Banidos - Sophie Littlefield - Viaje na Leitura

24/07/2013

Banidos - Sophie Littlefield

Olá viajantes!
Hoje começa mais uma nova etapa do Viaje na Leitura, estamos em constante crescimento, sempre procurando manter uma equipe literária animada e com a verdadeira paixão pelo que mais gosta: livros. A partir de hoje contaremos com a Carol, nova colunista do blog, fiquem à vontade em ler a resenha dela e dar as boas vindas!



Classificação


Sinopse
Não há muitas coisas pelas quais valha a pena viver em Gypsum, Missouri, ou Trashtown, como os garotos ricos costumam chamar o bairro decadente onde mora Hailey Tarbell, dezesseis anos. Hailey acha que nunca vai se ajustar, nem com os garotos populares da escola, não com os rejeitados, nem mesmo com a avó cruel e doente que vende drogas no porão de sua casa. Hailey não conheceu a mãe, já morta, e não tem idéia de quem era seu pai, mas pelo menos ela tem o irmão adotivo de quatro anos de idade, Chub. Quando fizer dezoito anos, Hailey planeja levar Chub para longe de Gypsum e começar uma nova vida onde ninguém possa encontrá-los. Mas quando uma colega se machuca na aula de ginástica, Hailey descobre o dom de cura que ela nunca soube possuir e que não pode mais ignorar. Ela não só é capaz de curar, como pode trazer de volta à vida pessoas que estão morrendo. Confusa com seus poderes, Hailey procura respostas, mas encontra apenas mais perguntas, até que uma misteriosa visitante aparece na casa de sua avó alegando ser Prairie, sua tia. Há pessoas dispostas a tudo para manter Hailey em Trashtown, vivendo um legado de desespero e sofrimento. Mas quando Prairie defende Hailey e Chub de invasores armados que invadem a casa de sua avó no meio da noite, Hailey precisa decidir onde colocará sua confiança. Serão o passado de Prairie e o segredo que ela enterrou há muito tempo, e que a levou a deixar Gypsum anteriormente, capazes de arruinar todos eles? Porque, como Hailey vai descobrir logo, seu poder de curar é apenas o começo. Este suspense emocionante da escritora Sophie Littlefield traça um caminho de uma pequena cidade do Missouri até a cidade grande, enquanto Hailey enfrenta um mal maior do que ela jamais imaginou e descobre poderes que nunca soube que tinha.

Banidos - Sophie Littlefield - 240 páginas - Underworld


“Banidos” é um livro que chamou a minha atenção pela capa. Confesso que fiquei apaixonada por ela e não via a hora de iniciar a leitura. Foi uma surpresa me deparar com uma trama repleta de violência, dor e amargura. Até mesmo Hailey, uma jovem de 16 anos tem uma visão um pouco cínica do mundo, graças ao meio em que vive, que quase beira a miséria, a sua avó horrorosa, a sua exclusão dos grupos da escola e a falta de segurança dentro da própria casa.

“Eles eram chamados de “Morries” por causa da rua Morrin, principal via que cortava a Cidade do Lixo, que era como todo mundo chamava o bairro pobre da periferia de Gypsum, menos de um quilômetro além da nossa casa. Não sei quem começou a chamá-los por esse apelido, mas se houve algum tempo em que os garotos da Cidade do Lixo se misturavam com os Limpos na escola, esse tempo pertencia a um passado muito distante”. (p.14)

A avó de Hailey é o personagem mais vil do livro. Violenta com a garota, esconde toda a verdade sobre suas origens e está sempre tentando se dar a custa de todos inclusive Hailey, seja vendendo drogas ou com planos mais maquiavélicos e elaborados, esse personagem é forte e totalmente sombrio.

“Minha avó fumava um maço e meio por dia... Os cigarros custavam quase metade do que eu havia gastado comprando comida, mas eu nem me atrevia a sugerir que ela parasse. A única vez que tentei, ela me deu uma bofetada no rosto, e foi tão rápida e tão violenta que fiquei sem ar”. (p.22)

A avó ainda tem dois clientes que vivem dentro de sua casa: Dunston Acey e Rattler. Esses dois causam incômodo a Hailey o tempo todo e o leitor fica torcendo para que a garota consiga escapar desse mundo.

“Comentava-se que Rattler fazia coisas com as mulheres. Coisas terríveis, coisas que as deixavam abaladas internamente e machucadas no exterior”. (p.29)

Chub é o irmãozinho de Hailey e a única luz em sua vida sombria, até que acontecimentos inusitados revelam a garota sua verdadeira origem, e que ela não está sozinha no mundo, que tem uma tia capaz de ajudá-la e salvá-la de um destino terrível. Alguns personagens como Anna e Kazimierz trazem um pouco de leveza a história, equilibrando um pouco os sentimentos de inquietação causados ao leitor.

O início do livro é parado, repleto de descrições fortes sobre as pessoas e o ambiente. É apenas quando sua tia e sua origem são desvendadas, que a ação realmente começa. E eu quero dizer ação mesmo: fugas mirabolantes, sangue, mortes. A autora não poupou adjetivos nas descrições.

Um livro impactante, com um toque de sobrenatural e que mantêm a adrenalina do leitor sempre em alta. Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Existem alguns detalhes internos que enriquecem o livro, como o padrão desenhado no início de cada capítulo. A capa como comentei anteriormente, chamou a minha atenção de imediato.
Espero que tenham gostado da resenha.

Aguardo comentários.

Carol



 Olá, meu nome é Carolina, mas meus amigos me chamam de Carol ou Lina.Tenho 29 anos, sou farmacêutica, mestre em saúde coletiva e atualmente trabalho com pesquisa clínica, que é uma área que eu amo. Adoro assistir filmes e séries, fico alucinada procurando os novos episódios. Amo ler diversos gêneros literários. Não tenho um gênero favorito, apesar de ler com mais frequência literatura infantojuvenil.






7 comentários

  1. Oi Carol, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas achei a capa linda mesmo. Tem um tom misterioso que te deixa intrigado.
    Mas que família essa menina tem hein? Imagino o sofrimento que ela tem que passar por conta desse "saudável" ambiente familiar. Fiquei curiosa em saber sobre as origens da Hailey, do causa de seus poderes de cura.

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa =D.

    ResponderExcluir
  2. Eu li e achei exatamente isso, ele tem uma atmosfera estranha...uma pena a editora não ter se pronunciado mais sobre os títulos...

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  3. Carol
    Tinha visto o livro, mas não sabia do que se tratava!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Nossa não esperava que o livro fosse assim... gostei demais da sinopse e mais ainda da resenha!
    é bom dar uma mudada de ler romances e ver algo assim, mais forte e intenso!
    Gostei! :D
    beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A capa é muito linda mesmo! Gostei da sinopse, mas nada demais, no entanto, quando li os pequenos trechos que você quotou e seus comentários, me interessei de verdade. Estou sentindo falta de algo um pouco (só um pouco :c) perturbador e intenso. Vou colocar na wishlist :D
    Beijos ;*

    (✌゚∀゚)☞ Me in the Bucket

    ResponderExcluir
  6. Pelo que pareceu, o livro é meio forte. Mas adorei a resenha, e fiquei curiosa pra ler!

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol, bem vinda a equipe do VnL.
    Gostei da resenha e fiquei mais curioso para ler esta história. Gosto muito de livros impactantes, e essa capa é muito bonita.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!