[Resenha] Como eu era antes de você & Depois de você - Jojo Moyes - Viaje na Leitura

16/03/2016

[Resenha] Como eu era antes de você & Depois de você - Jojo Moyes



Sinopse - Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. 
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.



O livro "Como eu era antes de você" é uma lição de vida. Sem dúvida o leitor terá sentimentos contraditórios: irá chorar, rir, sofrer e amar. 
A história começa em 2007, quando Will Traynor sofre um acidente que muda a sua vida. Temos uma visão breve de como sua vida é dinâmica, pulsante e intensa. Depois disso, o livro salta para 2009 e irá mostrar a vida de Louise, uma jovem de 26 anos que sustenta a família através de seu salário de garçonete, até o momento em que o estabelecimento fecha. 
"Eles dependiam do meu salário. Treena ganhava quase nada na floricultura. Mamãe não podia trabalhar, pois tinha de cuidar do vovô e a pensão dele era mínima; papai estava sempre tenso em relação a seu emprego na fábrica de móveis. Fazia meses que o patrão vinha resmungando sobre um possível corte de pessoal". (p.16) 
A dinâmica da família de Louise é um dos pontos marcantes da trama: mesmo não intencionalmente eles a tratam com descaso, seja com brincadeiras ou piadas sem graça ou com a clara diferença que eles fazem entre as duas irmãs: Louise e Treena, sendo que Treena, além de ser mais nova, é mãe solteira e ainda se acha merecedora de privilégios, mesmo que esses venham as custas de Louise: 
"...isso, na verdade, não mudava muito as coisas: no caso do meu pai, ele parou de me chamar de "gordota" e, quanto a mamãe, passei a ter uma caneca de chá a minha espera quando chegava em casa. Para Patrick e minha irmã, eu era a mesma: ainda alvo de piadas, e a recebedora de beijos, abraços e maus humores". (p.58) 
"Treena era assim. Ela achava que era seu direito. Mesmo depois de Thomas ter nascido, ela continuava se considerando a caçulinha da família e tinha o sentimento bem arraigado de que o mundo girava ao redor dela... Quase vinte anos depois, nada mudara. Tínhamos de cuidar de Thomas para Treena sair; dar comida a ele para Treena não se preocupar; comprar mais presentes de Natal e aniversário para ela já que "ela não pode comprar por causa de Thomas"". (p.122) 
O relacionamento de Patrick e Louise também é complexo. Inicialmente têm-se a impressão de que Louise acomodou-se, e não se importa que Patrick seja tão egocêntrico como a sua família. 
A família de Will é composta por Camilla Traynor, sua mãe, Steven seu pai, sua irmã Georgina e Nathan, o enfermeiro que cuida dele. 
Inicialmente, quando Camilla contrata Louise, o leitor fica indagando porque contratar alguém sem experiência ao cargo, para uma função tão importante. Fica claro que é a personalidade de Louise, sempre tagarela, excêntrica para se vestir e honesta que vai ser seu diferencial, pois Will tornou-se uma "sombra" do que era antes do acidente: ácido, mau-humorado e até mesmo um pouco depressivo. Apesar do começo difícil são as pequenas interações entre os dois que vão ganhando espaço na vida de Will e no coração dos leitores, que acabam torcendo para que a autora foque o livro cada vez mais em cenas que ambos aparecem. 
- Sabe, você não se veste como alguém daqui. Sempre espero ansioso a próxima combinação maluca de roupas com que vai aparecer". (p.89) 
Camilla Traynor é uma mulher que age com uma mão de ferro, dando a impressão de que não tem coração, seja devido ao acidente do filho ou até mesmo antes dos acontecimentos. Mas a verdade é bem mais complexa do que isso. Vemos uma mulher forte que se sente impotente em meio a uma situação que não consegue controlar, que sofre em silêncio por sua vida. 
Um dos fatores marcantes do livro foi a possibilidade do leitor conhecer através de capítulos narrados por Camila, Steven, Nathan e até mesmo Treena os sentimentos desses personagens e como eles enxergam os acontecimentos. 
"Foi só quando trouxemos Will de volta para casa, depois que o anexo foi adaptado e arrumado, que encontrei algum sentido em tornar o jardim bonito outra vez. Precisava dar ao meus filho um lugar onde olhar. Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria... Uma promessa tácita, se preferir, de que existe algum maior, um futuro melhor". (p.98) 
O livro traz ao leitor lições inesquecíveis, não apenas de como "viver" a vida diariamente, mas através das nuances dos dois personagens principais Louisa e Will, mostra os melhores lados do ser humano: sua fé inabalável, a capacidade de amar, perdoar e seguir em frente. 
A autora ainda discute temas importantes, como o suicídio assistido, a dificuldade dos deficientes na integração da sociedade sem ferir a sua independência, a compreensão da sociedade sobre esses indivíduos e a capacidade de superação. 
"Como eu era antes de você" é uma leitura de conteúdo forte, emocionante e extremamente marcante. 
Em relação a revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa passa uma sensação de liberdade e paz, sensações essas que combinam com a trama. 

