[Resenha] O que não existe mais - Krishna Monteiro - Viaje na Leitura

21/03/2015

[Resenha] O que não existe mais - Krishna Monteiro


Sinopse - O que não existe mais é um relato sobre memória e desajuste, solidão e renascimento. Neste livro de contos, Krishna Monteiro explora esses temas sob vários ângulos. O de um filho perseguido nos corredores de sua casa pela lembrança viva o pai; o de um pacto celebrado pelo escritor João Guimarães Rosa numa encruzilhada; o de um galo de briga que, ao combater na arena, recorda toda a sua existência; o de um gato, narrando os últimos momentos de sua dona, sem compreendê-los; o de um velho soldado que tenta sem sucesso exorcizar a guerra; o de uma mulher que diante da degradação e do envelhecimento vê no ato de contar histórias a fonte mesma de criação e manutenção da vida.







Minha opinião - " O que não existe mais" é um livro com uma temática delicada, que através dos sete contos presentes, fala sobre diversos temas envolvendo a saudade, a perda, as lembranças e a solidão.
Os contos são narrados em primeira e em terceira pessoa. "O que não existe mais", conto que dá o nome ao livro, fala sobre a perda do pai; "As encruzilhadas do Doutor Rosa" também é narrado em primeira pessoa e é um texto mais reflexivo, que permite ao leitor interpretar de diversas formas seu conteúdo; "Quando dormires, cantarei" tem uma perspectiva inusitada e abrange o tema memórias; "Um âmbito cerrado como um sonho" também apresenta uma perspectiva inusitada. A autora abordou nesses dois contos citados anteriormente a visão de um animal para a história (um galo e um cão). Em "Monte Castelo", o narrador fala de sua infância e do importante papel desempenhado por seu avô; em "O Sudário" discute um tema muito delicado: o suicídio e em "Alma em corpo atravessada", último conto do livro, temos uma senhora que é contadora de histórias, mas que a idade torna-se um fator determinante na história.
A escrita de Krishna Monteiro é deliciosa. Ela consegue um equilíbrio entre a reflexão e os sentimentos em seus contos e a escolha da ordem dos contos não é aleatória.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um excelente trabalho. A capa é simples, mas ao mesmo tempo combina perfeitamente com o conteúdo do livro. 


Edição: 1
Editora: Tordesilhas
ISBN: 9788584190270
Ano: 2015
Páginas: 112
Avaliação: 5/5
Skoob: clique aqui

4 comentários

  1. Esse livro parece ser muito bom, aborda temas bastante difíceis e delicados, a autora tem de ser bastante cuidadoso. Gosto muito de contos, adoraria ler esse livro, achei bem interessante a autora colocar os contos em pontos de vista bastante diferentes.
    Espero ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tarsila, tudo bem com você?
      O livro é ótimo sim e vale muito a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  2. Olha a capa desse livro, que bela! :o

    Simples e especial. Adorei a resenha, e apesar de eu não curtir livros de contos de autores que não conheço, esse me conquistou :3 Tá na listinha! ><

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatan, tudo bem?
      É um livro que vale muito a pena conferir ;)
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!