Um Dia - David Nicholls - Viaje na Leitura

20/06/2011

Um Dia - David Nicholls




Livro:
Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura Internacional / Romance
ISBN: 9788580570458
Páginas: 416
Lançamento: 2011



Tudo começou em um dia. Era 15 de julho de 1988, após a formatura de Emma e Dexter. 
Dex nunca notou antes desse dia a existência de Emma, e após passarem a noite juntos bêbados e pesarosos quanto ao futuro, a vida prossegue com rumos distintos. 
A resenha de hoje é sobre essa amizade, amor, companheirismo que envolve todo o livro. Inenarrável.


Sinopse:
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

         Aviso aos leitores que forem ler o livro para não esperem a grande surpresa, pelo clímax e nem pelo final do livro, ele é como a famosa frase: Viva um dia de cada vez. Leia cada página, aprecie aos poucos, pois o fator x do livro é justamente esse, apreciar cada capítulo da vida dos personagens e não esperar pelo final, que pode ou não te agradar.    
         Em e Dex. Dex e Em. Emma sempre soube que seus nomes eram perfeitos, e eles pareciam perfeitos um ao outro também, mas o fato de querer coisas diferentes era complicado. Assim cada dia vai passando, e os fatos são narrados aleatoriamente, ora nos dias atuais, ora relembrando o passado. Após aquele dia especial que foi a formatura de cada um deles, a vida prosseguiu, como eles nunca imaginaram que prosseguiria, cheia de surpresas, estariam eles fadados a serem eternamente melhores amigos?
        Em é uma garota inteligente e bonita, a seu modo. Mas vive atolada de pensamentos em Dex, ao que se tornaram nos dias atuais no que poderiam se tornar no futuro, mas Dex é bem sucedido com as mulheres, cada dia tem uma mulher diferente e ela, bem, ela não teve muitos, e eles nem são dignos de serem lembrados. Ele é mulherengo, mas sempre que está enrascado ou com o coração apertado é em Emma que ele recorre com seu papo de sempre.
       O tempo, os anos passam no livro, e sempre 15 de julho, e eu me perguntava: Porque o Dex não a enxergava como ela merecia? Será que não somos nós parecidos? Só enxergamos o que queremos e esquecemos daquele a quem amamos e temos apenas como amigo para os momentos ruins? Mas aquele dia da formatura de ambos foi o começo de tudo, de um amor que estava apenas oculto, esperando a hora certa de desabrochar.

Vinte anos.
Duas Pessoas.
Um Dia.


      Livro encantador, profundo e marcante. Dei quatro estrelas no Skoob, porque eu queria mais no final e fiz errado não apreciei cada dia deles, esperei pelo fim, que me fez decepcionar-me um pouquinho pelo que... ah! você tem que ler! 
E só então compreenderá o que eu quis dizer. Prepare os lencinhos. Recomendo!





26 comentários

  1. Que lindo esse romance... Um dia pra mim é um livro OMG.... amei Thais....
    Apesar de que Dexter Mayhew e Emma Morley são um casal bem fofo sempre tem as controversias num livro... mas mesmo assim eles acabam nos emocionando e ficando juntos... mas achei a história comum... mas com um ar de querer saber mais... gostei!

    Rafa

    LEITURAS VIVAS

    ResponderExcluir
  2. Thaís eu entendo você. O livro é lindo, mas sempre esperamos um final retumbante rsrsrs A magia está mesmo em curtir os encontros e desencontros :-)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei esse livro, inclusive tem resenha dele lá no meu blog! ^^
    Eu também esperava algo diferente no final, mas ainda assim gostei muito do livro e acho que não mudaria nada, pq afinal de contas a vida nem sempre é perfeita do jeito que a gente quer.

    ResponderExcluir
  4. Justamante!!
    tb super demorei para ler, mas acho que foi bom pra assimilar tudo que estava acontecendo, não só chegar ao fim!
    Ah acho que o problema do fim, é que ele é O FIM! hahah
    mas realmente amei demais, super marcou!!

    bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais!
    Não sei se é a capa, mas não sinto vontade de ler. rsrs.
    Prabéns pela resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Quero apreciar um dia de cada vez desse livro, mal posso esperar para chegar em minha mãos meu exemplar. Já vi que Dex vai me dar muita raiva, rs.
    Pena saber que o final não será lá aquelas coisas, isso é meio desanimador.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito emocionante mesmo!
    Deve ser lindo o romance de Em e Dex, espero ter a oportunidade de lê-lo :)
    Parabéns pela resenha!
    Bjs
    Elidiane'

