A culpa é das Estrelas - John Green - Viaje na Leitura

14/08/2012

A culpa é das Estrelas - John Green

Livro: A culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Hotsite: http://www.aculpaedasestrelas.com.br/
Editora: Novo Conceito
Categoria:  Literatura Internacional | Romance
ISBN:   9788580572261
Páginas:  286
Lançado: 2012
Classificação:  ♥ ♥ ♥ ♥

Pesquise e compre o seu pelo menor preço!


Sinopse:
Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

"A culpa é das Estrelas" é arrebatador e impactante. Sabe, aqueles livros que vão te marcar para o resto da vida? Esse livro do John Green é assim. Fiquei pensando em suas palavras no início do livro dizendo o quanto o mesmo era ficção e qualquer semelhança com a realidade estaria fora do livro. É incrível como as palavras podem ferir e curar, e como a visão do "tempo" tão abstrata! John Green escreve com desenvoltura e conhecimento das palavras, ele quase que filosofa através de seus personagens e isso é incrível!

Todos que leem a sinopse, já sabem que vão chorar durante a leitura, mas devem saber também que muito além das lágrimas estão reflexões belíssimas, estão fatos reais que podem acontecer na vida de qualquer um, mas muito mais que tudo, está a consciência do finito. É extraordinária a forma como o autor lida com os sentimentos de seus protagonistas, como consegue realçar os sentimentos dos envolvidos na trama e como lida com a situação da dor e do inevitável.

Hazel é brilhante, uma sobrevivente que luta diariamente para poder respirar, o ar que à todos é dado plenamente. Com seus cilindros e tubos de oxigênio, ela lida com suas perdas e ganhos e é um exemplo aos leitores.

Augustus começa na trama misteriosamente, também sobrevivente de um osteossarcoma ele lida de uma maneira muito peculiar com suas dores, totalmente SEC (sem evidência de câncer), ele vai trazer para a vida de Hazel uma infinidade de momentos bons e outros nem tanto assim...

Hazel é leitora voraz e já leu e releu o mesmo livro milhões de vezes "Uma aflição Imperial", livro que ela ama muito e considera único para sua maneira de estar e ser, o único e talvez maior problema do livro seja que ele não possui uma continuação, ele simplesmente termina sem ter uma "conclusão" e isso faz com que ela escreva milhares de cartas ao autor, solicitando uma continuação, ela não quer morrer sem saber o que aconteceu com os personagens do livro de seu autor favorito, e seu maior desejo é encontrá-lo e pedir que lhe escreva a continuação.

“Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.”

Gus vai além de Hazel para provar que é possível o amor além da dor, e essa é uma história fantástica, porém triste, que mostra muito mais que uma linda história de amor é uma lembrança inesquecível, um livro forte e emocionante!

O livro só não se tornou meu favorito e teve apenas quatro estrelas, pois não tem o final merecido para os personagens e nem para mim (adoro finais felizes!) enfim, a vida é realista demais, tragédias tem todo dia e muitos de nós buscamos finais felizes em nossos romances! Não recomendo a leitura para menores de 14 anos, apenas pelo lado emocional, pois as palavras são absurdamente belas, embora impróprias para mentes infatis. Adultos devem ler com devoção, boa leitura!



15 comentários

  1. Pois é. Coloquei a minha resenha ontem desse livro no ar. E o livro acaba exatamente como no livro predileto de Hazel... sem finais felizes e com dúvidas enormes. Mas nossa vida é assim né? E quem somos nós para falar nada?
    Adorei a resenha!!!!


    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Thais, tudo bem?
    Nossa, esse livro está como um dos meus desejados desde que foi lançado. Sim, a história e triste e provavelmente não tem um final feliz, mas acredito que vale muito a pena ler esse livro.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não vi ninguém ainda que falasse mal deste livro. Louca par ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oie meninas,
    Adorei a resenha, mas por ela já sei que é um livro que eu não vou gostar mto, prefiro livros que me façam sorrir do que cair em lágrimas rsrsrs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tô morrendo de vontade de ler esse livro, parece ser belíssimo, mas devo confessar que também prefiro finais felizes ;)
    beijos, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  6. eu quero ler, mas eu concordo com você Thais, gosto de finais felizes, espero não ficar frustrada

    ResponderExcluir
  7. Esse livro está super badalado, mas ainda não tomei coragem de ler! Estou evitando histórias quando já sei que vou me acabar em lágrimas! hehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Olá, excelente resenha. Livro na lista de desejos.

    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Bom dia, Ewerton Ricardo

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito do John Green, mas nada relacionado a algum livro que ele tinha feito. Confesso que quando vi a capa de A culpa é das estrelas, pensei que era mais um livro infantil, nem cheguei a ler a sinopse. Mas dai começaram a falar deste livro nas redes sociais e nos blog literarios. O livro apresenta uma historia de superação incrivel a personagem parece que ja se conformou que tem a doença, e sabe que um dia ira falecer. Bem ainda nao li o livro mas ele me parece ser muito emocionante,esse é o tipo de livro que faz voce repensar o que voce esta fazendo da sua vida. O autor realmente me parece saber prender o leitor na leitura e fazer com que ele sinta as mesmas emoçoes dos personagens, isso é uma coisa que eu amo em autores literarios.alem do fato dos personagens terem personalidades foretes. Não vejo a hora de poder ler esse livro e saber realmente o que voces estão falando.

    ResponderExcluir
  10. Ri, chorei, me encantei!! O livro é brilhante!! Muitas dúvidas, angústia, tristeza, realismo ao extremo. Apesar de tudo os personagens são tão espontâneos, engraçados.. e saber que isso acontece todos os dias em todo o mundo.. Com certeza não é um livro para mentes infantis e sendo assim, eu nem diria que pessoas com menos de 14 anos não possam ler até pq nível de maturidade não se define com idade..
    ótima sua resenha!

    ResponderExcluir
  11. Amo esse livro. O John Green consegue passar toda a aflição dos personagens, ao mesmo tempo em que mostra quanto eles são fortes, como a vida pode ainda ter tantas surpresas, mesmo que infelizmente esteja doente. Livro lindo. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Um outro livro que nos deixa "impactados" no final da leitura e que com certeza você vai gostar muito, visto que gostou de ACEDE, é Extraordinário da editora Intrínsica. Os dois livros tem mensagens lindas e tem botam nosso cérebro pra pensar (e os olhos pra chorar).

    Um abraço,
    oepitafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Thaís! Eu também achei que John Green poderia ter sido menos realista nesse livro, pra que aquele final que nos faz desabar em lágrimas? Mais enfim é um livro legal. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Se vc gostaram desse livro, leiam também Como Viver Eternamente da autora Sally Nichols!! Consegue ser tão bom quanto A Culpa é das Estrelas!!!

    ResponderExcluir
  15. Ja li o livro , mais essa resenha ficou Belíssima .

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!