Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson - Viaje na Leitura

19/01/2012

Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson

Livro: Os homens que não amavam as mulheres
Trilogia: Millenium
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Literatura Internacional | Policial| Suspense 
ISBN: 9788535913248
Páginas: 522
Lançamento: 2008
Edição:
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 
 
Pesquise no buscapé | Travessa | Saraiva



Sinopse:  
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.



Muitos já ouviram a famosa frase “nunca julgue um livro pela capa”! Pois é, o livro de hoje para mim fez jus a essa frase.
Meu primeiro contato com o livro “Os homens que não amavam as mulheres” se deu há mais de um ano quando uma amiga comentou que era muito bom, na época quando olhei para a capa do livro não me interessei muito, achei que o livro fosse sem graça... esse foi um dos meus maiores enganos.
Recentemente ao ficar sabendo que o livro seria adaptado para o cinema, a minha curiosidade foi o que me levou a lê-lo e hoje, após a leitura finalizada, posso dizer sem nenhuma dúvida, que o 1º livro da trilogia “Millenium” foi o melhor livro policial que já li.

Em “Os homens que não amavam as mulheres” o autor Stieg Larsson nos brinda com uma narrativa detalhista, envolvente e repleta de mistério. O ponto alto de sua narrativa se deve as descrições tanto de cenários como de caraterização de personagens.
Pra quem não está acostumada com narrativas muito descritivas, as primeiras cem páginas do livro tendem a se tornar um pouco cansativas, a leitura parece que não flui. Nesse começo o autor nos leva a conhecer os personagens e os detalhes sobre suas vidas, o que eles estão fazendo no presente e o que aconteceu no passado para eles estarem onde estão hoje. Passado essa primeira parte de caracterização, o que encontramos é uma leitura de tirar o fôlego, onde o autor nos conduz na busca de respostas e o leitor tende a não querer parar de ler enquanto não chegar ao final (eu li mais de 300 páginas em uma madrugada de tão ansiosa que fiquei.).
Nesse primeiro volume da trilogia “Millenium”, o enredo se passa na Suécia onde um mistério gira em torno de uma grande família conhecida nacionalmente, a família Vanger.
Há anos Henrik Vanger se vê diante de um mistério que ele nunca conseguiu compreender: o desaparecimento de um membro da família há muitos anos. A jovem Harriet desapareceu ainda na adolescência, a polícia nunca encontrou seu corpo e Henrik passou muitos anos tentando entender seu desaparecimento e acreditando que um membro de sua família a matara.
Com a idade bastante avançada Henrik decide fazer uma última tentativa de descobrir o que aconteceu com Harriet e assim ele chega até Lisbeth Salander, uma jovem cuja aparência é fonte de muito preconceito, mas a garota é uma das investigadoras mais brilhantes de uma empresa que presta esse tipo de serviço. Lisbeth tem como missão investigar Mikael, um jornalista sócio da revista Millenium e que recentemente se envolveu em um escândalo sendo condenado por difamação.
De posse das informações obtidas por Lisbeth, Henrik Vanger faz um convite a Mikael, o qual consiste em que o jornalista tente desvendar o mistério sobre Harriet.
É a partir daí que a história realmente começa e Mikael buscará a todo custo encontrar a verdade sobre o desaparecimento de Harriet. O que afinal aconteceu com a garota? Por que nunca encontraram o corpo? O que significa e quem envia as flores que Henrik Vanger recebe todo ano? Essas são algumas questões que Mikael com a ajuda de Lisbeth Salander tentarão descobrir.
No entanto, essa não será uma tarefa fácil. Os suspeitos são muitos, as pistas quase nenhuma e essa busca poderá colocar Mikael na pista de um mistério que ninguém jamais ousou imaginar que existiria. O resultado das investigações e o desfecho da história de cada um dos personagens tende a prender o leitor até a última linha escrita por Stieg Larsson.
Uma leitura super recomendada que fará o leitor embarcar em um mistério de tirar o fôlego. Vale a pena ler!




"- Foi em 22 de Setembro de 1966. Harriet tinha dezesseis anos e acabava de se classificar em primeiro lugar no colégio. Era um sábado e foi o pior dia da minha vida. Reconstituí o desenrolar dos acontecimentos tantas vezes que penso ser capaz de descrever minuto a minuto o que se passou naquele dia, exceto o mais importante." (p.92)


Confiram o trailer:



11 comentários

  1. Eu estou super ultra mega louca pra ver esse filme e pra ler esse livro! Que história é essa...Meu Deus, muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, o livro é realmente incrível, tenho certeza que vc vai amar quando ler.
      Eu também estou super ansiosa pra ver o filme, mal posso espera =)

      Beijos

      Excluir
  2. To maluco por esse livro e pelo filme (que a atriz disse que mudaram o final) Otima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar mesmo que mudaram o final. Confesso que to meio receosa com essa mudança. O livro é incrível e o meu medo é que essa mudança de final estrague o enredo - rsrs.

      Excluir
  3. Esse livro são só elogios mesmo. E esse trama é de adorar. Eu só assisti ao filme versão original (filme lento e maomenos em questão de produção) mas eu achei a estória sensacional!!

    Beeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é realmente brilhante, vale muito a pena ler =)

      Excluir
  4. Nossa ultimamente teno só visto comentarios sobre este livro, acredito por estarem prestes a lançar uma nova versão do filme *-* Eu adoro leitura policial, e todo mundo que lê, diz ser o melhor! Mas tenho que concordar com você Pri, esse livro tem uma capa nada chamativa ou interessante :/ porém se o enredo do livro valer a pena, nós ignoramos esse pequeno detalhe, e tenho que confessar por vezes fiquei de pegar esse livro na biblioteca da minha escola, mais sempre deixava para depois, agora me arrependo pois não posso pegar mais livros lá, e não sei quando poderei lê-lo!
    Adorei sua resenha, me deixou ainda mais entusiasmada para fazer a leitra de um policial tão maravilhoso! Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Nattacha a capa não desperta muita curiosidade, eu já havia pegado esse livro várias vezes na mão mas nunca havia me interessado em ler. Quando vc tiver oportunidade leia, porque vale muito a pena.

      Excluir
  5. Eu li essa série quando foi lançada e gostei muito!
    Só o excesso de descrições que me incomodou!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, to louca pra ler os outros livros, devem ser realmente ótimos.

      Excluir
  6. Como assim a capa não é boa?!!!!!! Para mim (que sou designer) é uma das capas mais lindas que existem!!!!!!!!!!!!!! Não só dela, mas como dos outros livros, (a não ser q vc tenha aquela capa economica que não é preta, aquela é horrivel mesmo, mas a capa preta é maravilhosa!)

    Amei a resenha, depois q eu comprar o Festim de Corvos esse vai se o próximo! *-* já faz uns 2 anos q estou querendo comprá-lo.

    http://euqueleio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!