O Caçador - Ana Lúcia Merege - Viaje na Leitura

01/05/2013

O Caçador - Ana Lúcia Merege



Classificação


Sinopse: 
Muitas eras atrás, num reino cujo nome ficou esquecido, um caçador recebeu uma estranha ordem de sua rainha: escoltar a princesa até a floresta e ali matá-la, levando o seu coração como prova de que a missão fora cumprida. Todos sabemos o que aconteceu a partir daí... mas apenas no que se refere à princesa. O que teria acontecido com o caçador? Repleto de aventura e evocando, ao mesmo tempo, a magia dos contos de fadas, este livro mostra também a viagem de aprendizado de um jovem em busca de sua identidade: uma jornada às vezes dura, às vezes divertida, mas que, mais cedo ou mais tarde, todos nós somos levados a empreender.


 Todos nós de uma forma ou de outra, através dos pais, avós, tios, livros e filmes, já tivemos algum contato com o mundo dos contos de fadas que influenciam nossas vidas e nossos sonhos. Meninas sonham serem princesas com seus vestidos e tiaras; meninos em serem príncipes em seus cavalos lutando contra qualquer perigo. E todos nós também sabemos o que sempre acontece com o casal no final: Vivem felizes para sempre.

Mas... e os outros personagens? Os famosos secundários?

Nesse livro, Ana Lúcia Merege conta a história não de uma princesa com algum tipo de maldição ou de um príncipe e seu reino, mas sim do caçador. Aquele da história da Branca de Neve que deixou que ela conseguisse viver sua história com final feliz.


“Era a primeira vez que sentia o gosto da vingança, que lhe sabia tão bem quanto um naco de carne fresca. Com as experiências que tivera, as dores recentes e antigas acumuladas até o ponto máximo, ele passara a desprezar todos os homens.” Pág. 74

 Na história, o caçador com sua boa índole acaba sofrendo as consequências da crueldade humana e acompanhamos o seu desenvolvimento: de um jovem que aprendeu a buscar comida na natureza e servia a rainha à um homem com desejo de constituir uma família completa. 
 
Não fora isso que eu esperava da história, pois até então eu havia começado a ler sem ter dado uma olhada na sinopse. E qual foi a minha surpresa ao perceber os entrelaçamentos da vida do caçador com as histórias dos contos de fadas?


 Branca de Neve, A Bela e a Fera, Cinderela, João e o pé de feijão, enfim há muitas histórias e diretamente ou indiretamente, o caçador influencia de alguma forma o rumo delas. Nenhum personagem possui um nome e é identificado pela sua profissão ou característica e conforme lemos, descobrimos de qual conto eles pertencem. O livro é curto, com 99 páginas divididas em três capítulos, cada um com uma pequena ilustração acompanhando o título. 


 Recomendo. É uma leitura rápida que nos faz refletir um pouco sobre a humanidade. Apesar da época já distante, os mesmos problemas persistem, às vezes até piores e nem todos conseguem um final feliz.


7 comentários

  1. Obrigada pela leitura e apreciação. Fico feliz que tenha gostado! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro contos de fadas e tudo relacionado (sou fã da série Once upon a time). Fiquei com vontade de ler esse livro, acho legal recontar a história pela visão de um personagem secundário.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. OMG! Eu quero, já estou indo pesquisar preços, adoro obras que envolvam direta ou indiretamente os contos de fadas e estou precisando ler algo assim curto e bem elaborado!

    ResponderExcluir
  4. Gostei dessa nova visão, é bom saber o que acontece com os personagens secundários, afinal eles não congelam ali e fim. XD
    Vou procurar, apesar de não ter curtido a capa.

    ResponderExcluir
  5. Ansiosa pra ler,adorei a indicação. Principalmente por ser nacional ^^

    http://joicy-santos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que interessante. Ver a história pelo lado do Caçador deve ser muito bom. Gosto de livros curtos, desde que o autor consiga desenvolver sua proposta, que é o caso da Ana, pelo que pude perceber.

    Beijos

    http://afabricadiversaoearte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sinopse, espero colocar minhas mãozitas neste livro! Gosto de releituras de contos de fadas.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!