A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan - Viaje na Leitura

28/07/2013

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

Classificação
Sinopse:
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.
Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler.
Mas Jannon é curioso...

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra  me convidou a ser apreciado pelo título! Imagine só, uma livraria 24 horas! Um sonho! Depois, que capa linda é essa? A Editora Novo Conceito ainda mandou com uma capa lindíssima para o mesmo...

Infelizmente a leitura não foi de todo espetacular, teve seus altos e baixos. A nota que dei foi mais pela excentricidade do livro e pelo mote apresentado, porque a narrativa e o desenvolvimento é muito fraco. Primeiro, temos um web-designer desempregado que desesperado pela situação financeira termina por aceitar um trabalho em uma livraria, não qualquer livraria, mas uma excêntrica livraria que funciona 24 horas por dia e tem digamos, clientes raramente, e quando os tem, são leitores obstinados e mais estranhos e misteriosos que a própria livraria.

Mr. Penumbra trabalha oito horas por dia na livraria, oito horas outro funcionário e oito horas (noturnas) fica com Clay. Ele teve a sorte (se é que podemos chamar de sorte) de ficar com o horário mais sombrio, já que provavelmente haveriam poucos clientes e o lugar em que ficava a livraria era nada movimentado, quais seriam as chances de receber novos clientes? Provavelmente nula. Então, nosso protagonista se enreda em atrair novos leitores e possíveis compradores para a livraria, o que ele não esperava era encontrar alguém com quem dividir suas suspeitas ao negócio livreiro que parecia não faturar o suficiente para pagar seu salário. Qual seria esse negócio? Alguma fachada para um assunto suspeito e sombrio? Porque ele não pode sequer chegar perto de alguns livros antiquíssimos? Porque tem que anotar detalhes e características dos poucos frequentadores da livraria?

Começa então, uma desenfreada busca por respostas, com uma funcionária inteligentíssima do Google, poderá esse casal descobrir as respostas que estão procurando? Terá o mistério da livraria algo muito mais fantástico e maior? O tema é fantástico, uma pena que a obra em si não foi conduzida por uma escrita mais cativante e por um enredo mais conciso e fluente, de qualquer forma, a leitura me entreteve por algumas horas e me instigou a imaginar minhas próprias aventuras por enredos semelhantes!

Você leu e gostou? Ou não gostou? Ainda não leu? Deseja ler? Sua experiência de leitor é extremamente importante, compartilhe com a gente!

Aguardo comentários!




7 comentários

  1. Nome: Bruno Valério

    Resenha incrível... eu tenho mas ainda não li... mais com uma resenha dessas vou ler logo logo

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha ^_^
    É bom ler mais de uma sobre o mesmo livro para ter uma boa noção do que poderemos encontrar pela frente numa leitura. Outras que já li também enfatizaram esses problemas, mas ainda assim estou curiosa com o livro XD

    ResponderExcluir
  3. Compartilho de sua opinião, o livro entretém, mas está longe de surpreender e de ser algo fora do comum. O enredo é fraco e falta "corpo". Quanto à narrativa, achei que flui com facilidade, não achei péssima, mas não se destacou em momento algum. Mas a informalidade e objetividade foram favoráveis a uma leitura rápida.
    Enfim, não foi um livro daqueles memoráveis. Foi apenas um livro divertidinho.

    Um beijo! Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais,
    Uma pena ele não ser nota 10, e olha que li uma resenha que me motivou e muito a lê-lo. Agora realmente terei que tirar a prova para ver se vai agradar o meu gosto.

    Beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaís.
    Me deixei ganhar pela capa e pela temática também e comprei esse livro na versão digital numa boa promoção da NC.
    Mas é bom saber que o livro não é lá essas coisas, assim não crio tanta expectativa!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. O livro me chamou a atenção pela capa da primeira vez que vi, mas depois de ler a sinopse já não me agradou, e sua resenha me conrfimou isso, não um do slivros que vão para a minha lista de desejados por enquanto.


    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estava até um pouco curiosa para ler este livro, mas a animação passou assim que li sua resenha... D:
    E isso é bom, afinal, já tenho livros demais pra ler, haha.
    Ótima resenha.
    Beijos

    (✌゚∀゚)☞ Me in the Bucket

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!