[Resenha] A Cadeira Da Sereia - Sue Monk Kidd - Viaje na Leitura

22/06/2016

[Resenha] A Cadeira Da Sereia - Sue Monk Kidd



Sinopse - Uma história comovente da autora Do best-seller a vida secreta das abelhas Na abadia de santa Senara, cujo nome se originava de uma santa celta que fora uma sereia antes de ser convertida, existe uma cadeira encantada. Reza a lenda que quem tomasse o assento e fizer um pedido a Senara, será ouvido. Quando Jessie Sullivan precisa retornar à ilha para cuidar da sua mãe, deixando seu marido, Hugh, para trás, ela é forçada a encarar uma série e dúvidas sobre seu casamento. Apesar do amor cordial que sente pelo marido, ela se sente atraída pelo Irmão Thomas, um monge prestes a tomar seus votos solenes. Em meio ao mistério e os poderes da “santa Pecadora”, ela luta contra os desejos que parecem tomar conta de sua vida. Enquanto a liberdade que a ilha inspira parece falar com Jessie, seria ela capaz de deixar de lado a responsabilidade e o conforto do lar que criou ao lado de Hugh? Uma história comovente sobre a espiritualidade e as escolhas que precisamos fazer.



Sue Monk Kidd trouxe uma trama sensível em "A Cadeira da Sereia". A história é narrada em primeira pessoa sob a perspectiva de Jessie Sullivan, a protagonista do livro. Jessie é uma mulher casada, mãe e que tem uma vida pacata. Até que um dia precisa retornar à ilha da Garça, "uma pequena formação costeira ao longo da Carolina do Sul" (p. 09).
Jessie cresceu na ilha da Garça com sua mãe e pai e quando teve a oportunidade, partiu sem olhar para trás. Sua mãe anda agindo de forma estranha, a ponto de se machucar propositalmente. Lidar com o passado não é algo fácil para Jessie, então ela pede ao marido Hugh ficar para trás enquanto ela lida com a mãe.
Mas a ilha da Garça tem uma magia própria e seus encantos podem mudar a vida da protagonista.
A mãe de Jessie é uma mulher de fé, que após perder o marido tornou-se uma voluntária assídua no monastério da abadia de Santa Senara, levando o almoço aos monges. A residência dela é próxima, mas tão próxima que existe até um caminho próprio que a leva diariamente ao local.
Enquanto Jessie mergulha nas lembranças do passado e ao mesmo tempo tenta entender o que acontece com a mãe, ela conhece o irmão Thomas, um homem que perdeu a esposa grávida de seu primeiro filho. A interação dos dois é cheia de sentimentos e ternura, mas fica claro desde o início que existe algo mais.
"A cadeira da Sereia" é uma história sobre uma busca pessoal, sobre a jornada de Jessie em descobrir sua verdadeira identidade ao lidar com o passado e encarar as responsabilidades das decisões tomadas no presente.
Jessie é uma personagem mais madura, mas ao mesmo tempo confusa. Ao tentar ignorar os problemas e seguir com a vida, ela não conseguiu curar-se completamente das dores da perda.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é muito bonita e chama a atenção.

Seu nome se originava de uma santa celta que fora uma sereia antes de ser convertida. [...] Se os turistas tivessem sorte e a capela não estivesse fechada por um cordão de isolamento, poderiam tomar assento e fazer um pedido a Senara, a santa sereia. Por alguma razão, diziam que sentar-se na cadeira garantia que o pedido fosse ouvido. Pelo menos assim rezava a tradição. No fim, tornou-se uma atração turística, como jogar moedas numa fonte para ter um desejo atendido, mas, de vez em quando, via-se um peregrino de verdade, alguém em cadeira de rodas saindo da balsa, ou puxando um pequeno tanque de oxigênio." 


ISBN-13: 9788584390212
ISBN-10: 8584390219
Ano: 2016
Páginas: 248
Idioma: português 
Editora: Paralela
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5


Um comentário

  1. Olá!

    Acredita que eu pensava se tratar de outra coisa esse livro?
    Fiquei até surpresa... mas estava deduzindo por conta do título... (que nem me chamou muito a atenção), mas gostei da proposta após ler a resenha, sobretudo por conta da personagem já ser madura... ultimamente a maioria dos livros só trazes personagens teens.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!