Resenha: BULLYING - Matando aula - L. L. SANTOS - Viaje na Leitura

30/09/2013

Resenha: BULLYING - Matando aula - L. L. SANTOS

"Bullying - matando aula" do escritor nacional L. L. Santos é um retrato do pior lado que a sociedade têm a oferecer. Através da história, o autor discute através de cenas fortes, violentas e até mesmo cruéis, problemas que o mundo enfrenta dia a dia.

"Ninguém ali sabia o que estava mesmo ocorrendo dentro de uma das salas do terceiro andar.... Tudo o que se sabia , era que um monstro havia entrado na sala de aula. Um monstro...". (p.11)

O monstro, um homem mascarado, cheio de cicatrizes e cruel é a representação desses problemas: a prostituição, o vício em drogas, os ambientes familiares desestruturados e tóxicos.



"Ela acreditou que tinha visto os olhos por debaixo daquelas lentes redondas e escuras. E que eles diziam somente uma palavra: morte". (p.18)


Os jovens dessa sala de aula, na maior parte deles, não demonstram uma centelha de esperança. Antes da entrada do mascarado, observamos um histórico impactante: temos prostituição de modo aberto e de conhecimento geral, um pátio que mais parece um cenário de um documentário da vida selvagem, com caça e predador, onde reina a lei dos mais fortes.

"A juventude estava perdida. Nada mais havia a fazer. A escola que deveria comportar cérebros e corpos sãos, detinha na verdade, mentes em declínio em corpos dominados pela loucura social". (p. 60)


Um livro com uma narrativa coesa, bem desenvolvida e sem meias palavras. Todos os personagens são descritos livres de "enfeites", trazendo em suas personalidades facetas que chegam a assustar o leitor.

"Bullying" é uma trama impactante que com certeza não irá agradar a todos os leitores. Um jogo de sobrevivência, onde aqueles que chegam até o final também não são os vencedores.

Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Encontrei uns dois errinhos de grafia, mas nada que interferisse na leitura. A capa é totalmente relacionada ao conteúdo, deixando claro a visão geral do livro.


"Vejam as crianças que percorrem quilômetros a pé, no lombo de mulas, carroças ou no colo da mãe ou do pai. Dezenas de quilômetros para adentrarem em uma escola onde não existem telhado ou paredes. Onde a professora em muitos casos não tem uma lousa. E dá aula para uma quantidade de alunos e alunas. E muitas vezes, na mesma sala (se é que pode realmente ser chamada de sala), tem o dever de ensinar simultaneamente matérias diversas para séries diversas...". (p. 299)



Edição: 0
Editora: Clube de Autores
ISBN: 0
Ano: 2012
Páginas: 301
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4/5

5 comentários

  1. Carol, parece ser um livro bem real, que mostra a realidade, apesar de ser ficção. Creio que por ter essa parte do real, seria uma leitura que gostaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem com você?
      Olha só, esse livro é um "tapa na cara"... o autor não poupou descrições e detalhes sobre a violência, que infelizmente é uma realidade para muitos.
      Beijos

      Excluir
  2. já li alguns livros que retrata o tema ,eu me interesso muito minha tia trabalha com crianças que já sofreram bulling e eu mesma já passei por isso, gostei da sua resenha está de parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Sua tia tem um trabalho fundamental, pois como você bem sabe, a pessoa que sofre bullying acaba ficando sensibilizada diante dessa situação.
      Caso você leia esse livro, me conte o que achou ok?
      Beijos

      Excluir
  3. Gostei muito da resenha e o livro parece ser bem legal, gosto de assuntos que estão sendo discutidos e espero que esse livro seja inspirador para quem sofre esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!