[Resenha] Ecos: o mar é a nova Lua - Béatrice T. Dupuy - Viaje na Leitura

10/05/2016

[Resenha] Ecos: o mar é a nova Lua - Béatrice T. Dupuy


Sinopse
Alexandre volta à casa em que morou quando adolescente e revive muitas lembranças ligadas ao misterioso desaparecimento de seu pai. “Ecos - o Mar é a nova Lua” traz duas histórias vinculadas aos valiosos tesouros submarinos e à existência dos seres que vivem nas águas dos oceanos. Interesses econômicos impedem que pesquisas importantes sejam reveladas, nem que para isso seja necessário eliminar os cientistas e pesquisadores envolvidos, que dispõem de ricos dados sobre o assunto. Alexandre relata as peripécias de seu pai, Alfred, que durante suas investigações começa a desconfiar de perigos advindos dos sonares da marinha que estão causando a morte de baleias. O fato mais perturbador é a existência de criaturas fantásticas e cativantes, vivendo nas abissais profundezas e as buscas para poder contatar com esses seres, cuja existência é negada e escondida pelos que se consideram os donos da ciência. Tudo isso é mostrado na fascinante narração feita por Béatrice T. Dupuy, que tem como personagem principal Alfred, o pai de Alexandre. Quem lê a obra descobre que há um mundo paralelo onde Alexandre precisará fazer uma escolha que norteará toda a sua vida.
Onde Comprar?


Minha Opinião:

Após quinze anos longe de casa, Alexandre, protagonista desse romance, retorna ao lar e revive lembranças,repletas de dor e saudade. Desde o misterioso desaparecimento do pai, que vivia para pesquisar os mistérios do mar, quando ele parecia mais próximo de descobrir algo muito importante e questionador, ele desapareceu.

E se existisse um mundo submerso?



"Não existe ainda nenhuma comprovação da existência das sereias porque, para a preservação da espécie, elas aprenderam a se esconder. Existem muitas lendas, histórias, contos, filmes, documentários, depoimentos e conversa de pescadores em torno do assunto, mas, em pleno século XXI, não há nada catalogado sobre a espécie. Porém, divididas em comunidades, elas têm uma história, uma tradição e princípios transmitidos de geração em geração, ao longo da existência de vida no Planeta. "

Pandora é uma sereia cativante, bela e muito curiosa. Filha única do soberano das Sereias, é amistosa e vive em harmonia com todos da comunidade. Jamais imaginaria que sua curiosidade a levaria além do fundo do mar.

Alexandre se propõe a descobrir todos os mistérios que envolveram o desaparecimento do seu pai, tornar-se parte da equipe de pesquisa científica e compreender as profundezas do mar, será apenas mais uma das etapas na vida deste jovem rapaz, porque aliada ao seu desejo de conhecimento, curiosidade e questionamento, se deparará com algo improvável e revelador, Pandora.

Poderão vivenciar o amor? Sobreviverão aos perigos que habitam nos lugares mais sombrios e recônditos dos seres humanos?


"― Você tem razão. Muitas vezes, eu me pego pensando em tantas barreiras, em padrões, em contextos sociais que até esqueço qual é a minha verdadeira essência.
― A sua essência está aqui. — fala Pandora, apontando para o coração de Alexandre.
― Eu não sei quanto tempo teremos para conversar, mas quero que saiba que este momento é muito importante para mim. ― Então, já que não sabemos o que nos aguarda no futuro, vamos viver o agora. — ao dizer isso, ela se aproxima do rosto de Alexandre e o beija demoradamente."

Béatrice possui um estilo único, o mote e história da sua obra demonstra toda sua originalidade, somos envoltos para dentro das páginas do livro, submersos pela história envolvente e misteriosa, quando percebemos, já estamos vivenciando junto aos personagens todos os perigos, emoções e aventuras.

Espero que no próximo volume a autora acrescente mais romance, mais cenas envolvendo Alexandre e Pandora, também fiquei muito curiosa para saber como os próximos acontecimentos desvendarão o final que foi inesperado e surpreendente (não posso contar sem dar spoiler).

Eu poderia detalhar mais a história, para explanar possíveis dúvidas em relação ao contexto, no entanto, para evitar spoilers, prefiro dizer que o livro é singular, impossível não se envolver pelos mistérios do mar e suas belezas extraordinárias e secretas.

Recomendo a leitura!

Fiz a leitura do livro na versão beta, a autora muito gentil me convidou para escrever o blurb, confiram na capa completa do livro:





Sobre a autora:


Com mãe comissária e pai filósofo a franco-mineira Béatrice T. Dupuy sempre viveu no mundo das viagens e dos livros. Morou na França e nos Estados Unidos onde já foi recepcionista, garçonete, vendedora e baby-sitter. Apaixonada pelo mar, Béatrice sonhava em ser bióloga marinha. Hoje mestre em comunicação exerce funções de liderança em comunicação corporativa.
Béatrice é casada, tem um filho e mora em São Paulo.



Acompanhe a autora nas redes sociais:


Um comentário

  1. Oi, Thaís.
    Sempre curti muito histórias de sereias e fiquei curiosa sobre esse livro! Anotei a dica aqui!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!