impôs o silêncio às vítimas. Fonte 


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!