[Divulgação] Semana #Loney - Viaje na Leitura

22/07/2016

[Divulgação] Semana #Loney






Sinopse - Quando os restos mortais de uma criança são descobertos durante uma tempestade de inverno numa extensão da sombria costa da Inglaterra conhecida como Loney, Smith é obrigado a confrontar acontecimentos terríveis e misteriosos ocorridos quarenta anos antes, quando ainda era criança e visitou o lugar.À época, a mãe de Smith arrastou a família para aquela região numa peregrinação de Páscoa com o padre Bernard, cujo antecessor, Wilfred, morrera pouco tempo antes. Cabia ao jovem sacerdote liderar a comunidade até um antigo santuário, onde a obstinada sra. Smith crê que irá encontrar a cura para o filho mais velho, um garoto mudo e com problemas de aprendizagem. O grupo se instala na Moorings, uma casa fria e antiga, repleta de segredos. O clima é hostil, os moradores do lugar, ameaçadores, e uma aura de mistério cerca os desconhecidos ocupantes de Coldbarrow, uma faixa de terra pouco acessível, diariamente alagada na alta da maré. A vida dos irmãos acaba se entrelaçando à dos excêntricos vizinhos com intensidade e complexidade tão imperativas quanto a fé que os levou ao Loney, e o que acontece a partir daí se torna um fardo que Smith carrega pelo resto da vida, a verdade que ele vai sustentar a qualquer preço. Com personagens ricos e idiossincráticos, um cenário sombrio e a sensação de ameaça constante, Loney é uma leitura perturbadora e impossível de largar, que conquistou crítica e público. Uma história de suspense e horror gótico, ricamente inspirada na criação católica do autor, no folclore e na agressiva paisagem do noroeste inglês. 

"Loney" é uma obra instigante que surpreende o leitor por seu conteúdo profundo e cheio de reviravoltas. Narrado em primeira pessoa, a obra decorre a partir da perspectiva do irmão de Hanny (ou Andrew como sua mãe o chama). É interessante que durante toda a narrativa, não temos o primeiro nome do protagonista, mas o seu papel é fundamental não apenas na narração como também nos acontecimentos.
Smith (sobrenome) conta para o leitor a sua adolescência que se passou no final dos anos 70 e o estreito vínculo que seus pais tinham com a Igreja. 
Tudo se inicia quando o protagonista ouve uma notícia sobre Coldbarrow:
"Coldbarrow. Aí estava um nome que eu já não escutava havia um bocado de tempo. Trinta anos. Ninguém que eu conhecesse o mencionava mais, e eu tinha feito um tremendo esforço para esquecê-lo. No entanto, suponho que eu sempre soube que o que ocorrera lá não permaneceria oculto para sempre, por mais que eu quisesse." (p. 11)
Sua mãe Esther é uma mulher devotada ao extremo, ao mesmo tempo que é rígida e segue piedosamente aos conceitos de fé do padre Wilfred, um homem extremo e também impositor. Acontece que meses antes de falecer, o comportamento do padre Wilfred muda sem razão aparente e em seguida ele falece de forma peculiar.
Para assumir a paróquia, surge o padre Bernard McGill, um padre mais novo e "moderno", o que causa estranheza no grupo de párocos formados pelo Sr. e Sra Smith, a Sra Mary Belderboss e o senhor Reg Belderboss (irmão do falecido padre), a Srta Joan Bunce e David. Esse é o núcleo da igreja onde o protagonista foca sua história.
Por conta da Páscoa, o grupo vai para Glasfynidd, um retiro na ponta da Cordilheira de Beacons Moorings, onde há um santuário.
"A Moorings erguia-se sozinha num campo de ervas daninhas cor de ferro e matações de calcário, no suave aclive que começava à beira-mar a pouco mais de um quilômetro e meio e continuava até o pé das colinas mais íngremes atrás da casa, onde uma vastidão de freixos, teixos e carvalhos chamada Brownslack Wood marchava no topo do morro e descambava brejo abaixo já no vale seguinte." (p. 43)
Esse retiro fica em Loney, local que dá nome ao livro e que tem moradores peculiares, como Clement, o caseiro, que cuida de sua mãe cega e tem uma personalidade fechada e taciturna, mas que também diz coisas desconexas e alerta o grupo sobre perigos.
Conforme o grupo chega em Moorings, vamos observando que a dinâmica entre eles é rodeada de segredos, intrigas, ciúmes e inveja. Enquanto Esther tenta demonstrar o caminho correto para o padre Bernard, ela tenta ao mesmo tempo "curar" seu filho Andrew, um rapaz mudo e com um comportamento errático. Enquanto isso, seu outro filho, é coroinha da Igreja e protetor de Hanny, sempre tentando poupá-lo das confusões e ao mesmo tempo surpreendendo-se com a visão de Hanny do mundo.
Coisas estranhas começam a acontecer. Alguns indivíduos não gostam da presença do padre e de seus fiéis e situações assustadoras se desenrolam. Mas o protagonista é observador e começa a avaliar tudo e todos a sua volta, escutando confissões e começando a compreender as várias facetas das pessoas com quem convive.
"Loney" é um livro mais narrativo, com poucos diálogos e repleto de descrições sobre os locais e situações. Por conta disso, pode ser uma leitura mais arrastada e densa do que estamos normalmente acostumados. Não é uma leitura fácil e dinâmica, mas tem como ponto positivo um enredo forte e personagens complexos. Loney é um local obscuro, com paisagens sombrias e um clima hostil, com chuvas, marés altas e muitos outros perigos.
A obra debate a fé e a crença, os conflitos internos dos indivíduos e seus "pecados". Os segredos são a base da obra, que vai se desenvolvendo de forma lenta e gradual.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa complementa o aspecto sombrio do enredo.
"Porém, era impossível conhecer de verdade o Loney. O local mudava a cada afluxo e recuo das águas, e as marés de quadratura revelavam os esqueletos daqueles que julgavam ter lido e interpretado o lugar suficientemente bem a ponto de escapar de suas traiçoeiras correntes. Apareciam animais, às vezes pessoas, certa vez os restos mortais de ambos - um peão e sua ovelhas interceptados e afogados na antiga travessia de Cúmbria. E agora, desde a morte deles, havia um século ou mais, o Loney vinha empurrando suas ossadas de volta para a terra, como se estivesse provando a pertinência de um argumento". (p. 14)
ISBN-13: 9788580579376
ISBN-10: 8580579376
Ano: 2016
Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5 

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!