Quem era ela - JP Delaney [Resenha] - Viaje na Leitura

02/04/2017

Quem era ela - JP Delaney [Resenha]



Quem era ela?

Folgate Street nº1 é uma casa imponente, minimalista e ao mesmo tempo uma obra-prima. Narrando ora na versão atual com a voz de Jane a nova moradora e ora com a voz de Emma a antiga moradora, somos conduzidos por um enredo fascinante que se divide em "Antes: Emma" e "Agora: Jane".

Ao iniciar a leitura do ponto de vista de Emma, temos a impressão de adentrarmos um universo irreal, ela e seu namorado estavam cansados de procurar por um apartamento que se adequasse ao curto orçamento, quando estão prestes a desistir, surge a remota possibilidade de morarem por um preço baixo em uma casa espetacular, arquitetada pelo famoso arquiteto Edward Monkford. Mas, por que as possibilidades são tão ínfimas assim? Aparentemente, o arquiteto escolhe quem pode desfrutar da beleza intimidadora de sua imponente criação, tecnológica e que ao mesmo tempo oferece bem estar e segurança ao morador. Mas tem um preço. Uma infinidade de regras, bem rigorosas.

É uma surpresa quando Emma e Simon são aprovados para habitarem a Folgate Street nº1. Ela fica empolgada e está feliz por assumir uma vida nova a partir de então, uma das regras é abandonar todos seus pertencer ou reduzi-los drasticamente. Simon quer ela segura depois do assalto.

Mesclando a entrada de Emma na Folgate Street nº1, alternando capítulos, Jane é aceita para morar na casa, o que tem ela em comum com Emma? Muitas coisas, aparência, perdas recentes, fragilidades; e, quando começa a desvendar a misteriosa morte de Emma, Jane se vê envolvida em questões maiores, Edward e seu rigoroso controle, mentiras, manias assustadoras e peças que não se encaixam no quebra-cabeça. Até que a história começa a se repetir.


Nunca se desculpe por alguém que você ama, diz baixinho. Isso faz você parecer um idiota. (p. 47)


A maneira como o autor delineia esse thriller psicológico é ao mesmo tempo brilhante, fascinante e assustador. Ao lermos os capítulos alternados, somos convidados a desvendar o mistério, a levantar hipóteses e a cada nova cena, elas se tornam infinitas. Somado a uma narrativa envolvente e instigante temos um romance surpreendente.


Você pode tornar o ambiente em que vive tão refinado e vazio quanto quiser. Mas isso não importa se você ainda estiver bagunçado por dentro. E, na verdade, todos nós estamos buscando isso, não é mesmo? Alguém que cuide da bagunça que há dentro da nossa cabeça. (p.319)


Quem era ela?


Preparem-se para uma história que vai te prender do início ao fim. Apesar do final um pouco brusco, a história foi bem instigante e nada aconteceu como eu esperava.

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!