Contos de Horror Histórias para [não] ler à noite - Vários autores - Viaje na Leitura

30/01/2013

Contos de Horror Histórias para [não] ler à noite - Vários autores

Classificação

Sinopse:

Contos de horror do século XIX, traduzidos e comentados por Rosana Rios e Martha Argel - Mary Cholmondeley, Charles Dickens, Mary E. Braddon, Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe. Há muito tempo que histórias de horror fascinam a humanidade. Zumbis, espectros, lobisomens, vampiros, personagens que hoje fazem sucesso em livros e cinemas modernos já permeavam a literatura desde o século XVIII, com mais vigor no século XIX, sobretudo na corrente literária denominada Romantismo. Para esta antologia, apresentamos contos de autores consagrados como Dickens, Poe e Conan Doyle, assim como Mary Cholmondeley e Mary E. Braddon, autoras respeitadas e de sucesso em sua época. As traduções são acompanhadas de notas explicativas, que direcionam o leitor pela cultura da época, dando um panorama desse gênero clássico que ainda tanto aterroriza. [Texto da orelha]
 

Muitas pessoas podem se decepcionar com este livro, pois ele não dá aquele pavor, mas são histórias que quando publicadas causam certo espanto. Então não espere muita coisa deste livro, pois não é tão aterrorizante, mas é interessante, pois todos os contos são bem construídos.

O conto de Mary Cholmondeley me surpreendeu, intrigante e com um toque sobrenatural. Dickens com o seu “Contando Histórias de Inverno” me surpreendeu, pois em somente algumas páginas cada história tinha seu horror. Mary E. Braddon narrou uma bela história em “O Visitante de Eveline”, e mostrou que certas promessas não tardam a se cumprir. Doyle com seu conto “O Anel de Toth” nos fez crer que um amor verdadeiro pode durar uma eternidade. E Poe me decepcionou narrando a história de uma criatura mitológica, a Ligéia.

Nem todas as histórias foram perfeitas, todas tiveram pontos fracos, mas gostei bastante de Dickes e de Braddon. Deu para ter uns calafrios com os dois contos dos autores.

O trabalho deste livro é encantador. As organizadoras fazem uma bela introdução sobre o que medo têm de tão interessante que nos faz ler livros de suspense/terror/horror. As ilustrações combinam com o enredo de cada conto, e por fim a diagramação é boa. Um livro que vale a pena ter, pela qualidade e por ser muito bom.


 

3 comentários

  1. Ah, a parte triste de livros com vários autores é esse: nunca será um livro totalmente ótimo. Sempre terão aqueles contos que irão nos surpreender, mas também haverá aqueles mais "sem sal", digamos assim :( mas de qualquer maneira, é sempre muito interessante ler esse tipo de livro, até pra conhecer a escrita do autor e tal :D

    Beijos,
    leeh - hangoverat16

    ResponderExcluir
  2. Adoro Edgar Allan Poe, gostei do livro, vou pesquisar pra comprar.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bons tambem alguns contos de lovercraft como nas montanhas da loucura, a cor que veio do espaço e a casa abandonada (esses pesados ate pela linguagem cansativa)

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!