Curiosidades Literárias - Livros Banidos - Viaje na Leitura

12/11/2023

Curiosidades Literárias - Livros Banidos

 


Ao longo da história, diversas obras enfrentaram censura, incluindo livros proibidos pela igreja, alguns dos quais foram até queimados. A primeira lista de livros censurados foi criada por Papa Paulo IV, com a intenção de proteger os fiéis de ideias consideradas controversas.

Para evitar censura, muitos autores publicavam em países vizinhos, reduzindo a interferência dos censores. As razões para proibições eram variadas, abrangendo questões religiosas, políticas e ligadas à sexualidade. Hoje, vamos explorar alguns dos livros mais notórios banidos ao redor do mundo. Dá uma conferida!



1. 1984 

                                                              Capa da primeira edição publicada em 1949.


George Orwell lançou este livro em 1949, apresentando uma visão sombria do futuro da sociedade. Em 1984, a American Library Association baniu a obra, citando o perigo de governo totalitário e censura. Alguns consideram o livro imoral e pró-comunista, sendo a proibição também motivada pela abordagem de temas relacionados à sexualidade.

Direitos autorais

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro não entrará em domínio público nos Estados Unidos até 2044. Na União Europeia isso já ocorreu em 2020; no Brasil, passou a domínio público em primeiro de janeiro de 2021; em países como Canadá, Rússia e Austrália também já é uma obra livre.


2. O Apanhador no Campo de Centeio" de J.D. Salinger


O Apanhador no Campo de Centeio' de J.D. Salinger foi banido em diversas escolas nos EUA devido a temas controversos. A ironia é que, apesar de muitos considerarem a obra uma obra-prima sobre a adolescência, houve receio de que os jovens passassem a idolatrar o personagem principal, levando à proibição do livro.

Curiosidade

O romance foi incluído na lista da Time de 2005 dos 100 melhores romances em língua inglesa escritos desde 1923 e foi nomeado pela Modern Library e seus leitores como um dos 100 melhores romances em língua inglesa do século XX. Em 2003, foi listado em 15º lugar na pesquisa da BBC The Big Read.


3.  "As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain




"As Aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain enfrentou proibições e desafios em várias escolas e bibliotecas ao longo dos anos. O livro, publicado pela primeira vez em 1884, aborda questões sensíveis relacionadas à raça e escravidão nos Estados Unidos.

A obra frequentemente recebeu críticas devido ao uso frequente da palavra racialmente pejorativa, refletindo a linguagem comum da época. Apesar de ser uma crítica ao racismo, a presença dessa linguagem controversa levou a discussões sobre a apropriação e apropriado uso da obra em contextos educacionais.

Controvérsia

Apesar das controvérsias, "As Aventuras de Huckleberry Finn" também é amplamente considerado uma obra-prima da literatura americana e tem sido defendido por muitos educadores e críticos literários. 

4. Laranja Mecânica (Anthony Burgess)



Apesar de ter ganhado considerável popularidade nas últimas décadas, este livro aclamado foi rigidamente proibido durante os anos 1980. A justificativa para tal proibição era a alegação de que a linguagem utilizada na obra era considerada 'censurável'. Ambientado em um mundo ultraviolento, o livro narra a história sob a perspectiva do protagonista Alex, levando à sua remoção de várias bibliotecas e escolas ao redor do mundo.

Curiosidade

Uma curiosidade interessante sobre "Laranja Mecânica" é que o título da obra, tanto o livro quanto o filme dirigido por Stanley Kubrick, foi inspirado em uma expressão cockney (um dialeto londrino) que significa algo como "máquina humana." O autor Anthony Burgess, que era fluente em várias línguas, incluindo russo, também escolheu o título como um jogo de palavras com a palavra russa "orang" (оранж), que significa homem. Essa escolha reflete a mistura única de influências linguísticas e culturais presentes na narrativa distópica da obra.


Você sabia que...

Livros como "Cândido", "Frankenstein", "Alice no País das Maravilhas", "120 Dias de Sodoma", "Lolita", "O Código Da Vinci", "A Casa dos Espíritos", "Psicopata Americano", "Admirável Mundo Novo" também foram censurados ou criticados em diferentes momentos ou comunidades. Isso destaca como palavras têm poder e como alguns livros são, por vezes, considerados perigosos para a sociedade.

Já leu algum destes títulos? Deixamos algum título de fora? Conte nos comentários!


Atualizações:

Recentemente, SC/Brasil

Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!