Cuco - Julia Crouch - Viaje na Leitura

02/04/2013

Cuco - Julia Crouch



Classificação
Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

 O final vale mais que todo o livro. A frase da contra capa sempre me chamou a atenção (Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos...). E com essa frase já captamos um pouco de como será o livro.

Os personagens cuja autora criou foram ótimos. Suas personalidades foram mantidas até o final, sem nenhuma "bipolaridade" de algum personagem. Odiei muito Polly durante a leitura, mas a amei no final. Polly é a estrela do livro, em seus poucos momentos de aparição todos tinham um elo com ela, e esse elo poderia ser de diversas maneiras e com alguns sentimentos, como por exemplo desconfiança da parte de Gareth marido de Rose.

Sim, Rose é muito otimista para não dizer estúpida. Sua vida familiar vai se modificando a ponto de não conseguir mais restaurar o controle. Seu marido distancia-se dela, sua filha age de uma maneira diferente. E nada de perceber que algo está acontecendo. Mas não liguei muito pra isso. Queria realmente saber como seria o desfecho deste livro.

E foi um dos melhores desfechos que li. Me pegou desprevenido, faltam livros com desfechos desse tipo. O ínicio foi monótono, mas depois que a autora acerta a mão você não quer largar mais. Quer saber o que está acontecendo, qual o motivo de uma família que parecia perfeita estar repelindo sua matriarca.

Só não virou favorito pela mesma razão que gostei muito dos personagens. Rose. Rose é muito lerda e não percebeu o problema real antes, e é difícil encarar que realmente existe pessoas como Rose no mundo afora. Recomendo se você ficou curioso com a trama, mas alerto que você pode ter opiniões diferentes da minha.




7 comentários

  1. Oi Lipe!

    Faz algum tempo que estou com esse livro aqui, mas ainda não consegui lê-lo.
    A sua resenha me deixou bastante curiosa! :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lipe,
    Tenho lido as resenhas desse livro enão nego a curiosidade e ao mesmo tempo receio em lê-lo. O tenho em minha estante mas ainda não me aventurei por suas páginas.

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Esse livro esta na minha lista de espera e pela sua resenha irei gostar muito...parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro, mas parece bem legal!
    Vou procurar por ele!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Cuco sempre me chamou a atenção, e já li várias resenhas positivas sobre ele. Tá na hora de criar vergonha e comprar.
    Ótima resenha, abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lipe, tudo bem?
    Concordo com você. A Rose é lerda demais e a passividade dela me irritou completamente durante a leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lipe!
    O final me frustrou muito, não por ser ruim, mas porque eu esperava uma reação maior sabe? Uma volta por cima, uma voadora sei lá hahaha. A Rose me deixou MUITO irritada. E concordo com você, a Polly é mesmo a estrela do livro!
    Adorei a sua resenha

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!