[Resenha] Odalisca - Yuri Belov - Viaje na Leitura

29/03/2016

[Resenha] Odalisca - Yuri Belov

Sinopse
Roxane era a garota ideal: pertencente a uma rica família, era jovem, linda, meiga e culta.Tudo isso não passava de uma máscara. Seu lado obscuro a fazia procurar por amores proibidos, paixões violentas e rituais macabros.Seus amantes, em geral, eram encontrados na internet, onde ela se apresentava com o nick de Odalisca, pois era exímia dançarina do ventre. Sentia-se atraída por homens bem mais velhos que ela. É nessa teia que cai Siegfried, um engenheiro de cargo elevado que trabalha na empresa da família de Roxane. Ele se deixou envolver e sequer imaginou as desastrosas consequências disso. Recheada de paixão, mistério, ação e intrigas políticas, a trama é tão perturbadora quanto fascinante.



Onde Comprar?

Minha opinião:

Odalisca é um livro ambicioso, com uma trama elaborada e complexa. 


Ao iniciar a leitura do livro, os leitores poderão sentir estar dentro de uma cena, temos Carlos José (Cazé), um homem casado convidando o amigo Siegfried para conhecer um clube privê no Rio de Janeiro conhecido como Scheherazade. Ao assistir as apresentações e após aguardar ansioso pela musa da casa, ele vê na dançarina uma tatuagem imperceptível e então, se vê em um emaranhado de emoções.

"Lussin iniciou a dança, deu alguns passos, tirou a túnica e a plateia aplaudiu. Por baixo, usava um manto também azul em outra tonalidade, feito de um tecido fino, quase transparente, que deixava à mostra, de maneira discreta, seu corpo exuberante." pág. 20

Roxane, protagonista desse romance é uma garota de dupla personalidade, aparenta ser uma garota comum, cheia de qualidades e talvez um pouco criteriosa em suas escolhas, mas ninguém imagina que durante a noite, ela é outra mulher, cheia de ousadia, viciada em amores e paixões proibidas, ela era a odalisca.

Entre diversões rotineiras, ela entra e saí da vida de seus amantes quando quer, quando o clima fica intenso e perigoso, ela simplesmente cai fora. Até que Siegfried entra em seu caminho, as coisas começam a complicar:

"Roxane percebeu que ele estava perdidamente apaixonado por ela, tal como outros tantos, e, a exemplo dos casos anteriores, era chegada a hora daquilo terminar. No entanto, pelo menos naquele momento, lhe faltavam forças."
Roxane sofria da síndrome de Don Juan, o que significa que o interesse do conquistador ou da conquistadora, nesse caso, permanecia até que a pessoa que é objeto de desejo ceda, ou seja conquistada. Uma arte de conquistar e descartar. Além da síndrome, ela é fissurada por homens maduros, mais velhos.
"A lembrança de Roxane o seguia como uma sombra. Andando naquela esplêndida cidade, em cada lugar que entrava, em cada vitrine que admirava, seu pensamento permanecia fixo na sua amada (...)" pág. 365
São várias histórias entrelaçadas em um único romance envolvente, detalhado e repleto de mistérios, os leitores irão conhecer não somente a história de Siegfried e Roxane, mas de personagens secundários que foram bem estruturados na trama e são interligados aos personagens principais.

A narrativa é bem detalhista, não é um livro para se ler rapidamente, também não considero como uma leitura de entretenimento por envolver assuntos específicos e por possuir um mote diferenciado no mercado literário. Perturbador, misterioso e impactante. Odalisca é uma obra escrita com grande envolvimento e habilidade pelo autor, como leitor não poderia ser diferente, sem conhecimento prévio das intrigas políticas e do cenário do romance, não temos envolvimento até adentrarmos junto ao autor as emoções mais profundas destes personagens.

É um livro extenso e isso poderá cansar, porém, temos a opção de apreciá-lo aos poucos. A cada capítulo temos uma ilustração exclusiva que instiga o leitor aos próximos acontecimentos, a editora caprichou na diagramação e revisão.

Acompanhe as redes sociais do livro:

Facebook | Site




2 comentários

  1. Oi Thaís, sua linda, tudo bem?
    Nunca li nada sobre essa síndrome, nem sabia que existia. Achei o tema um pouquinho forte demais para mim, que sou muito romântica, por isso não sei se leria. Mas independentemente disso, a história parece ser recheada de mistérios e pelo comportamento dela acho que o envolvimento dela com Siegfried vai acabar em confusão. Para quem gosta parece ser uma ótima dica. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaís.
    Sua resenha me deixou curiosa para saber mais sobre a história!!
    Adorei!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!