[Resenha] Infinita - Trilogia Incarnate # 3 - Jodi Meadows - Viaje na Leitura

20/03/2016

[Resenha] Infinita - Trilogia Incarnate # 3 - Jodi Meadows

Sinopse - DESTRUIÇÃO - O Ano das Almas começa com um terremoto — um chacoalhar alarmante nas entranhas da terra —, e esse é apenas o primeiro de grandes perigos que estão por vir. A caldeira de Range está se preparando para entrar em erupção. Ana sabe que com a aproximação da Noite das Almas, não só Heart como tudo em volta estará em risco.
FUGA - Embora assustador, o exílio de Ana pode ter chegado em boa hora, principalmente se ela conseguir convencer seus amigos a deixarem Heart e Range também. Eles precisam partir para o norte em busca de respostas e aliados para deter a ascensão de Janan. E, com um pouco de sorte, as Almanovas ficarão a salvo de qualquer mal.
ESCOLHA - As almas antigas podem ter esquecido a escolha que fizeram para garantir suas infinitas reencarnações, mas Ana sabe muito bem qual o preço a pagar por elas. No entanto, o que ela não sabe é se terá a chance de terminar esta sua única vida com Sam, especialmente se retornar a Heart para tentar deter Janan de uma vez por todas.


"Infinita" é o último livro da trilogia Incarnate da autora Jodi Meadows. Narrado em primeira pessoa pela protagonista Ana, uma almanova, a trama se inicia onde parou o livro anterior: Ana é banida de Heart e Sam decide acompanhá-la.
Acontece que os seguidores de Janan acreditam que o banimento da protagonista não é o suficiente, e logo no início do livro, Ana e Sam são atacados, enquanto uma série de terremotos ocorre simultaneamente. 
Ana tem informações privilegiadas, pois conseguiu entrar no templo de Janan junto com Stef e Cris. Os três descobriram toda a verdade sobre as reencarnações, mas decidiram manter em segredo, para proteger os demais da culpa. Porém, Ana sabe que não é possível guardar a verdade por muito tempo, pois para salvar os amigos e as almanovas, terá que enfrentar Janan e precisará de ajuda.
Ana, Sam, Stef e cerca de quarenta cidadãos de Heart decidem que precisam ir embora. O Conselheiro Deborl deixou claro que Janan irá retornar e os terremotos são sinais de sua volta. 
"-Meuric me contou, na noite do Escurecimento do Templo. Ele disse que algo iria acontecer na Noite das Almas, e que, depois dela, nada mais importaria. Acho que estava falando da erupção. E... - ... - Da ascensão de Janan." (p. 33)
O leitor irá acompanhar uma verdadeira saga em "Infinita". Ana sairá de Heart na companhia de Sam, Stef e Whit para tentar traduzir os livros do templo e encontrar uma forma de derrotar Janan e seu Escolhido.
No caminho, a protagonista encontrará as criaturas mais fantásticas e inusitadas e terá as respostas dos questionamentos que fazemos desde o primeiro livro. A começar pelas Sílfides. Finalmente entenderemos seu papel nesse ciclo de milhares de anos e a relação que elas tem com a música e com Ana. 
"A noite pareceu se partir em mil pedaços com os gritos de triunfo das sílfides". (p. 101)

Vamos presenciar também a existência dos centauros, criaturas tão belas e incompreendidas. Mas o melhor de tudo, vamos conhecer os dragões!!
"A princípio, os centauros pareciam seres estranhos, desbalanceados, mais pesados na parte da frente do que na de trás, mas então a luz das tochas cintilou sob sua metade equina musculosa e com pernas fortes. Um casal se abraçou. Em seguida, um deles ergueu os braços para o céu, a lua e as estrelas." (p. 92)
Sim, os dragões aparecem com tudo nesse livro e ainda explicam a relação deles com Sam e a importância dele na trama como um todo. 
Essas criaturas extraordinárias irão mudar o rumo da história de forma arrebatadora. E é claro, o amadurecimento do amor entre Ana e Sam, que finalmente vai se moldando é posto à prova pela dura realidade da situação: de uma forma ou de outra, Ana terá que escolher entre as almanovas e as antigas. E toda escolha tem o seu preço.
O livro é o pacote completo. Temos batalhas, perdas, romance, criaturas fantásticas e uma tremenda lição de vida. Tudo isso nesse último volume de Incarnate. 
A construção do enredo é fascinante. Apresenta a saga da jovem, que durante a sua jornada consegue aliados inusitados e realiza um crescimento pessoal visível. Tudo isso para chegar ao grande momento, A noite das Almas. Um dia que nunca mais será esquecido.
A forma como a autora escreve, entrelaçando a parte da "alma" do ser humano com os acontecimentos e a reflexão do individualismo e da escolha que cada um desses personagens realizou há mais de 5 mil anos é emocionante. Cada personagem reflete sobre a verdade de forma diferente, mas o foco se dá em Sam e Stef. Sam sempre foi mais sensível e Stef tem um lado mais prático. Porém é interessante observar como ambos tomaram as mesmas decisões e lidam com a culpa quase que da mesma maneira. 
Demonstram um heroísmo que se encontra latente em suas vidas e são motivados por causas diferentes: Sam, motivado pelo amor de Ana e Stef, motivada pela necessidade de redenção.
"...O que eu disse sobre acreditar que você pode fazer qualquer coisa, ser quem quiser... ainda penso da mesma forma. Ainda a admiro por não deixar que as limitações alheias a detenham. Adoro isso em você. Eu te amo." (p. 188)
E Ana, a mais jovem de todos os presentes se torna a mais complexa dos personagens. Sua inocência aliada a vontade de viver intensamente, seus questionamentos e curiosidade trazem uma brisa refrescante em meio a essas pessoas que viveram tanto. Sua independência e ferocidade em defender aqueles que ama e a visão livre de pré-conceitos, permite que ela seja uma protagonista admirável. 
"Infinita" é uma história de redenção, mas também fala de amor e segundas chances. É uma história que coloca a fé de todos em xeque.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora realizou um trabalho espetacular, começando pelas capas holográficas. As capas são lindas, chamam a atenção e se destacam. O trabalho interno também é muito bem feito. O livro é repleto de detalhes que enriquecem ainda mais a história de Ana e Sam.
"Eu era um mistério que todos buscavam controlar, uma criatura assustadora que havia obrigado o mundo a reconsiderar tudo o que sabia sobre a vida e a morte e o que acontecia em seguida. Um mistério a ser desesperadamente ignorado, um erro que jamais se repetiria." (p. 07)

Seguem algumas fotos da parte interna do livro "Infinita":








ISBN-13: 9788565859936
ISBN-10: 8565859932
Ano: 2016 
Páginas: 334
Idioma: português 
Editora: Valentina
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 5/5 S2



Confiram as resenhas dos livros anteriores:
Almanova - Livro 01 - Clique aqui
Almanegra - Livro 02 - Clique aqui



Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Agora que o último livro foi lançado, acho que vou dar uma chance a essa trilogia!! rs... Eu queria ver se a história iria ter um bom desfecho! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!