Curiosidade: O primeiro livro impresso no mundo - Viaje na Leitura

04/04/2023

Curiosidade: O primeiro livro impresso no mundo




A cópia do Sutra do Diamante datada de 868 d.C. está preservada na Biblioteca Britânica. Embora seja um pergaminho, este é considerado o livro mais antigo impresso em xilogravura que se tem conhecimento. O exemplar foi descoberto em 1907 pelo arqueólogo Marc Aurel Stein, em uma caverna fechada localizada em Dunhuang, no nordeste da China. Essa caverna é popularmente conhecida como a "Caverna dos mil Budas".

Embora muitas pessoas acreditem que a Bíblia de Gutenberg, impressa em Mainz (Alemanha) por volta de 1455, seja o livro impresso mais antigo do mundo, na verdade, essa afirmação é incorreta. O livro impresso mais antigo que se tem conhecimento é o Sutra do Diamante, que foi impresso em 868 d.C., 587 anos antes da Bíblia de Gutenberg.

“Todos os fenómenos condicionados são como sonhos, ilusões, bolhas e sombras, como orvalho e relâmpago; Devemos contemplá-los desta forma.”

– Sutra do Diamante



Fonte: Olhar Budista 

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!