A mocinha do Mercado Central - Stella Maris Rezende - Viaje na Leitura

28/06/2011

A mocinha do Mercado Central - Stella Maris Rezende

Livro: A mocinha do Mercado Central
Autores: Stella Maris Rezende
Editora: Globo
Categoria:  Literatura Nacional | Infanto-Juvenil
ISBN: 9788525049698
Páginas:  112
Lançado: 2011

Pesquise Preços

Recebi o livro "A mocinha do Mercado Central" da Editora Globo Livros para conhecer e resenhar para vocês, primeiramente começo elogiando a capa, a diagramação e o trabalho da editora que é de primeira e de excelente qualidade.
As páginas são ilustradas maravilhosamente e descrevem perfeitamente a protagonista que chamava-se Maria Campos.




Sinopse:

Maria Campos. Este era o nome completo da mocinha do interior de Minas Gerais. Pouco, pensava ela. Principalmente se comparado ao da amiga Valentina Vitória Mendes Teixeira Couto. Faltava-lhe o sobrenome do pai, já que fora concebida em uma circunstância trágica. Mas o que pode representar de fato um nome? Valentina, a quem Maria no princípio achara meio enxerida, e que acabou por se tornar uma grande amiga, sabia de cor o significado de todos eles. Da situação adversa, Maria tirou a ideia que a colocaria em uma sequência de aventuras: adotaria em cada lugar por onde passasse uma personalidade que correspondesse ao sentido do nome escolhido.

           Maria Campos percebeu que sua vida estava sem significado, mas ela só notou este fato quando Valentina (que no começo ela não gostava), mas consequentemente veio a se tornar uma grande amiga, lhe disse: como assim ela só se chamava Maria Campos? Não era um nome pequeno demais?
          Maria nunca achou que um nome trouxesse significados, ou pudesse significar grande coisa, mas Valentina assegurou-lhe que um nome era para a vida inteira de vitórias ou fracassos, e seu nome era sinal de uma vida bem aventurada! Mas Maria não tinha certeza quanto a sua. Assim essa mocinha de dezoito anos, apronta as malas e segue para conhecer o país, lugares que jamais visitara, e assim adotaria um nome em cada lugar que passasse e tomaria conhecimento de uma vida regada a ser o que determinado nome representasse.

"Não sei quantas almas tenho"

         Começa sua aventura escolhendo se chamar Zoraida, e a terminará se chamando: Selma Gilda Nídia Miriam Simone Teresa Zoraida Maria Campos! Um nome e tanto! Mas ela viveu cada nome com glamour, e singela personalidade que cada um pôde lhe proporcionar, e ainda teve a oportunidade de conhecer o Selton Mello! Quando volta para casa tem más notícias. Mas quem é que poderia imaginar que um nome não poderia mudar uma vida?
         Narrado com graça e leveza, A Mocinha do Mercado Central é um livro que lhe ensina muito e lhe leva a lugares do Brasil deixando uma grande lição para nós. Quem pode mudar sua vida senão você mesmo?  Selton Mello faz participação especial  fazendo a apresentação do livro, ilustrações cativantes de Laurent Cardon e narrativa complexa, e lírica da autora, tornam o livro, uma leitura obrigatória e altamente recomendada!


20 comentários

  1. Parece ser um livro bem interessante.
    Garota Eclética.

    ResponderExcluir
  2. Não é muito meu estilo de livro mas parece ser bom

    teh mais

    ResponderExcluir
  3. Eu também tinha um nome pequeno até casar. Sempre perguntei porque meus pais não me deram o sobrenome de solteira da minha mãe que eu acho elegantérrimo! Já pensei até em usar como pseudônimo. Aliás, dá para brincar bastante com o meu nome: Deborah Santiago é igual a Melissa St. James. Melissa St. James não é um pseudônimo perfeito para escritora de romances água com açúcar?

    ResponderExcluir
  4. Melissa St. James é perfeito! kkkkkkkkk

    Quando escrever o livro me avise hein? rsrsrs

    Obrigada pelo comentário pessoal!

