Sob a Redoma - Stephen King - Viaje na Leitura

05/01/2013

Sob a Redoma - Stephen King



Classificação
Sinopse:
Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade. Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.


Esta sinopse é enorme! Também, o livro possui quase 1.000 páginas! Enfim, vou falar hoje de um dos autores mais lidos do mundo, o rei dos livros mais tenebrosos "Stephen King".
Antes de Sob a Redoma eu não havia lido absolutamente nada do autor, e como sou do tipo que encaro qualquer leitura, e com tantos elogios à obra e tantas outras críticas positivas, finalmente encarei o livro (tijolinho, só cansa a mão de segurá-lo!), a leitura é envolvente, marcante e muito, mas muito mesmo, trágica! King deve ser o rei do terror!

Se você leitor me perguntar o que eu encontrei nesta leitura, posso dizer que o livro é forte, tem cenas terríveis, maldade absurda e personagens psicologicamente maus. Isso tornou a minha leitura um tanto complicada, não sei se sou ligada demais ao personagens e aos sentimentos, mas poxa vida, tem que ter sangue frio para encarar as cenas fortes e trágicas do livro! 

Sei que, amantes de livros e filmes de terror vão gostar do livro, mas acredito que o autor poderia escrever toda a mesma história, toda a trama sem tanta sanguinolência, isso faria com que mais leitores (tipo eu!) apreciassem o livro, porque o enredo é incrível, a história e trama são complexas, mas a leitura é tão concisa que flui facilmente, e o leitor fica instigado a concluir o quanto antes a leitura e descobrir quem colocou a redoma sob a cidade.

Uma cidade pequena, emoções fortes! Personagens que você começa a admirar a se envolver e de repente! Puf! O autor dá um jeito de eliminar da história, isto me soou deprimente demais! As três estrelinhas são pela qualidade absoluta de escrita do autor, tiro duas pela falta de sentimentalismo do mesmo em relação aos seus personagens que são retirados do livro sem um pingo de consideração! Não posso negar que a história é boa demais, mas o final deixa a desejar, me disseram que é típico do autor finais sem conclusões adequadas a trama, então, infelizmente, não gostei totalmente do livro, apenas da fluencia da narrativa e da história que poderia ser ótima, com menos tragédia e mais aprofundamento de seus personagens!

Vi que muitos leitores amaram o livro, e isso demonstra o quanto somos diferentes em gostos e escolhas que fazemos em gêneros e outros tipos, mas, esse livro não recomendo para menores de 18 anos e nem para os que se apegam demais aos fatos e personagens, já se você curte terror... é a sua leitura =)


12 comentários

  1. Ahh, eu estou louco pra ler o livro. Claro que imagino a falta de sentimentalismo do king, porém acho necessária pra uma boa leitura de terror.
    Espero muito do livro, e fico contente que você também ache a leitura fluida
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Stephen "The" King *-----------------*
    Simplesmente adoro ele! LINDO LINDO LINDO!!!
    Não vejo a hora de ler esse livro..
    Tenho de lhe falar que a maioria dos livros dele são sanguinolentos mesmo...

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais!!!
    Sou fã do Stephen King e acho as suas obras simplesmente geniais \o/
    Um ponto que você comentou foi o sangue frio do autor em assassinar os seus personagens, mas pelo menos em todas as obras em que li dele o livro não seira tão aterrorizante se não existisse aquele medo da morte o tempo tempo todo.
    E não gosto muito de filme de terro, nem livros de terror, mas as obras de King são um caso a parte. E eu não acho as obras mal concluídas não. Sei lá, acho que por ser suspense, o final com suspense é perfeito kkk
    De qualquer forma, estou doida para ler este livro, e sua resenha me deixou ainda mais anciosa *-*
    Bjks
    Paty
    http://abajurdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Não curto os livros do autor, são sanguinolentos mesmo! Vou de romance e chicklit kkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais!

    Eu também nunca li nada do Stephen King e acho uma pena já que todos falam muito bem dele. Mas eu não gosto de livros/filmes de terror. Pensei em começar por Sob a redoma como você para ver como é o estilo dele e muitas pessoas estão elogiando. Quem sabe não dou uma chance?

    Beijos!
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais, estou louca para ler este livro que parece ser ótimo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais!

    Nunca li nada do SK, apesar do meu noivo me pentelhar pra ler a série da Torre dele. Estou vendo que em Sob a Redoma ele tratou de fazer igual ao George Martin, eliminando os personagens sem dó nem piedade. Acredito que isso seja o mais perto da realidade que se possa chegar. É triste, mas isso que torna suas histórias tão "possivelmente verídicas", rs

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thais!

    No momento, estou fugindo desse tipo de leitura. Aposto que "Cuco" é bem menos sanguinário, mas, ainda assim, mexeu muito comigo e eu não quero enfrentar nada remotamente parecido por enquanto!

    Ainda não li nada do Stephen King, mas já ouvi ótimos comentários a respeito dos livros dele! Também não tenho preconceito com gênero de livro, e espero dar uma chance a esse livro um dia!

    Um beijo,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  9. UAU! Nunca li nada do Stephen mas eu quero muiiito ler. Imaginei crueldade total desse livro segundo seus comentários. Julgando pela capa eu não imaginária nada desse tipo, foram seus comentários que me fizeram querer ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, mas por enquanto o preço dele está alto.... vou aguardar, quem sabe mais pra frente não consigo comprá-lo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oooooooowww finalmente achei alguem que nao gostou do desfecho desse livro! HAHAHA
    eu ameeeeeeei o livro até chegar a parte do desfecho. Fiquei com cara de tacho kkkk nao gostei mesmo. achei coisa tola hahaha mas enfim.
    Sobre o autor ser sangue frio: entao tu nunca leu As Cronicas de Gelo e Fogo né? hahhahaha
    Nesse nao dá pra se apegar a NINGUEM. É bem "pior" do que Sob a Redoma.
    No "As Cronicas de Gelo e Fogo" tu conhece os personagens.. sabe a história de vida deles etc e tal.. começa a AMAR eles.. dai o autor vai la e PAFF, mata! hahah é triste rss.
    PORÉM, a história é super cativante e te prende. Eu amo <3

    É isso entao hehe

    :D

    ResponderExcluir

  12. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!