A Idade dos Milagres - Karen Thompson Walker - Viaje na Leitura

10/08/2012

A Idade dos Milagres - Karen Thompson Walker

Livro: Idade dos Milagres
Autor: Karen Thompsons Walker
Editora: Parelela
Categoria:  Literatura Internacional | Ficção | Romance
ISBN: 9788565530088
Páginas:  216
Lançado: 2012
Classificação:  ♥ ♥ ♥ ♥

Compre!

Sinopse:
Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Júlia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. Ao mesmo tempo que luta para sobreviver às mudanças e se adaptar à nova "normalidade", Júlia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente. Com uma prosa econômica e prazerosa e a sabedoria emocional de uma contadora de histórias nata, Karen Thompson Walker criou uma narradora singular em Júlia, uma garota forte e perspicaz. Entre as tradições do romance de formação e do filme catástrofe, A Idade dos Milagres é uma obra visionária que discute a capacidade de adaptação do homem, traçando um retrato comovente da vida familiar em um mundo gravemente alterado.



A maioria dos livros que retratam como o nosso mundo é destruído foca nas catástrofes e não no cotidiano dos personagens. Aqui a autora foca em Julia, uma adolescente, e como sua vida pessoal vai sendo destruída por causa dessa desaceleração. É interessante ver o fim do mundo nos olhos de uma adolescente, você se identifica com ela. Você torce que tudo dê certo para ela, e que ela resolva seus problemas familiares. 

É incrível perceber como uma vida pode passar de calma, tranquila e alegre, para solitária, desesperadora e esperançosa. A autora criou uma ótima história de fim do mundo sem tornar clichê e em um mundo que pode ser o nosso. 

Antes de dormir sempre termino o capítulo aí fecho o livro. A autora sacaneava comigo nessas horas soltando pequenas bombas no final dos capítulos que eram explicados nos outros. O que é bom, pois você não se cansa da leitura. 

Fiquei com pena dos muitos conflitos enfrentados pela personagem. E também pelas catástrofes que estavam ocorrendo no mundo. Uma delas, me fez ficar com muita pena. Mas não são apenas catástrofes de proporções grandes, revoltas também fazem parte deste livro. 

Com lançamento previsto para dia 10 deste mês, A Idade dos Milagres retrata a história de uma jovem adolescente em um mundo transtornado pela diminuição da rotação da Terra e também um mundo virado de ponta cabeça sem amigos ou alguém com quem ela possa contar.






8 comentários

  1. Gostei bastante da sinopse e dos seus comentários. Realmente as histórias de fim do mundo focam nas tragédias, na confusão generalizada que se tornam as cidades, enfim, e tudo acaba virando mais do mesmo. Talvez por isso eu tenha gostado bastante do filme Melancolia (claro que também porque gosto do Lars von Trier). Este livro me passou a impressão de tratar da catástrofe - as duas, o fim do mundo e a adolescência - de uma maneira peculiar e singela.

    Bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei desse livro, apesar de o tema ser bem clichê e tals, achei a ideia da autora bem interessante, não focar na tragedia, mais no codidiano de alguém que vive nela!
    Espero poder ler esse livro, realmente fiquei bem empolgada com ele!:*

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Lipe, tudo bem?
    Nossa não conhecia o livro, mas fiquei super interessada apenas ao ler a sinopse....
    Adorei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, no entanto, eu não me animei para ler... não faz bem meu estilo... só que por sua resenha eu ainda daria uma chance para ele!!!

    ResponderExcluir
  5. Interessante. Já ouvi falar muito bem desse livro. É original, com certeza. Talvez por isso o leria. Mas, sei lá, a temática provavelmente me deixaria perturbada. Uma adolescente, num mundo que pode demais ser o nosso...

    ResponderExcluir
  6. Gizeli Regina Meister13 de agosto de 2012 às 14:50

    A resenha está otima como sempre. Mas a historia não me chamou a atenção..
    Quem sabe se ler o livro mudo de ideia dai comento novamente.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, a primeira que eu vi a capa desse livro me desinteressei completamente do livro, mas agora que eu vi a resenha, vi que ele traz um asssunto muito interesante, a ideia da autora me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! o livro é bem diferente por tratar de algo como a destruição do planeta, mas de forma diferente. Focando o cotidiano de uma pessoa. Simplesmente a ideia foi em sacada e espero lê-lo.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!