O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett - Viaje na Leitura

01/03/2013

O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett

Classificação
Sinopse:
Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary,uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa é uma mansão nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos.


Um livro lindo tocante e ao mesmo tempo serve para o público de qualquer idade.

Mary era uma garota mimadinha até que sua família morreu em uma epidemia. Sem parentes na Índia a menina viaja até a Inglaterra e vai morar com o tio de que não se lembra nunca ter visto e ouvido falar.

As regras impostas pelo tio são muito duras, inclusive dela não poder andar nos outros corredores na mansão. Limitada a poder somente se divertir nos vários jardins, ela passa a ter mais contato com a natureza, tomar sol e brincar sozinha, coisa que não fazia na Índia.
Um dia ele descobre que há um jardim secreto que seu tio o deixa trancado há mais de 10 anos e não deixa que ninguém entre lá. E nesse ponto a história toma rumo. Mary começa sua busca por esse jardim secreto enquanto vai se tornando uma pessoa melhor.

A autora usou ótimas metáforas no livro para nos indicar algumas coisas da vida, e não deixando cansativo para as crianças que leem e os adultos que fazem o mesmo.

Esta obra possui várias adaptações e aconselho ver uma delas após ler este livro. Na versão que eu li (publicado por um selo da Cia. de Letras), há uma introdução e um pósfácio, que ambos são repletos de fatos interessantes sobre a obra, a autora e sobre o desenvolvimento de partes da história em diferentes pontos de vista. Caso você não sabe a história, eu recomendo ler ambos após terminar de ler a obra, pois contém várias teorias sobre determinados momentos da trama.

Me supreendi com este livro e mal posso esperar para ler outro livro da autora. Veja a resenha que a Thaís escreveu desse livro AQUI na edição pela Dracaena.

 

5 comentários

  1. Eu li A Princesinha da mesma autora e é também maravilhoso, uma história inocente e tocante, tenho muita vontade de ler esse.
    Obs: Os dois filmes, tanto o Jardim Secreto quanto A Princesinha estavam entre meus filmes favoritos na infância.
    http://hobbyecletico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sabe que esses dias mesmo estive olhando a sinopse desse livro. Tenho um desejo meio que de infância de lê-lo, uma vez que nunca vi o filme inteiro, acredita? Eu via partes, daí outro dia via outras partes assim sem querer e por acaso. Nunca sentei para assistir, nem sei por quê, já que eu sempre quis vê-lo por inteiro. A história parece ser linda, e acho que o livro me encantaria ainda mais que o filme, pelo menos neste momento da minha vida.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Caramba agora estou com muita curiosidade de ler, tenho visto muita resenha positiva sobre ele, até então não tinha nenhum interesse, mas agora...

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia o livro, mas parece legal *-* Me lembrou Nárnia UHAUHAUH não sei pq. Acho que isso de ir morar com o tio, lugar secreto e tal.
    Fiquei curiosa pra saber mais :D

    Beijos,
    Leeh
    Hangover at 16

    ResponderExcluir
  5. A história, pelo que li no seu relato é a mesma contada no filme. Você pode confirmar se é isso mesmo? Amo o filme e fiquei curioso para saber.

    Beijos

    Jay

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!