O melhor de Mim - Nicholas Sparks - Viaje na Leitura

07/04/2012

O melhor de Mim - Nicholas Sparks

Livro: O melhor de Mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Categoria: Literatura Internacional | Romance
ISBN: 9788580410495
Páginas: 272
Lançado: 2012
Classificação:  ♥ ♥ ♥

 Compre pelo menor preço!

 Sinopse:
 Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

 Nicholas Sparks é autor renomado e conhecido, seus livros, best-sellers traduzidos em diversos idiomas, li diversas obras do autor, tendo como preferida "A Última Música". Também resenhados no Viaje na Leitura: Querido John e Um amor para Recordar, sendo este último muito excelente!
 Tenho na fila de leitura: Diário de uma Paixão, O Milagre e Um Homem de Sorte. Mas ainda não tive tempo e ânimo para os ler.


 O melhor de Mim é seu mais novo romance, lançado pela Editora Arqueiro. Nicholas Sparks escreve romances ardentes, tristes e complicados e este não é uma exceção.

A leitura inicia narrando  o encontro de Dawson e Amanda, após vinte anos de separação. Encontro forçado, ambos são convocados pelo advogado de Tuck, amigo comum de ambos, por situações distintas. O velho amigo de Dawson partiu deste mundo ao encontro de Clara, sua mulher e deixou marcas por onde passou em especial para Dawson, ele foi como o pai que jamais teve. Amanda está casada, teve quatro filhos, e passou por uma perda terrível e dolorosa. Seu esposo, Frank, começou a beber após esta perda e não parou mais, isso tem tornado a vida de ambos, muito difícil.

A família de Amanda, foi a principal responsável pela separação de Dawson, ela ainda era uma adolescente de dezessete anos, quando se apaixonou por ele, um Cole. Na pacata cidade de Oriental, todos sabiam que a família Cole era sinônimo de problemas, e apenas ela sabia e sentia que Dawson era diferente. Após interromperem a árdua paixão, ele vai preso (atropelou um médico da cidade) e ela para a Faculdade.

Os anos passaram e voltamos a narrativa no momento do reencontro, onde Amanda falará de sua vida, casamento e filhos e Dawson não diz muito o quanto foi solitária a sua existência e muito menos que, não teve e não amou ninguém além dela. A morte de Tuck, é um fato e acontecimento importante e que marcará para sempre a vida de um deles. Talvez encontrem a felicidade e talvez o destino reserve não um final feliz, mas um fim aplausível na vida de ambos.

Você já se perguntou por que viveu quando muitos morreram? Já sobreviveu a situações que era impossível de escapar? Dawson não saberia explicar, até aquele dia, o dia em que descobriu toda a sua essência e porque de ter sobrevivido.


Confesso que, tinha prometido não chorar mais, mas chorei! Nicholas Sparks escreve para nos impressionar e para nos emocionar. Dou três coraçõezinhos apenas, porque o final foi esperado e não achei que ele inovou neste livro. Ele manteve um padrão desde os anteriores (ao menos os que li) e esse padrão de relacionamentos impossíveis, famílias complicadas e tragédias não me convence mais. Quero ler mais livros do autor, mas não vou esperar muita distinção entre eles e muito menos esperar ser surpreendida. Todo leitor que se aventurar em suas páginas, deve ter em mente que, pode chorar muito e claro, se emocionar! Mas vai notar depois que, você já esperava isso e a trama não lhe trouxe surpresas.

A narrativa é fluente, a alternância de tempo também não incomoda. A história clichê?  Sim, mas se você não deseja nada além de uma linda história de amor, não deve deixar de ler.




14 comentários

  1. Eu comprei esse livro ainda em pré-venda, e assim que chegou eu li. Eu gostei, me emocionei bastante mas concordo com você quando diz que o final foi esperado. Eu cheguei a pensar: Dessa vez Sparks vai mudar, só dessa vez. Mas não...
    Tirando isso, achei bonita a história de amor deles, só achei Dawson muito acomodado, deveria ter lutado mais, achei a vida dele muito triste. Amanda era uma mulher forte, decidida, batalhadora.
    Enfim, ainda quero ler os outros livros do Nicholas, só li esse, Diario de uma paixão e Querido John.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Até agora só vi resenhas que refletem o que eu li, acho que o fato de ser Nicholas já o torna um livro bom! Otima resenha

