[Resenha] Por um Triz - Aventuras absurdas e engraçadas nas trilhas e montanhas do Brasil - André Ilha - Viaje na Leitura

19/06/2016

[Resenha] Por um Triz - Aventuras absurdas e engraçadas nas trilhas e montanhas do Brasil - André Ilha


Sinopse - A escalada, incluídas todas as suas modalidades, é de longe o esporte que rendeu o maior número de livros em todo o mundo. Contam-se aos milhares os relatos publicados de viagens, expedições e escaladas avulsas, e há até prêmios específicos para este florescente gênero literário. No Brasil, a produção é ainda bem modesta, e quase toda centrada em expedições ao Everest ou a algumas poucas outras grandes montanhas geladas no exterior. Por um triz, no entanto, reúne uma impressionante coletânea de histórias vividas por um dos mais experientes escaladores do país nas suas montanhas domésticas, com belezas e dificuldades próprias que em nada ficam devendo, em termos de emoção, às vividas pelos escaladores de maciços rochosos mais famosos, embora sejam certamente diferentes em muitos aspectos. Assim, os relatos das famosas ascensões invernais aqui se veem substituídos por escaladas sob um calor debilitante, e a travessia de paredes instáveis de gelo e neve dá lugar a passagens igualmente precárias em vegetação. E há ainda, no caso do Rio de Janeiro, o maior centro de escaladas urbanas do mundo, situações tensas típicas (e, às vezes, bizarras) decorrentes de encontros na mata ou no acesso a elas com bandos de traficantes ou outros tipos portando uma arma em suas mãos. É um livro, portanto, que deve agradar tanto a praticantes dedicados, que se identificarão com as situações nele descritas, quanto a leigos, que terão a chance de conhecer as peculiaridades de um esporte fascinante, que cresceu muito no Brasil nas últimas duas décadas.


"Por um triz" é uma obra descontraída e divertida que fala sobre escaladas. As escaladas são vistas como um esporte radical, onde o indivíduo tenta superar um grande obstáculo, desafiando a si mesmo e muitas vezes, a gravidade. 
André Ilha é um dos nomes mais importantes do esporte no país e de uma forma bem leve, criou o livro e apresenta aos leitores algumas de suas aventuras.
De forma bem didática e de fácil compreensão, a obra é dividida em quatro partes e contêm no início alguns conceitos básicos da escalada em rocha e no final, um glossário. Essas duas ferramentas permitem um maior entendimento, mas para aqueles leitores que não curtem muito glossários, não se preocupem: no decorrer do texto há inúmeras explicações dos termos empregados.
Narrado em primeira pessoa, acompanhamos inicialmente as peripécias do André com o seu amigo Paulo, quando os dois estavam escalando o Morro do Irmão Maior do Leblon, no RJ e Paulo sofre uma queda gigantesca e consegue escapar com vida.
Apesar de não ter uma ordem cronológica, a obra deixa claro que o amor por escaladas começou cedo e que aos 13 anos de idade teve os primeiros vislumbres do esporte.
"Mas, se mesmo essa trilha, hoje tão larga, não era mais do que uma estreita picada na mata na primeira metade da década de 1970, exigindo a atenção do caminhante para que não se perdesse (o que parece incrível atualmente), a da São Sebastião era um mero caminho de rato no meio do capinzal que se estendia, sem interrupções, da rua até a estação do bondinho. Para um bando de garotos de 12 ou 13 anos, desacompanhados, tratava-se de uma aventura e tanto." (p. 30)

Acompanhando André desde o início, observamos a dificuldade para realizar as escaladas: o material precário, a falta de infraestrutura e as rixas entre os Clubes de Excursionista. Conforme lemos sua narração sobre suas primeiras conquistas, fica claro o orgulho do André por cada etapa que passou. 
A narrativa é engraçada, simples e direta. Não há enrolação no texto, tudo é dito de forma simples para que o leitor concentre-se apenas na jornada e nas histórias de escaladas.
E acreditem, existem muitas! Vocês conseguem imaginar estar pendurado em uma corda e presenciar uma discussão entre marido e mulher? E você preso na rocha, sem poder fazer nada? Pois é, o André e os seus amigos passaram por essas e muitas outras.
Nem todas as histórias são divertidas e algumas acabam com um acidente, mas são histórias inspiradoras, que deixam claro o amor pelo esporte e a perseverança desses atletas.
A Editora Valentina realizou um trabalho editorial fenomenal. As folhas que dividem as partes são pretas e existe uma galeria de fotografias coloridas, que estão relacionadas a cada um dos capítulos. A capa combina perfeitamente com o conteúdo.
















ISBN-13: 9788558890021
ISBN-10: 8558890021
Ano: 2016
Páginas: 248
Idioma: português 
Editora: Valentina
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5


Um comentário

  1. Oi, Carol.
    Sua resenha está ótima, como sempre.
    Uma pena que o tema do livro não me cativou!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!