12 de Março: O Dia do Bibliotecário no Brasil e o papel do profissional na modernidade - Viaje na Leitura

11/03/2023

12 de Março: O Dia do Bibliotecário no Brasil e o papel do profissional na modernidade

O Dia do Bibliotecário é comemorado anualmente no Brasil em 12 de março, em homenagem a Manuel Bastos Tigre, importante bibliotecário brasileiro nascido nessa data em 1882. Os bibliotecários têm como função principal organizar, preservar e disseminar o conhecimento em bibliotecas, arquivos, museus e outras instituições culturais. Na era digital, o papel desses profissionais é ainda mais importante, uma vez que eles são treinados para avaliar a qualidade da informação e ajudar os usuários a encontrar o que precisam em meio a uma vasta quantidade de dados disponíveis online.


Os bibliotecários podem trabalhar em uma ampla variedade de áreas e instituições, garantindo que as informações e recursos estejam disponíveis para quem precisa. Uma curiosidade interessante é que Melvil Dewey, o "pai da biblioteconomia moderna", inventou o Sistema de Classificação Decimal de Dewey, amplamente utilizado em bibliotecas em todo o mundo.


Na modernidade, o papel do bibliotecário está em constante evolução, acompanhando as mudanças sociais e as tecnologias digitais que transformam o acesso e o uso da informação. Hoje em dia, os bibliotecários desempenham um papel vital na garantia do acesso à informação e ao conhecimento em todas as áreas da sociedade, ajudando os usuários a encontrar e utilizar informações de forma eficiente e eficaz, gerenciando e fornecendo acesso a recursos digitais, e promovendo a literacia digital. Em resumo, o bibliotecário moderno é um profissional altamente capacitado e multifacetado, que garante que as pessoas possam acessar, avaliar e utilizar informações de forma crítica e responsável, independentemente do formato em que são apresentadas. 

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!