    ResponderExcluir
  3. Com o Nicholas ou vc tem uma relação de amor ou de raiva, eu vivo uma relação de amor, ele escreve de uma forma que no fim vc faz uma reflexão sobre como aquilo que vc leu pode te fazer ser melhor, agir melhor e viver melhor. Sempre acabo chorando no fim dos livros, e acho que vem dai o sucesso, as pessoas querems emocionar, querem ter razões para acreditar que tem luz no fim do tunel, que nem tudo é cruel, que a vida é feita de escolhas, por isso gosto desses livros e tambem fiquei sabendo que esse livro tem bastante a ver com a serie O.C então é sucesso garantido

    ResponderExcluir
  4. O único que eu não li dele é O Melhor de Mim. Realmente, todos os livros dele tem vários pontos em comum entre si, mas são todos lindos! Li Um Homem de Sorte e em seguida li O Milagre, e houve vezes em que eu misturava as histórias por serem tão parecidas. Mas não deixo de recomendar não, sou apaixonada pelos livros dele, e hoje, o Nicholas é com certeza o meu autor favorito! =)

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Nicholas Sparks, mas concordo que normalmente os finais de seus livros são pouco surpreendentes. Depois que você lê alguns já sabe o que esperar.
    Mas como boa fã, mal posso esperar para ter meu exemplar em mãos rs. E espero gostar bastante.
    Amei a resenha Thaís!

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Confesso que ainda não tenho uma opinião formada sobre os livros do Nicholas Sparks,li somente um deles que foi Querido John e o final não me agradou.

    Beijos
    Luciana(✿◠‿◠)
    ♪♥ Apaixonada por Romances♥ ♪
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amo esse livro. Amo Nicholas Sparks!!! Já tive o prazer de ler todos os livros desse autor maravilhoso, e O melhor de mim consegui ler no ano passado. Adorei essa história. Chorei tanto. Me lembra coisas...O livro é maravilhoso, lembra um pouco a versão de Diário de uma paixão para filme. Eu senti isso enquanto lia esse romance. É muito bom, ah é muito bom! Nicholas escreve como um Deus, sempre me faz chorar. E quando terminamos um livro dele diz se não vem na cabeça um :EU QUERO VIVER UM ROMANCE IGUAL AO QUE O NICHOOOLAAAAS SPAAAARKS ESCREEEVEEE!! Na minha vem *-*

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do Nicholas mas, já tenho dois livros dele, pq adoro as sinopses que leio dele. E esse é um que tô querendo comprar há algum tempo e depois de ler tua sinopse preciso mesmo comprar. Já me identifiquei com a história e sei que lágrimas virão!
    super bjo

    ResponderExcluir
  9. Comprei esse livro assim quee saiu lançaram, porém ainda não li por terem vindo livros que estava com mais vontade de ler xD Mas já li todos os livros dele lançados aqui no Brasil, inclusive uns que tem naqueles livros Seleções, minha mãe assinava e tenho quatro histórias dele aqui além dos livros lançados assim por editoras. E vou confessar, o final até pode ser esperado, mais ele para mim é um incognita, pois já vi livro que esperava que ficassem juntos no final, mais algo aconteceu e isso não se realizou e outro em que já fiquei esperando a tragedia mais o final foi feliz xD
    Bem, ainda não li esse livro, então não posso comprar, mais adooro um bom romance, então tenho quase certeza de que vou gostar desse livro :P
    Thais, você deveria ler Um Homem de Sorte, é dos livros que mais gostei dele, por não tratar apenas do romance e sim da superação do personagem, por tudo que passou e tals!
    Beijos, adorei a resenha! :*

    ResponderExcluir
  10. O único livro que li dele foi Diário de uma Paixão e gostei muito da forma como ele escreve as histórias. Quero muito ler outros trabalhos dele.
    Gostei da resenha e mesmo você colocando que a história é clichê, acho que vou gostar dela.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou louca para ler Um homem de sorte, eu o tenho e não vejo a hora de achar as maravilhas que ele escreve. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Oi Thaís,
    Não tenho a menor vontade de ler os livros desse autor! Qual é a graça de ler um livro se já sei que vou me apegar aos personagens e depois sofrer horrores com a desgraça deles?
    Tô fora! hehehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário da Camis eu adoro os livros do NS, mesmo tendo que derramar alguns rios de lágrimas não dispenso a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Eu amei a capa do livro! quero muito ler, gostei da resenha!

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!