[Resenha] A Mentira do Glúten - E outros mitos sobre o que você come - Alan Levinovitz - Viaje na Leitura

28/03/2016

[Resenha] A Mentira do Glúten - E outros mitos sobre o que você come - Alan Levinovitz

Sinopse - Um trabalho revolucionário de jornalismo científico que acaba de vez com os mitos que dominam as dietas. O estudo mostra aos leitores como livrar-se da culpa e começar a saborear a sua comida novamente. Um livro que certamente gerará muita controvérsia sobre a obsessão que temos em saber quais alimentos são mais adequados para nossa saúde.
Liberte-se da culpa e comece a saborear a sua comida novamente.
Glúten, Sal, Açúcar e Gordura. Esses são considerados os vilões das dietas – ou pelo menos é isto que alguns médicos e nutricionistas querem que você acredite. Mas a ciência está muito longe do consenso e estamos em uma busca frenética para eliminar o trigo e o xarope de milho das nossas dietas, simplesmente porque fomos enganados. A verdade é que a maioria de nós pode recolocar os seus pães de volta na mesa, juntamente com seus hambúrgueres e ainda sim, ficarmos bem.
Você lembra quando a manteiga era o inimigo? Agora ela é boa. Você deve ter vivido em momentos em que a dieta Atkins era boa, depois tornou-se má, e agora é boa novamente.
Você pode estar imaginando porque todos os seus amigos cortaram o sal ou entraram para a dieta paleolítica; e você mesmo pode estar pensando em cortar o trigo de sua dieta.
Para leitores que sofrem com as consequências das dietas da moda, A Mentira do Glúten, será a resposta para muitas de suas perguntas. Cientistas e médicos, por mais incrível que pareça, ainda não possuem um consenso sobre que tipo de nutrição seria a mais adequada para cada tipo de pessoa, embora, principalmente os americanos, gastem bilhões de dólares e inúmeras horas obcecados em “comer direito”.
Nesse trabalho de vanguarda, Alan Levinovitz expõe os mitos por trás das crenças difundidas de porquê algumas comidas são saudáveis e outras são ruins – indicando o caminho para uma vida verdadeiramente saudável, livre de culpa e ansiedade em relação aos nossos hábitos alimentares.

O livro é dividido em introdução, seis capítulos e no final, a dieta Unpacked. O livro é baseado em inúmeras pesquisas, de diversos autores e áreas de estudo: saúde, filosofia e antropologia. 

O autor faz um caminho histórico e discute alguns mitos, como a relação do consumo da carne à obesidade.
"A mentira do glúten" é uma obra controversa. Alguns profissionais da saúde, como o neurologista e nutrólogo Elias Oliveira Lima, faz algumas observações em relação à obra:
“A ciência já superou a máxima: você é o que você come.” Que ciência? Fisicamente, não há outro meio de construção do corpo a não ser com o alimento. A relação de causa e efeito da boa e da má alimentação nunca esteve tão patenteada como na atualidade, exatamente por estudos científicos." Fonte
"Ele mesmo cita, abordando o sentimento de culpa, um estudo que revelou que, entre japoneses, franceses e americanos, estes são os mais “conscientes no que diz respeito à nutrição, os que se sentem mais culpados pelas escolhas alimentares e os que mais sofrem com obesidade e são os menos saudáveis”. Atribuir esses resultados ao sentimento de culpa é distorcer grotescamente o óbvio." Fonte
"A afirmação de Levinovitz de que “não podemos transformar os alimentos em remédios” abalroa um dos maiores pilares da alimentação de todos os tempos. Foi Hipócrates, o pai da medicina, quem disse na Grécia, cinco séculos antes de Cristo: “Seja o teu alimento o teu remédio.” De lá para cá, educadores e profissionais de saúde, bem como importante parcela dos cientistas têm procurado aprimorar as condições de aproveitamento das melhores qualidades dos alimentos, buscando preencher esse axioma ao máximo, em benefício das novas gerações. Isso é tão verdadeiro e importante que hoje já se formulam os nutracêuticos, remédios criados a partir das vantagens nutricionais dos alimentos." Fonte
Apesar de trazer alguns contextos e comparações interessantes, deve ser realizado uma leitura crítica e cautelosa. Pela biografia do autor, ele é um professor de religião e filosofia e talvez falte uma direção voltada ao âmbito da saúde.

Biografia do autor: Fonte

ISBN-13: 9788568014165
ISBN-10: 856801416X
Ano: 2015
Páginas: 280
Idioma: português 
Editora: Citadel Grupo Editorial
Skoob: clique aqui
Avaliação: 2/5


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!