O Beijo da Bruxa - Luiz Victor Lomba - Viaje na Leitura

11/12/2010

O Beijo da Bruxa - Luiz Victor Lomba



Livro: O Beijo da Bruxa
Autor: Luiz Victor Lomba
Editora: Baraúna

Categoria: Literatura Nacional/Ficção
ISBN: 9788579230646
Páginas: 248
Lançado: Agosto/2009




"(...) Uma obra que nos mostra a podridão das drogas, a violência e a corrupção que ela causa, que ninguém escapa de seus males e que todos nós somos atingidos, de alguma forma, mesmo que indiretamente."

                 A primeira impressão é a que fica? Talvez. Quando vi o livro "O Beijo da bruxa" pela primeira vez, talvez seja pelo título, presumi se tratar de uma ficção qualquer, ou seja, uma história de bruxas, sobrenatural e outros. Mas quando li a sinopse vi que era mais e ia além de qualquer história, pois o livro que eu tinha em mãos exploraria um universo delicado, perigoso e muitas das vezes com retorno quase impossível.

O livro nos conta através de uma história baseada em fatos reais o universo cotidiano, e arrasador das drogas, onde o protagonista um homem chamado Dan, era mergulhador profissional e que trabalhava em um núcleo criminalista, não que ele quisesse, mas naquela época (mais ou menos na década de 60) a profissão de mergulhador era rara, e requisitada para essas investigações sob o mar.
      Uma das missões era adentrar o morro da favela Santa Marta, tentar fazer parte dos moradores dela e tirar informações precisas para o núcleo em que agora trabalha.  Nesta favela ocorriam transgressões corriqueiras e o tráfico predominante era o da maconha.

       Aos poucos Dan, vai ganhando a confiança dos moradores, e até se aproxima do seu alvo, o traficante principal do morro, que até oferece drogas à ele, que recusa veemente, explicando que é mergulhador profissional e que fumar prejudicaria seu sustento, ou seja, prejudicaria seu pulmão, e ele precisa estar sempre em forma para o mergulho.
As preocupações apenas aumentavam, pois agora os traficantes estavam introduzindo a cocaína aos usuários do morro, e o mal da droga que não faz distinção social:

"Já não eram mais apenas os ricos ou apenas os favelados, eram todas as classes sociais."

        Ressalto porém que o livro de forma alguma faz apologia às drogas, ao contrário, na mesma forma que nos entrete com curiosidades, lições verdadeiras e uma história incrível, ele ainda reflete valores, ensinamentos, e nos mostra vidas ceifadas pelas drogas, violência sem justificativa que esse mal conduz, e famílias destruidas pelo vício do engano, do prazer temporário da ilusão. O livro é digno de reconhecimento, muito bem escrito, fatos descrevidos com precisão e com muita cautela. Recomendadíssimo!

12 comentários

  1. Nossa... parece ser um livro bem forte. Mas ao mesmo tempo parece ser muito bom, uma lição!
    Parabéns pela resenha =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O livro parece legal, eu naum conhecia...


    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa livro perfeito. Vai pro 1º lugar da minha lista de futuras aquisições. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do titulo desse livro!
    Realmente pelo nome eu também pensei que fosse algo sobrenatural.
    Gostei!


    =**

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é um bela lição para todos.
    Parabéns pela resenha. Eu só não gostei muito da capa do livro, mas entendi o objetivo dela lendo a resenha.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Quando comecei a ler a resenha pensei que novamente seria um livro que faria apologia às drogas, que bom que não! Falta-nos livros mais reais!!! Interessante e a resenha está encantadadora *.* Beijoa

    ResponderExcluir
  7. Parece ser suuper interessante
    adorei a resenha
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Deve ser interessante mas ao mesmo tempo forte! O título é bem curioso, achei que a história se tratasse de outro assunto!

    Boa resenha! ^^

    BJO

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar do livro pelo nome, mas jurava que era sobrenatural.Quebrei a cara...
    Porém não tenho interesse em lê-lo agora.
    Quero coisas mais leves.

    Bye

    ResponderExcluir
  10. Quando eu li o titulo também achei que se tratava de uma história de bruxas e já tinha até virado a cara, rsrs. Achei bem interessante e importante esse livro, acho que todos deveriam ler, pois estamos vivendo num mundo onde estamos perdendo parentes e entes queridos para as drogas e isso é muito ruim, temos que mudar isso.

    ResponderExcluir
  11. Me parece ser um ótimo livro, vou anotar o nome. Bjs, Rose:D

    ResponderExcluir
  12. Nossa, um assunto forte e delicado, hein? Confesso que também achei que era ficção e vim pelo título...rsrs
    É um tema muito atual e que poucos gostam de falar, mas creio q vale a leitura!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!