ISBN-13: 9788580573299
ISBN-10: 8580573297
Ano: 2013 
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Sinopse - Quando uma história termina, outra tem que começar. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Foi difícil realizar a leitura dessa continuação sabendo que o Will não estaria mais presente. Porém, a autora o trouxe de volta através das lembranças de Lou.
Lou é aquela personagem maluquinha, que se veste de maneira exótica e tem um modo simples e peculiar de enxergar a vida. Isso até conhecer Will em "Como eu era antes de você". Will mostrou a ela uma vida totalmente nova e fez com que ela prometesse explorar essa nova vida depois que ele você embora.
Mas a perda dele é muito dolorosa por Lou, que realmente se esforça para seguir em frente. De vez em quando, um acontecimento ou uma lembrança traz de volta a dor e a protagonista desmorona.
" - Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou? Quando é que vai parecer... - Abro os braços, sentindo na pele o ar fresco da noite, e percebo que estou chorando outra vez. - Vá se foder, Will - murmuro. - Vá se foder por ter me deixado." (p. 13)

Will deixou uma quantia razoável para Lou seguir sua vida. Ela viajou, comprou um apartamento simples e começou a trabalhar como garçonete dentro do aeroporto. Como a narrativa é em primeira pessoa, torna-se claro para o leitor que Lou não está satisfeita com o rumo que sua vida está seguindo, mas ainda está presa a dor da perda. 
Acontece que por mais que perder alguém nos faça sofrer, o mundo não pára por causa disso e Lou vai comprovar em primeira mão esse fato. Lily, uma adolescente com uma estrutura familiar problemática caí de paraquedas na vida da protagonista. Apesar de não querer se aproximar de alguém novamente, torna-se impossível para Lou não se envolver com os problemas de Lily e tentar ajudá-la. 
Outro personagem que aparece na trama para ajudá-la a seguir em frente é Sam, um paramédico que teve o caminho cruzado de forma inesperada com o da protagonista. Sam é paciente e inteligente.
Colocando a vida sob perspectiva, Lou vai conhecer outras pessoas que perderam seus amados ao participar de um grupo de terapia de luto.
"- Acho que minha mãe me ama. Só que ama mais ela mesma. Ou como poderia ter feito tudo isso?" (p. 133)

"Depois de você" é um livro tão bonito quanto o seu antecessor. A autora trouxe uma grande sensibilidade e abordou de forma maravilhosa a dor de Lou.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples e combina perfeitamente com a capa do livro anterior.


"Ele dizia que em alguns dias aquilo parecia um vírus: era preciso esfregar a melancolia da pele, assim como o cheiro de antisséptico." (p. 190)

ISBN-13: 9788580578645
ISBN-10: 8580578647
Ano: 2016 
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


2 comentários

  1. Oi, Carol.
    Li esses livros recentemente e fiquei apaixonada pela história da Lou!! Tivemos inclusive um evento aqui em São Paulo sobre eles e as pessoas falaram sobre suas experiências com o livro. Foi emocionante!!!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. esse livro pqp!
    foi um que mais me chocou! eu chorei, mais eu chorei, mais eu chorei! aquele choro de escorrer coriza do nariz e tudo, de soluçar mesmo!
    Jojo criou o enredo de forma a mexer com as minhas emoções de tal forma que eu rezei por um milagre o livro todo! eu queria o final feliz, eu precisava dele pra continuar acreditando que Lou e Will seriam felizes, só que eu não consegui enxergar que a felicidade também é uma escolha e que o que é bom para uns não é para outros
    eu ainda não li e nem sei se vou conseguir ler depois de você tão cedo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!