[Resenha] Olhos Vendados - Faye Kellerman - Viaje na Leitura

23/04/2016

[Resenha] Olhos Vendados - Faye Kellerman


Sinopse - Como detetive de homicídios de Los Angeles, Peter Decker não vive uma vida normal. Depois de anos na polícia, já viu todo tipo de coisa e nada mais parecia surpreendê-lo. Decker, inclusive, aprendeu que seu trabalho é uma ameaça para aqueles que mais ama, entre elas sua esposa, Rina Lazarus. Mas o melhor investigador da Califórnia é desafiado novamente quando um brutal assassinato múltiplo envolvendo o bilionário Guy Kaffey o enreda em intrigas e mistérios que colocam sua família em perigo mais uma vez.



A história é narrada em terceira pessoa e tem como protagonista o detetive Peter Decker. Peter é inteligente, sagaz e está sempre investigando casos extremamente complicados. Dessa vez ele precisa descobrir o autor do assassinato do bilionário Guy Kaffey e sua família. Apenas os filhos sobrevivem, mas um deles foi gravemente ferido.
"A cena do crime era uma história dividida em duas partes. Havia sinais de ação perto da lareira e na frente de uma tapeçaria com a imagem de uma górgona devorando um jovem." (p. 17)
Um dos pontos interessantes ressaltados durante a obra é a banalização da morte. A forma como as redes sociais divulgam e a falta de sensibilidade dos espectadores da mesma acaba se tornando uma crítica para a nossa realidade.
Como é possível imaginar, o fato de uma família bilionária ter sido assassinada gera uma grande pressão para o investigador. A política envolvida na resolução desse caso é grande e Peter terá que demonstrar suas habilidades para encontrar o culpado.
A maior parte da obra tem a perspectiva voltada para o caso, mas também temos a visão de Rina, esposa de Peter.
Outro fato que vale ressaltar na obra é a personalidade de Peter. Peter não é arrogante ou acredita que é o único que pode resolver o caso. Ele tem uma humildade e entendimento da importância da colaboração da equipe e das testemunhas que o tornam carismático. Peter tem integridade e demonstra ao leitor como tenta equilibrar as duas coisas que ama: a família e o trabalho. 
Foi interessante também observar como a autora leva o leitor a fazer conjecturas sobre o possível criminoso. Será que os filhos sobreviventes estão envolvido? 
A equipe do Peter é um show à parte de profissionalismo. Existe uma camaradagem e uma dinâmica intrigante. A familiaridade com que eles trabalham juntos foi um pouco difícil de assimilar, mas depois acabei lendo em outros textos que falam do livro que se trata de uma série, onde cada livro investiga um caso e "Olhos Vendados" não é o primeiro livro da série. Provavelmente isso explica porque os personagens estão à vontade uns com os outros e cause essa estranheza. 
Os capítulos são curtos, permitindo que a leitura se torne mais dinâmica. A escrita é concisa e fluida e não há excessos de descrições.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi feito um bom trabalho. A capa desperta a curiosidade.

" - Abri a porta porque quis. Provavelmente não foi muito inteligente.- Não foi inteligente, mas foi humano. É como dizem.- O quê?- Errar é humano, mas atirar no filho da puta é divino." (p. 280)
Sobre a autoraFaye Kellerman é uma escritora estadunidense, nascida em 1952, que reside em St. Louis, Missouri, EUA. Publicou o seu primeiro livro em 1987,The Ritual Bath. Desde então, Faye Kellerman já publicou cerca de 23 romances e 7 novelas. Blindman's Bluff, ou Olhos Vendados, é o seu décimo oitavo livro. Kellerman é judia ortodoxa, assim como seu marido e filho, e a maioria dos seus romances tem alguma coisa que o liga a temas ou personagens judaicos. Da mesma forma, seus livros são voltados para o suspense de mistério e de investigação policial. Seu marido e seu filho, Jonathan e Jesse, respectivamente, também são romancistas bastante conceituados nos Estados Unidos.

ISBN-13: 9788569514039
ISBN-10: 8569514034
Ano: 2016
Páginas: 368
Idioma: português 
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!