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  8. POxa Thais, to louca para ler esse livro, parece um romance e tanto. Ele esta super bem cotado né. QUando ler eu vou lembrar do teu conselho!!!Uma pagina de cada vez!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica de apreciar cada capítulo!Thais, a história parece linda, cheia de sentimento, com certeza um livro pra ser apreciado no seu todo e não só no final, amei sua resenha, é a segunda que leio hoje e me emocionei de novo...preciso desse livro urgente! A Pri sabe o quanto preciso, rsrs! Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser muito bom, daqueles que a gente tem que ler pág após pág... igual vc falou!
    Fiquei com muita vontade de ler! rsrs
    Beijos;*
    Salomé Fernandes

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei a resenha, apesar de a capa não ter me agradado em nada. Mas a história em si vale a pena. Adoro romance, mesmo que nem sempre tenham o final esperado, até pq na vida real tb nem sempre tem né? Mas, pelo enredo em si me apetece a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Acho que estamos tão acostumadas a ter um final empolgante, ou cheio de ações, que quando isso não ocorre, ficamos um pouco chateadas,mas é como vc disse,temos que passar a valorizar mais cada capítulos, pois eles muitas vezes trazem muitos detalhes que tornam o livro bom, mesmo quando não tem o final que desejamos..Parece que nos livros sempre vai ter uma pessoa que gosta em segredo, assim como aquele mulherengo que não dá valor ao que esta ao seu lado...

    ^^

    ResponderExcluir
  13. Ai, que tudo!!! A cada resenha que eu leio, fico com ainda mais vontade de conhecer esse livro - parece excelente *-*

    ResponderExcluir
  14. Olá, Thaís!
    Adorei a sua resenha!
    Eu vi ótimos comentários a respeito deste livro na blogosfera que só aguçou mais a minha curiosidade a respeito de Um dia, de David Nicholls.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  15. ahhhh eu quero mtoo ler, ainda bem q comprei o meu ontem, o filme tb ta chegando ...

    @dnisin

    ResponderExcluir
  16. Gente eu to louco nesse livro!!! adoro romances e um dia parece ser um romance fora de serie. mas ainda vou ter que esperar para compra-lo. Adorei a resenha.!!!
    bjos!!!
    @pablo_arcary

    ResponderExcluir
  17. Nossa estou super afim de ler esse livro, tenho ouvido falar que a história dos dois é maravilhosa *-* e gostei da dica de ir apreciando cada pagina com seu devido valor.
    Parabéns pela resenha Thais, achei super bacano o modo como descrevel os personagens, até lendo assim me pareceu uma coisa meio "filosofica" sei lá, não sei explicar o que achei, mais que eu gostei, gostei! Bjos :*

    ResponderExcluir
  18. Comprei esse livro, tô só aguardando chegar *.* Li ótima críticas sobre ele, o que me deixou mais ansiosa ainda pra lê-lo pois parece ser um livro SUPER romântico :D :D :D
    Ótima resenha!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Li algumas resenhas essa semana e decidi comprar o livro. Parece bem interessante e o tipo de história que gosto. Espero não me decepcionar com o final...
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  20. aforei sua resenha! Essa parecer ser um livro encantador, daqueles que marcam a nossa vida.
    Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  21. Este livro parece muito bom, todas as resenhas que leio sobre ele são só elogios. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  22. As vezes a história é tão boa, mas por causa de um final "sem sal" fica meio chata sei como é isso, mas as vezes o caminho é melhor que o destino final kkkk

    ResponderExcluir
  23. Thays

    Eu to enlouquecida pra ler esse livro!!!! Parece ser tao lindo. Poxa sera que o final é sem graça? É que deve ser igual a vida da gente né? Nao há finais maravilhosos, apenas cada dia vivido com intensidade.
    Ainda sim to ansiosa pra ler ele! Nossa...

    Milhoes de beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu to louca pra ler esse livro. Nem sempre os livros tem um final que a gente espera, ou que agrade a todos, mas eu quero muito ler!

    @nann_da

    ResponderExcluir
  25. Gente quero muito ler esse livro, fiquei surper animada quando li o primeiro capitulo. Só espero que ele seja realmente bom....

    ResponderExcluir
  26. "Um dia" é o livro da minha vida, eu estava cansada de romances previsiveis que não retratavam em nada a vida real, esse livro devia entrar pra série "a vida como ela é" do Nelson Rodrigues haha.
    è claro que na vida real o cara só vai se ligar que gosta do step de 20 anos depois que a vida dele ta uma merda, leva um chifre. Não é maldade, mas as coisas são assim mesmo, eu não queria aquele final pra Em mas acho que foi bom, serviu pra dar um ar de realidade ao livro. Ian não teve o melhor dos finais mas ele estava feliz, e no final de qualquer livro e do nosso livro da vida, é só isso que importa

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!