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei a resenha, achei muiito curioso o fato de a protagonistas adotar nomes novos, e junto com eles personalidades também ;D
    Tenho certeza que ela vai viver muitas aventuras e trapaçlhadas. Achei legal o livro ser narrado por Selton Mello, sei lá meio que da para imaginar ele falando assim hausausasahus
    Adorei a resenha Thais!
    Beijoos! :*

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Thais, o problema é que romance não é o meu estilo. Já tentei e deu o maior bloqueio. Não consigo desenvolver. O meu estilo é o da Mente mesmo. Fiquei toda feliz quando li a Lya Luft pela primeira vez (Perdas e Ganhos) e descobri que podia escrever daquele jeito! (mal comparando, né?)
    De nada pelo comentário pessoal. É isso ou nada. rs

    ResponderExcluir
  7. Acho ótimo! Gosto de ler todos os tipos de livros e vi que esse leva para um campo bem diferente... Pra pensar nos nomes! rs
    Adorei a resenha!
    Beijos
    TalitaR
    GlossdMenta Books

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! O livro é pequenino, mas com certeza pelo pouco que soube dele traz grandes liçoes, e quero mesmo saber o porque dela ter mudando tanto de nome assim! Só lendo né! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Adoro este tipo de livro, não o conhecia, mas agora vou ficar de olho nele. Se ele aparecer na minha frente, é meu!kkk
    Adorei a resenha.Bju

    ResponderExcluir
  10. Nossa adotar um nome em cada lugar que passa! Rs! Esse livro deve ser bastante divertido! :D
    Bjs
    Elidiane'

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  11. Vários nomes, personalidades, nossa...apesar de infanto juvenil o livro parecebe bem interessante, dinâmico e divertido, fiquei com vontade de ler..... Acho que vou dar de presente pra minha afilhada e aproveito e leio também rsss
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Parace ser um livro interessante e divertido.

    Mariana.

    ResponderExcluir
  13. Livros que passam alguma lição para nós é muito bom..e que corajosa essa personagem ein, sair assim do nada, mas é verdade, quem se não nós mesmos para correr atrás do que queremos!Acho que existe várias Marias por ai viu..

    Ele é bem fininho, a leitura deve ser bem rápida.

    Até mais Thais!

    ResponderExcluir
  14. Não é meu gênero, mas parece legal uma história a principio ingenua e infantil mas com um significado grandioso.

    ResponderExcluir
  15. A capa é uma graçinha, adorei a estória, a Maria parece ser uma personagem encantadora. Adoro livros que se passam no Brasil, é bom para conhecer lugares do meu lindo país que eu não conheço. Eu admiro muito o trabalho do Selton Mello, o livro deve ser bom mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ahh parece ser em legal.

    Adorei isso dos nomes, fiquei bem curiosa pra ler...

    @nann_da

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser bom,heim!!

    Tb adorei isso dos nomes..Doida p ler :)

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Thaís querida, muito obrigada por essa resenha maravilhosa!!! Fiquei muito feliz.
    Beijo grande,
    Stella Maris Rezende

    ResponderExcluir
  19. Adorei muito a sua resenha e fico feliz pelos os comentários de todos abaixo.
    Faço parte do fã-clube da escritora Stella Maris Rezende.Confesso que esse é um dos melhores livros que eu já li.É maravilhoso poder sentir tudo que Maria Campos, Selma, Gilda, Zoraida, Simone, Teresa… enfim. Todas essas maravilhosas personagens.
    Deixo aqui todos os contatos da escritora:
    http://www.facebook.com/profile.php?id=1208878205 – facebook
    http://twitter.com/#!/stellamr – twitter e site da escritora : stellamarisrezende.com.br. Beijos à todos.
    Ah! Leiam o livro, valha a pena conferir.

    ResponderExcluir
  20. Já li, livro péssimo, não recomendo

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!