[Resenha] A Morte de Sarai - Na Companhia de Assassinos # 1 - J.A. Redmerski - Viaje na Leitura

30/05/2016

[Resenha] A Morte de Sarai - Na Companhia de Assassinos # 1 - J.A. Redmerski


Sinopse - Sarai era uma típica adolescente americana: tinha o sonho de terminar o ensino médio e conseguir uma bolsa em alguma universidade. Mas com apenas 14 anos foi levada pela mãe para viver no México, ao lado de Javier, um poderoso traficante de drogas e mulheres. Ele se apaixonou pela garota e, desde a morte da mãe dela, a mantém em cativeiro. Apesar de não sofrer maus-tratos, Sarai convive com meninas que não têm a mesma sorte. Depois de nove anos trancada ali, no meio do deserto, ela praticamente esqueceu como é ter uma vida normal, mas nunca desistiu da ideia de escapar. Victor é um assassino de aluguel que, como Sarai, conviveu com morte e violência desde novo: foi treinado para matar a sangue frio. Quando ele chega à fortaleza para negociar um serviço, a jovem o vê como sua única oportunidade de fugir. Mas Victor é diferente dos outros homens que Sarai conheceu; parece inútil tentar ameaçá-lo ou seduzi-lo. Em “A Morte de Sarai”, primeiro volume da série Na Companhia de Assassinos, quando as circunstâncias tomam um rumo inesperado, os dois são obrigados a questionar tudo em que pensavam acreditar. Dedicado a ajudar a garota a recuperar sua liberdade, Victor se descobre disposto a arriscar tudo para salvá-la. E Sarai não entende por que sua vontade de ser livre de repente dá lugar ao desejo de se prender àquele homem misterioso para sempre.


"A Morte de Sarai" é o primeiro livro da série Na companhia de Assassinos da autora J. A. Redmerski. Narrado exclusivamente em primeira pessoa, a trama é uma história forte sobre violência e morte. A maioria dos capítulos é narrado por Sarai, uma jovem de 23 anos que teve a vida transformada aos 14.
Sarai vivia com sua mãe em um trailer em Tucson. Sua mãe era uma viciada que sempre se envolvia com caras errados e as duas não tinham nada. Ainda sim, Sarai tinha sua liberdade e uma vizinha com quem podia contar, a sra. Gregory.
Um dia sua mãe conhece Javier, um homem poderoso e chefe de um cartel mexicano. Desde o início Javier mostra-se interessado em Sarai e leva as duas para o México. É a última vez que Sarai tem sua liberdade.
A história se inicia no México, nove anos após esses acontecimentos. Na Fortaleza de Javier, Sarai e outras mulheres são mantidas em cativeiro, mas a protagonista é "especial": nenhum homem a toca além de Javier.
Javier está negociando com um americano um trabalho: executar um inimigo. Esse americano é um assassino profissional, o outro protagonista do livro - Victor.
Sarai vê em Victor uma oportunidade para fugir e não perde tempo. Só que ela não esperava alguém tão indiferente e frio, que irá usar Sarai como moeda de troca em um jogo de vida ou morte.
Sarai é uma personagem rica e complexa. Mesmo sendo mantida por quase uma década em cativeiro, ela possui empatia pelas outras mulheres que aparecem na Fortaleza e até mesmo está disposta a se sacrificar por elas. Em contrapartida, ela possui uma insensibilidade em relação a algumas situações que chocariam a maioria das pessoas. Victor em certo momento descreve bem a situação de Sarai: ela está no limiar; o cativeiro mexeu com ela o suficiente para torná-la alguém frio e insensível e qualquer pequeno empurrãozinho irá direcioná-la para esse lado. Sarai passou anos "atuando", concordando com o carinho de Javier e assim, evitando um contato íntimo mais brutal. 
"- Ninguém é inocente - digo com rispidez, surpreendendo até a mim mesma. - Eu muito menos. Por anos deixei aquele assassino nojento me violar, e nunca disse não. Fiquei olhando em silêncio quando ele e seus homens e aquela vaca da irmã dele espancavam, estupravam e vendiam garotas que tinha virado minhas amigas. Eu não fiz nada. Nunca gritei, lutei ou protestei por nenhuma delas. Nenhuma." (p. 70)
"- Ela está no meio-termo - digo. - Pode ir para qualquer um dos lados, e as chances são iguais nos dois. Ela é bem forte. E inteligente. - Por fim, eu visto o paletó. - Só estou dando a ela sua primeira e única chance. A direção que vai seguir a partir daí é decisão dela. E não vou estar presente para ver. Ela estará sozinha." (p. 121)
Sarai também sabe que enquanto estiver sob as asas de seu captor, está salva de ser brutalizada pelos seus capangas ou até mesmo sofrer nas mãos da irmã do chefão: Izel.
Izel não suporta Sarai e a aterroriza em toda oportunidade que surge. É cruel, gosta de perturbar e punir as prisioneiras e até mesmo seus capangas apanham. Tenta usar sua sexualidade para atrair aqueles que lhe convêm, mas é mesquinha e assustadora.
Desde criança Victor foi treinado pela Ordem, uma organização que tem contatos em todo mundo e os assassinos mais eficientes do mundo. Esses assassinos não tem vida pessoal, laços afetivos ou relacionamentos. E Victor é um deles.
Mas quando o caminho desses dois se cruzam, Victor começa a sensibilizar um pouco com a situação de Sarai. Afinal de contas, ela é uma guerreira e nunca perdeu a esperança de fugir, lutando com unhas e dentes.
A trama tem um um tema pesado e complexo, cheio de violência. A leitura prende do começo ao fim. As nuances dos protagonistas, a forma como eles vão forjando um laço, o instinto de sobrevivência da Sarai e tantas outros detalhes vão deixando o leitor na expectativa pelo próximo acontecimento.
"Eu não vou matar Sarai e farei tudo o que puder para evitar que qualquer um na mansão o faça, mas bem no fundo sei que o que meu irmão disse é verdade. Eu deveria matá-la, pelo meu bem e pelo dela. Mas não consigo. E não vou." (p. 205)
ISBN-13: 9788581052571
ISBN-10: 8581052576
Ano: 2015
Páginas: 255
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Gosto muito de livros mais pesados.
    Tenho outros livros dessa autora aqui na estante e pretendo começar por eles, mas se eu gostar da escrita dela, vou querer ler essa série com certeza!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!