[Resenha] Penélope - Silvio Gomes - Viaje na Leitura

06/08/2016

[Resenha] Penélope - Silvio Gomes



Sinopse
Heitor passou a vida convivendo com a ausência do pai, preocupado apenas em reencontrar a esposa que saiu de casa anos antes levando a filha menor do casal, Penélope. Já adulto, quando o pai adoece Heitor toma para si a tarefa de encontrar a parte perdida da família, e viaja na companhia de seu melhor amigo Faris em busca da mãe e da irmã. Uma viagem que retoma histórias mal contadas do passado estabelece elos inquebráveis e apresenta enfim a Heitor o que é o amor – apesar das surpresas inevitáveis.





Onde comprar?

Minha opinião:
E se você pudesse alterar o passado? E se ao alterar os acontecimentos, confusões, situações extraordinárias acontecessem e você tivesse que tomar decisões que poderiam ter como consequência a perda da pessoa amada?

Iniciamos a narrativa de um modo bastante peculiar, conhecemos uma história kalilista e que possui um efeito instigante, começamos a leitura ansiosos pelo que está a vir.

" — As cicatrizes fazem parte. Elas não vão embora. Ficarão pra você se lembrar de que a dor existiu e que, assim como precisou de compaixão, sem saber se era culpado ou não, outros precisarão."
A trama é baseada na procura por Penélope, Heitor e seu amigo Faris vão à procura da irmã depois que o pai adoece e não pôde mais procurá-la, anos atrás quando sua mãe sairá de casa somente com a irmã deixando-o com o pai, Heitor precisa agora a pedido do pai, descobrir o paradeiro de Penélope.
— Todas aquelas histórias, então... são verdadeiras? Não são lendas?
Neste romance, os leitores encontrarão muito mais do que descobertas de dois jovens em procura da irmã perdida, encontrarão histórias entrelaçadas, elos que há muito tempo foram rompidos e perguntas que nunca deveriam ser respondidas.
Acha justo que eu não lembre nada de minha irmã e, no entanto, tenha raiva, muita raiva dela por ela ter conseguido roubar a única coisa que poderia me fazer sentir parte de uma família normal? A Penélope nem sabe o que senhor existe e, no entanto, tem mais atenção do que eu!
Quando Heitor tem uma conversa e termina brigando com o pai, comparando sua vida com a família unida de Faris, seu pai conta o desejo de encontrar a irmã na mesma intensidade com que o ama. Aos 25 anos de idade, Heitor descobre que o pai está com um tumor e como o pai pede que ele encontre sua irmã, ele fica sem chão, conversando com Faris, decidem trancar a faculdade e partir na aventura a qual, poderá alterar toda a sua história
— O final da história, para o meu pai, é um segredo que a vida ensinará a todo homem: um homem sábio é aquele que não procura mudar o que aconteceu. Mas encarar suas perdas, dificuldades e lutas. Não ficar preso ao que deveria ser, mas viver o que é.
A leitura parecia ser clichê, Heitor e Faris se encantam por duas desconhecidas no avião, que a propósito possuirão um elo com o que procuram, os acontecimentos vão se encaixando e tudo parece se encaminhar para o final feliz. Mas não, este não é um livro com final feliz.

Penélope é um romance, um drama muito bem escrito que retrata com sabedoria sobre o poder da escolha, deixa em sua história uma linda mensagem: Em viver sabiamente o presente, porque o passado não deve ser alterado (mesmo que tribos e lendas indiquem "refazeres") e o futuro deve ser respeitado e delineado com ênfase em suas escolhas. Nada é por acaso. Tudo acontece como deve acontecer.

A leitura é envolvente e instigante, encontrei poucos erros de grafia. A capa é bela e retrata a personagem misteriosa e que permeia toda a obra, para quem gosta de romance intenso que possua uma história perspicaz e interessante, essa é a leitura recomendada. Prepare-se para se emocionar!

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: PENÉLOPE
AUTOR: SILVIO GOMES
ISBN: 978-85-8108-618-7
Nº Pag.:148




SOBRE O AUTOR – Silvio Gomes é pernambucano de origem e, desde a primeira infância, morador do Estado do Rio de Janeiro. Formado em Teologia, pesquisador acadêmico na área de Novo Testamento, professor de Teologia e autor de artigos publicados pela Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB), da qual também é membro associado. Seus textos procuram unir conquistas das ciências históricas às conquistas das ciências da religião. Tem um profundo apreço pelo estudo psicanalítico. Preocupa-se e se debruça em refletir sobre as questões humanas e sociais. Amante de tecnologia, especializado em Engenharia de Software, possui uma experiência de onze anos em informática, área na qual atua profissionalmente. Este é seu primeiro livro e marca sua entrada no mundo da ficção, obra na qual manteve viva sua preocupação em analisar os dilemas humanos.



 

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!