Capitão - Sergio Prado - Viaje na Leitura

28/09/2011

Capitão - Sergio Prado

Olá pessoal!
A resenha de hoje é muito especial, pois é de um livro ainda em pré-lançamento, e vocês conferem em primeira mão aqui no blog. E também no final da resenha, deixo um convite do lançamento para vocês, espero que gostem!

Livro: Capitão
Autor: Sergio Prado
Editora: Giz Editorial
Categoria: Literatura Nacional 
ISBN: 9788578551544
Páginas: 112
Lançamento: 2011
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Saraiva | Pesquise preços


Sinopse:
O que você seria capaz de fazer pelo perdão de ações que uma amnésia lhe permitisse saber apenas por meio de outras pessoas? Após desmaiar durante uma briga de bar, Capitão acorda tal qual um recém-nascido adulto, sem nenhuma lembrança. Desesperado, começa sua luta por redenção junto ao, por ele explorado, povo da ilha onde mora e também sua família, principalmente sua esposa a quem costumava dedicar apenas maltrato, mas por quem se apaixona à primeira vista em sua nova vida composta de esquecimento e descobertas de atos horríveis por ele cometidos quando vivia na pele do temido e odiado Capitão. Capitão é um livro comovente e intenso, que levará o leitor a refletir sobre quem realmente somos e o que cada indivíduo pode conquistar quando descobre que já perdeu muito, ou tudo.


                Capitão é homem que por onde passa é temido. Possui negócios ilegais, trai a mulher, possui um filho fora do casamento, bebe muito e se mete em confusão com frequência. Um dia ele acorda e não sabe muito bem onde está, aliás, não sabe nem quem ele é, e o rosto sujo que ele vê no espelho não é muito familiar. Ele se veste com as roupas que estavam próximas, parecia que estava em quarto de bordel, e vai atrás de respostas sobre ele mesmo.
Descobre seu sujo passado e passa a querer ser chamado de Renato, seu verdadeiro nome, não mais de Capitão, nem de padrinho, que para ele era uma pessoa desprezível, não era uma parte dele. Agora ele precisa se redimir, mesmo que não se lembre das coisas horríveis que o Capitão fez, precisa reconquistar a confiança da esposa e o amor dos filhos. Mas ele vai mais além e muda até mesmo as pessoas da ilha onde mora, trazendo uma nova forma de vida para eles.


Não esperava que eu fosse me afeiçoar tanto com a estória. O livro é curtinho e a escrita gostosa de ler. Já vi bastantes filmes em que o personagem principal perdia a memória e tal, mas nunca tinha lido um livro. Um personagem que eu gostei bastante foi a mulher dele, professora formada que quando estava na ilha realizando uma pesquisa se apaixonou por ele, mas ele foi mudando com ela até o ponto de ameaça-la de morte caso fugisse de casa. No inicio ela desconfia, afinal o Capitão já tinha fingido ter mudado só para enganar ela, mas com o tempo ela vê que o marido não é mais o mesmo e precisa da sua ajuda para seguir em frente. Ela é simples apesar da formação e ama muito a filha.

É triste ver como Renato sofre ao descobrir as atrocidades que fazia, mas é muito bonito ver ele se redimindo perante seus erros e buscando o perdão daqueles que ele fez mal.  Ele vai atrás, luta para conseguir as coisas, mas o Capitão é uma parte dele e não dá para apagar o passado com uma borracha, afinal nem tudo é tão simples como queríamos que fosse.

Convite de Lançamento


Data: 01/10/2011   Horário: 15h30 às 18h30
Local: Av. Paulista, 509 — Fone: 2167-9000
(próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)



Andressa Leite tem dezoito anos e é estudante de Jornalismo. É colunista no Viaje na leitura como resenhista. Um de seus autores preferidos é a J.K Rowling. Acompanhe ela no Twitter: (@stonesandmilk).

7 comentários

  1. Oi menina,
    Eu achei que fosse um livro relacionado ao mar e tal, mas vi que não, é de um rapaz totalmente diferente. Queria ir ao lançamento, mas moro longeee :/

    Bjs da Déh

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa!
    Adoro essas histórias de redenção! Me lembrei da história do Baltazar da Novela Fina Estampa, levou uma pancada na cabeça e agora está bonzinho.. Mas será que isso vai durar??? (Sou noveleira!! ^^)

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia direito do que se tratava a história. Mas depois de ler sua resenha, me interessei mais ainda mais \o/
    Vou ler, em brveeee :D
    Adoreei sua resenha, Andressa!!
    Beijoos,
    Kell ^^
    http://jornalkell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É bem novinho comprei na semana de lançamento.
    Eu já li e achei MARAVILHOSO este livro. Se você for fraquinha, chora só de lembrar do que acontece com Capitão. LINDO!!!

    ResponderExcluir
  5. Que bacana! Gosto muito de livros assim... Nunca li, mas já vi um ou dois livros com sinopses parecidas em relação à perda de memória e tudo mais. Adorei a resenha!

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  6. Capitão foi o melhor que li nos últimos anos. Talvez o melhor que já li até hoje.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!