Dia Mundial da Poesia: Celebrando a Arte de Expressar Sentimentos e Emoções - Viaje na Leitura

21/03/2023

Dia Mundial da Poesia: Celebrando a Arte de Expressar Sentimentos e Emoções


Você sabia? O Dia Mundial da Poesia é comemorado anualmente no dia 21 de março. Esta data foi criada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999, com o objetivo de promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia em todo o mundo.

A poesia é uma forma de arte que utiliza a linguagem de maneira especial, criando imagens, sons, ritmos e sensações que tocam o leitor ou o ouvinte de forma única. Ela é capaz de expressar emoções, pensamentos e sentimentos de uma forma profunda e intensa, muitas vezes utilizando uma linguagem figurada e simbólica.

O Dia Mundial da Poesia é uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural da poesia e reconhecer sua contribuição para a educação, a criatividade e o desenvolvimento cultural de um país. É também uma ocasião para incentivar a leitura e a criação de poesia, bem como para promover a valorização dos poetas e escritores de todo o mundo.


Algumas poesias famosas:


  1. "Soneto de Fidelidade" de Vinicius de Moraes
  2. "O Corvo" de Edgar Allan Poe
  3. "Ode a uma Urna Grega" de John Keats
  4. "A Rosa do Povo" de Carlos Drummond de Andrade
  5. "If" de Rudyard Kipling

Curiosidades sobre a poesia

  1. A poesia é uma forma de arte que existe há milhares de anos. Alguns dos primeiros exemplos de poesia conhecidos foram escritos pelos antigos sumérios e egípcios.
  2. A poesia é uma das formas mais antigas de literatura e é encontrada em praticamente todas as culturas do mundo.
  3. Muitos poetas famosos tiveram outras profissões além da escrita, como o engenheiro civil Walt Whitman, o médico William Carlos Williams e o soldado Wilfred Owen.
  4. A poesia pode ser escrita em muitas formas diferentes, incluindo sonetos, haicais, ode, poesia livre, entre outras.
  5. A poesia é frequentemente utilizada em canções populares e é considerada uma forma de expressão artística importante em muitos gêneros musicais, como a MPB, o rock, o hip-hop, entre outros.
  6. Alguns dos poetas mais famosos do mundo incluem William Shakespeare, Pablo Neruda, Emily Dickinson, Robert Frost, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, entre outros.
  7. A poesia pode ser uma forma poderosa de arte terapêutica, ajudando a processar emoções, lidar com traumas e promover a cura emocional e mental.

Você tem um poema/poesia favorito? 




Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!