[Resenha] O Adulto - Gillian Flynn - Viaje na Leitura

03/08/2016

[Resenha] O Adulto - Gillian Flynn


Vencedor de um Edgar Award, O adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror. Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

A história é narrada em primeira pessoa por uma personagem chamada Nerd. Nerd é uma prostituta de seus trinta e pouco anos, com uma mente aguçada e com uma infância conturbada. Ela trabalha nas "As mãos espirituais" uma loja esotérica na frente e que atende clientes masculinos no fundo. Após vários anos dando uma mãozinha aos clientes masculinos, Nerd está sofrendo dores no punho e sua chefe, Viveca a coloca para trabalhar na parte da frente da loja, lendo as auras das clientes.
Nerd é perspicaz e ler as pessoas é algo que ela sabe fazer muito bem. Até o dia em que Susan Burke aparece na loja. Susan é uma senhora da alta sociedade, que inicialmente mostra-se cética mas ao mesmo tempo, desesperada. Segundo Susan, seu marido está sempre viajando e ela fica com seu filho Jack de 7 anos de idade e seu enteado Miles de 15 anos, no Solar Carterhook, uma antiga mansão fundada em 1893. Segundo a cliente, Miles anda agindo de modo estranho e acontecimentos bizarros estão acontecendo.
"- Eu espero que você vá embora e não volte mais. Para o seu próprio bem - disse ele, sorrindo para nós duas. - É um assunto de família. Não acha, mamãe?" (p. 34)
Nerd acredita que ter Susan como cliente irá abrir portas para outros clientes abastados e mergulha de cabeça nas histórias contadas. O problema é que ela mesma começa a presenciar certas situações que a deixam arrepiada.
"Ainda assim. Ainda assim, eu também sentia: a casa. Não necessariamente malévola, mas... atenta. Podia senti-la me estudando, isso faz sentido? O lugar me sufocava." (p.36) 
O livro é bem curtinho, pois se trata de um conto e sem dúvida prende a atenção do leitor. Infelizmente o final deixou um pouco a desejar, principalmente na interação entre dois personagens importantes. Porém não é um grande problema; a trama é bem desenvolvida e seus personagens são cativantes e imperfeitos ao mesmo tempo.
A Editora Intrínseca realizou um ótimo trabalho de revisão e diagramação nessa obra e a capa combina com a capa de outros livros publicados da autora.
"Quando as pessoas me fazem a pergunta que todas fazem, "O que você faz?", eu respondo: "Trabalho com atendimento ao cliente." O que é verdade. Para mim é um belo dia de trabalho quando você faz um monte de gente sorrir. Sei que soa sério demais, mas é verdade.Quer dizer, eu preferiria ser bibliotecária, mas me preocupo com a estabilidade do emprego. Livros podem ser temporários; paus são para sempre." (p. 13/14)

ISBN-13: 9788580579451
ISBN-10: 8580579457
Ano: 2016
Páginas: 64
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5 



Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!