Abraham Lincoln - Seth Grahame-Smith - Viaje na Leitura

23/02/2011

Abraham Lincoln - Seth Grahame-Smith

“Vampiros existem. E Abraham Lincoln foi um dos maiores caçadores de vampiros de seu tempo. Seu diário – que ele começou aos 12 anos e continuou até o dia de seu assassinato – é um documento ao mesmo tempo chocante, comovente e revolucionário. Um documento que lança luzes sobre diversos acontecimentos seminais da história norte-americana e agrega imensa complexidade à figura de um homem já considerado complexo como poucos.” (p.24)


Livro: Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros
Autor: Seth Grahame-Smith
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura internacional/Ficção
ISBN: 9788580570076
Páginas: 336
Lançado: 2010





O livro de hoje eu diria que foi uma das poucas leituras que me fez ter vontade de pesquisar (detalhe, não sou muito fã de história), é difícil um livro me despertar algo assim, que eu me lembre o único livro que me fez ter vontade de pesquisar foi o “Símbolo Perdido” – Dan Brown.
Esta é uma leitura difícil de ser comentado devido aos muitos detalhes que enriquecem essa obra. Mas, vamos lá!
Nas palavras de Seth Grahame-Smith: “O Que vem a seguir quase arruinou a minha vida. O que vem a seguir, enfim, é a verdade.” (p.24)
O livro traz a história de Abraham Lincoln divida em três partes. A primeira intitulada “Menino” traz a infância do futuro presidente dos Estados Unidos, nessa época conhecido por Abe.
É nessa época que Abe toma conhecimento da existência dos vampiros e após o falecimento de sua mãe e a quase morte de seu pai Abe tem seu destino cruzado com um vampiro o qual acaba morto pelas mãos do menino Abrahan Lincoln que a partir de agora tem seu destino transformado.
Consumido pela raiva ao vampiro que causou a morte de sua mãe Abe está disposto a por fim na existência dos vampiros. É nessa época que Abe conhece Henry, um vampiro que o salva da morte e que a partir desse momento passará a ensinar muito ao mais novo caçador de vampiros que surge nos Estados Unidos: Abraham Lincoln.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção nesta parte do livro é quando Abraham conhece Allan Poe, o escritor. Enquanto Abe nutre uma imensa raiva pelos vampiros, Poe, por outro lado, tem pelos vampiros uma grande admiração. Apesar da diferença de pensamento eles se tornam amigos.
A parte dois do livro, intitulada “Caçador de Vampiros” ,passa a narrar a ascensão de um jovem com um único ideal: exterminar os vampiros da face da terra. E em meio a fatos históricos nos é apresentado de uma maneira perspicaz e com uma certa ironia com relação aos fatos (essa é uma opinião estritamente pessoal) as inúmeras caçadas de Abraham.
Essa é uma parte bem movimentado e gostosa de se ler.
O livro em si, é repleto de passagens dos diários de Lincoln, o que possibilita que ao mesmo tempo tenhamos uma visão em 3ª e em 1ª pessoa das batalhadas travadas, o que torna a leitura bem atrativa.
A terceira e última parte do livro, intitulada “Presidente”, nos vai apresentar o jovem Abe deixando de ser um caçador de vampiros para se tornar o presidente dos Estados Unidos, mas o irônico dessa etapa da vida de Abe é o porquê ele decide concorrer a presidência. Nos é apresentado todo o desfecho de Abraham  na presidência até terminar no final como todos conhecemos.
O curioso desse livro são os fatos históricos apresentados trazendo como “pano de fundo” a ideia de que a história tem muito mais verdades do que conhecemos.
Realmente esta uma leitura diversificada, que aos olhos de uma imaginação fértil, pode não ser uma ficção (brincadeirinha!).
Eu gostei muito do livro e me despertou bastante a vontade de ler o outro livro do autor “Orgulho e Preconceito e Zumbis”. O autor fez um trabalho bem interessante ao narrar a via de um dos presidentes mais conhecidos dos EUA.
Vale a pena Conferir!




O AUTOR:


13 comentários

  1. Eu quero muito ler este livro, justamente por ser fã de história, tudo bem que sou apaixonada pela história da Inglaterra e Itália, mas não vou perder a oportunidade de ler este livro, cada resenha que leio, só faz essa vontade aumentar. Adorei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou muito afim desse livro. Achei a "brincadeira" das imagens na capa uma ótima sacada! Tive acesso a um trecho do livro e me diverti muito.

    Está na wishlist, certeza!

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  3. Nossa Pri, adorei sua resenha... Eu estava com vontade de lê-lo, mas aí fui ler uma resenha que me deixou meio confusa a respeito da verdadeira opinião da blogueira, mas depois da sua, o livro deve ser bom mesmo!

    Mil beijos.
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Pri, eu já tinha lido outras resenhas na blogosfera e ainda continuo sem ter muita vontade de ler este livro. O gênero não é dos meus favoritos e como inseriu o sobrenatural num contexto histórico, vou deixá-lo mais para o final da minha lista rsrs.
    Adorei a resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga já tinha me recomendado o livro, mas ainda não consegui comprá-lo para ler, eu adoro história (apesar de não estudar nem trabalhar com isso) e ver fatos históricos narrados sob um novo prisma pode ser interessante. Não sei se lerei Orgulho Preconceito e Zumbis, mas esse aí com certeza lerei. Quero muito! =)

    ResponderExcluir
  6. Pri, eu não sou uma grande fã desse tipo de literatura - que faz uma releitura de grandes clássicos ou grandes personagens do mundo real - mas meu marido fala tanto, mas tanto desse livro que agora eu já estou querendo muito!!! hehehe De qualquer maneira vou ter que comprar, porque ele é um leitor ávido, porém, é um dos leitores mais chatos que já vi... heheheh Escolhe a dedos os livros que deseja ler - que são poucos - portanto, quando surge um como esse, que ele quer muito ler, eu dou um jeito e compro - mesmo quando é caro =) hehehehe
    Adorei a resenha e vou até mandar para ele ler!!!

    ResponderExcluir
  7. Que bacana, já tinha ouvido falar dele.... agora vou compraar!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha. Acho que eu vou deixar passar esse livro, mas somente porque minha pilha de leitura está enorme e não estou dando conta. rsrsr

    bjokas

    ResponderExcluir
  9. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Beeem legal
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de biografias, estão sempre no final da minha lista de leitura, mas gosto muito de história. Este livro parece interessante, e o fato de mesclar ficção e realidade, história com biografia, deixou-me com vontade de ler.

    Monique

    ResponderExcluir
  11. A resenha ficou muito boa, mas não sei porque esse livro não me atraiu, talvez seja porque achei a capa feia, e como livro pra mim é como comida, "a gente come primeiro com os olhos", não fiquei com vontade de ler! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  12. ^Leia Orgulho e preconceito e zumbis n vai se arrepende...achei engraçado comparar a versao original com so Seth.Conheço muito pouco sobre a historia do Abraham e com esse livro sinto q vou me divertir muito e quem sabe aprender mais um pouco né?

    ResponderExcluir
  13. Tenho dúvidas sobre esse livro: ele mistura fatos reais com coisas inventadas? Por exemplo a parte dos vampiros.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!