[Resenha] Interestelar - Christopher Nolan e Jonathan Nolan - Viaje na Leitura

04/04/2016

[Resenha] Interestelar - Christopher Nolan e Jonathan Nolan



Sinopse - Interestelar é a crônica de um grupo de exploradores que se aproveita de um recém-descoberto buraco de minhoca para ultrapassar os limites das viagens espaciais tripuladas e assim conquistar as grandes distâncias de uma jornada interestelar. Enquanto viajam, estão em risco o destino do planeta... Terra...e o futuro da raça humana. 




"Interestelar" é o livro baseado no filme de mesmo título, lançado no ano de 2014. Dividido em prólogo e três partes, a primeira parte conta a história da Terra após ter sido destruída por uma praga. Após essa praga, a humanidade precisou encarar de uma forma diferente seu modo de vida. A comida é escassa, não há variedades de alimentos (a maior parte deles é baseada no milho) e a tecnologia também retrocedeu. Não existem mais profissões como engenheiros. Preza-se os zeladores, que são aqueles que irão cuidar das terras e das plantações restantes. As crianças não são mais ensinadas a serem criativas ou a sonhar alto, a história aprendida na escola foi alterada para que o foco delas seja na manutenção da terra.
É nesse cenário que vivem Cooper, seu filho de 15 anos Tom, sua filha Murph de dez anos, na fazenda de Donald, seu sogro. Cooper já foi um engenheiro que realizou viagens espaciais, mas que agora, apenas sobrevive. Ele não sabe como ser pai, não sabe como educar as crianças após o falecimento da esposa e não sabe como se encaixar nessa nova realidade. 
Em um dia "normal" da família eles encontram um drone de vigilância da força aérea indiana. A chegada desse drone é o pontapé para a reviravolta da história de Cooper. Após alguns acontecimentos, inclusive uma caçada por fantasmas, Cooper vai descobrir uma instalação da NASA, onde alguns cientistas, inclusive seu antigo mentor, o professor Brand, estão buscando uma alternativa para a sobrevivência da humanidade: a povoação de um outro planeta.
Cooper acaba sendo recrutado para essa missão e aceita-a, deixando os filhos sob o cuidado de Donald.
Na segunda parte do livro, temos toda a missão de Cooper e seus companheiros de viagem: a Dra Amélia Brand, Romelly e Doyle, na nave Endurance. 
A viagem é longa e o grupo encontra inúmeros problemas no caminho. Durante a exploração, Cooper começa a refletir sobre o que deixou pra trás. Cooper é um personagem que o leitor se esforça para gostar. Vemos que inicialmente seus sentimentos não estão exatamente na "salvação da humanidade", mas sim em realizar a viagem. Ele se sente estagnado e na primeira oportunidade decide aventurar-se nessa jornada, sem parar para pensar direito. Tal propósito não seria ruim se ele não tivesse dois filhos ainda jovens que são deixados aos cuidados de um idoso. Os filhos, que já perderam a mãe por conta de uma doença, agora são abandonados pelo pai.
Essa reflexão é feita durante toda a leitura. Cooper não é o herói nobre e sim um homem que demonstra certo egoísmo por suas ações. Claro que ele tenta justificá-las, mas até que ponto essas justificativas são válidas?
Uma personagem que se destaca na obra é a Murph. Observamos uma criança extremamente inteligente, deixada para trás pela pessoa na qual ela se inspira, se tornar uma jovem e uma adulta ressentida, mas ainda capaz de pensar no bem maior.
A obra é uma aventura e tanto e para os fãs do gênero, vale muito a pena conferir.
Em relação ao trabalho de diagramação e layout a Gryphus Geek realizou um ótimo trabalho. As folhas são brancas, a diagramação é simples e a escolha da fonte é excelente. A capa é uma imagem do filme e combina muito bem com a edição.








ISBN-13: 9788583110545
ISBN-10: 8583110549
Ano: 2016
Páginas: 268
Idioma: português 
Editora: Gryphus
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5




2 comentários

  1. Oi, Carol.
    Me lembro de quando esse filme foi lançado, mas nem me empolguei para assistí-lo. Não á muito o meu tipo de história. Pelo menos eu acho!
    Vou dar uma chance para algumas ficções científicas que tenho aqui e depois repenso minhas ideias! kkkk
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Confesso que não conhecia essa história e não lembro de ter visto esse filme ser anunciado. Que pena, ele pode até passar a viagem inteira pensando nos filhos, mas o problema é que não podemos simplesmente interromper uma viagem espacial. Será tarde demais? Tomara que ele volte e recupere o amor dos seus filhos. Gostei muito do enredo, vou anotar a dica. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!