Resenha de livro: Salomão, o homem mais rico que já existiu - Steven K. Scott - Viaje na Leitura

29/07/2024

Resenha de livro: Salomão, o homem mais rico que já existiu - Steven K. Scott

 



O que faz de um rei adolescente o homem mais sábio e rico da história? No livro "Salomão: O Homem Mais Rico que Já Existiu", Steven K. Scott explora a sabedoria de Salomão, um jovem rei de Israel que optou pela sabedoria em vez de riquezas. O livro detalha como Salomão conseguiu acumular grande riqueza através de sua sabedoria.

Salomão, o homem mais rico que já existiu, livro do autor Steven K. Scott, é um compilado de análises de provérbios de Salomão para uma vida plena e bem-sucedida.


Diligência: todos possuímos características que fazem parte da condição humana e que produzem nossos impulsos naturais, inclinações e fraquezas. A diligência, no entanto, não é uma delas. Ao desenvolvermos o tipo de diligência a qual Salomão se refere, seremos capazes de alcançar resultados incríveis em qualquer área importante de nossas vidas.

Quando dominamos a arte da diligência, podemos usá-la em qualquer área importante de nossas vidas, em qualquer empreendimento ou objetivo, para alcançar resultados incríveis.

Na página 19 o autor diz "imagine o que é estar saciado a ponto de não desejar nada, esse é o tipo de satisfação prometido ao diligente."

Ao eliminarmos a preguiça, o egoísmo, presunção e arrogância, ignorância e irresponsabilidade (insensatez) estaremos dando um salto para alcançarmos a diligência.

Esperança: segundo o provérbio 13:12 de Salomão a esperança adiada deixa doente o coração mas o desejo realizado é como a árvore de vida. Hoje em dia costumamos utilizar a palavra esperança como sinônimo de desejo, mas para Salomão a esperança é algo muito mais tangível e poderoso, ela pode ser definida como uma crença bem fundamentada e segura de que uma visão será concretizada ou realizada dentro de um período específico de tempo.

Sabedoria: a maneira como você se comunica pode acabar com a raiva ou aumentá-la.


O que você diz pode ferir o próximo ou curá-lo. O que você diz pode injetar a esperança no espírito de uma pessoa. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida. O que você diz pode encantar as outras pessoas.


Sendo assim, o autor reúne os segredos de Salomão para uma melhor comunicação, especificando passos que devemos seguir para aproveitar os provérbios ao máximo.


Com este capítulo aprendemos a falar de uma maneira que faça com que os outros queiram nos ouvir, aprenderemos a nos tornarmos persuasivos, a ouvir antes de falar a falar devagar e estar atento às nossas palavras, nunca diminuí o próximo mas levantar a sua moral. Sempre dizer a verdade.


A maneira como nos comunicamos é parte integrante do que somos, porém muitas vezes não prestamos atenção suficiente no que dizemos e na forma como dizemos.

É impossível sentir gratidão em infelicidade ao mesmo tempo. A tristeza só vem quando você escolhe se concentrar no que lhe falta e não nas dádivas que recebeu. Faça da infelicidade um alarme para redirecionar sua mente e sua energia. Se quiser sentir-se mais feliz, siga o exemplo de Salomão: faça uma lista de todas as coisas pelas quais você deveria ser grato. Todas as vezes que pensamentos tristes invadirem a sua mente, redireciona para essas maravilhosas dádivas. Pág 79




É impossível ser feliz e invejoso ao mesmo tempo. Se eu não encontrasse uma forma de lidar com minha inveja, jamais seria feliz de fato. Porque a inveja nos faz deixar de ver o que temos e direciona a nossa atenção para o que não temos. É reflexo de uma atitude arrogante gananciosa. Quando você é invejoso, a tristeza e a depressão reino soberanas. Pág. 80



Entenda que as adversidades são uma parte valiosa da vida. Ninguém gosta das adversidades quando está passando por elas. Porém, senão a vivermos plenamente, os "músculos" do nosso caráter jamais alcançarão todo o seu potencial de força e poder. Pág 103



Salomão adverte que às vezes escolhemos caminhos que parecem corretos, mas que acabam se mostrando equivocados. E quando isso acontece? Quando deixamos de aplicar a diligência em nossas tomadas de decisão. Pág 140



Escolha seus amigos e parceiros com sabedoria. Observe quais são as prioridades da pessoa e como a vida dela é organizada. Como ela trata seus pais, seu marido ou sua esposa, seus irmãos ou filhos? O que mais valoriza na vida? Evite a companhia de pessoas tolas. Pág 141



Adquirir verdadeira sabedoria oferece uma base sólida para que você possa construir uma vida de decisões sábias. Salomão fornece passos específicos para tornarmos pessoas sábias. A sabedoria é extremamente ativa. Ela pode gerar uma vida de sucesso e felicidade extraordinários. Pág 165




A sabedoria consiste em usar o conhecimento de que dispomos para aplicá-lo da melhor forma possível na vida. Ela nos permite selecionar as verdades de maior valor e aplicá-las corretamente a todas as situações e circunstâncias. Pág 166


 Colocando os preceitos em ação 




Leia um capítulo do livro dos Provérbios por dia. Se possível utilize uma tradução moderna. Salomão acreditava que a sabedoria contida no livro dos Provérbios não era fruto de sua mente, mais uma inspiração divina, a sabedoria presente neles é verdadeiramente incomparável. Siga os conselhos de Salomão e estude suas palavras.




Ouça. Seja sempre um aprendiz independentemente da situação, procure mais fazer perguntas do que dar respostas.




Receba: para que a compreensão se transforme em sabedoria, precisamos recebê-la e deixá-la mudar a pessoa que somos ponto quando a recebermos e aceitarmos em nossos corações, ela se manifestará em nossas atitudes e comportamentos.




Coloque os preceitos da sabedoria à frente de seus pensamentos e de sua visão, que tal desafiar-se a ler um capítulo de provérbios por dia durante um ano?

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!