[Resenha] Nocaute - Anderson Fernandes e Débora Kaoru - Viaje na Leitura

02/04/2016

[Resenha] Nocaute - Anderson Fernandes e Débora Kaoru

Sinopse - Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanado e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.
Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.



"Nocaute" conta a história de um jovem que passou a vida inteira em meio à pobreza e que após muitos tropeços, conseguiu quebrar o ciclo de violência e criminalidade em que se encontrava.
A história se inicia no ano de 1984, quando uma jovem de 15 anos chamada Thaís entra em trabalho de parto no seu barraco na Favela Corre Fogo, em SP. Jovem, assustada e sem o apoio de Jonas, pai do bebê e um dos gerentes de tráfico na favela.
Infelizmente Thaís não irá conhecer seu filho Antônio. Os pais da jovem, Almerinda e Nicolau também não querem se responsabilizar pelo bebê, que vai acabar nas mãos de Claudemir, o irmão de Jonas.
Claudemir e Jonas são irmãos e mesmo passando pelas mesmas situações na vida acabam em lados distintos da lei. Enquanto Jonas decide trabalhar com os traficantes na favela, Claudemir inspira-se na memória de seu pai Jailson e torna-se policial. Morar na favela, ser o responsável por um bebê e ser um policial não é fácil, e o destino leva a melhor, deixando Antônio órfão pela segunda vez.
É possível observar que Antônio não teve um dos melhores começos. Cada vez que uma oportunidade surge em sua frente, ela é repentinamente tirada de suas mãos.  
Antônio com apenas cinco anos de idade vai parar em um abrigo, onde a lei dos mais fortes prevalece. Com o tempo, ele perde seu nome de batismo e é chamado de Pitbull. 
Os anos passam e as idas e voltas com o sistema penitenciário acontecem. Aparentemente, ninguém nunca estendeu a mão a ele e mostrou uma alternativa para sua vida. Pitbull, sem conhecer mais nada, acostuma-se com as regras da selva e acaba aprendendo a sobreviver. 
É nesse momento que sua vida tem uma nova virada: ele conhece Claudia, Marcos e Matheus. Claudia e Marcos são casados e trabalham em uma ONG e decidem que não importa o quanto Pitbull os afaste, eles irão lutar por ele. Graças aos dois e ao seu filho Matheus, o protagonista tem pela primeira vez na vida, uma segurança familiar e pessoas com quem contar que não tenham segundas intenções com ele. 
A vida é cheia de altos e baixos e Pitbull é um exemplo perfeito disso. Sua vida é repleta de perdas e decepções, mas também demonstra recomeços e segundas chances, às vezes até mesmo terceiras e quartas. Conforme a sinopse explica, o livro ainda debate inúmeros temas de âmbito social e é uma obra intensa e reflexiva. 
Com um personagem crível e uma história de vida difícil, Pitbull representa inúmeros brasileiros que estão em busca de seus recomeços.

ISBN-13: 9788592082406
ISBN-10: 8592082404
Ano: 2016 
Páginas: 184
Idioma: português 
Editora: Publicar
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!