Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes - Viaje na Leitura

18/09/2013

Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

O livro "Como eu era antes de você" é uma lição de vida. Sem dúvida o leitor terá sentimentos contraditórios: irá chorar, rir, sofrer e amar.

A história começa em 2007, quando Will Traynor sofre um acidente que muda a sua vida. Temos uma visão breve de como sua vida é dinâmica, pulsante e intensa. 

Depois disso, o livro salta para 2009 e irá mostrar a vida de Louise, uma jovem de 26 anos que sustenta a família através de seu salário de garçonete, até o momento em que o estabelecimento fecha.

"Eles dependiam do meu salário. Treena ganhava quase nada na floricultura. Mamãe não podia trabalhar, pois tinha de cuidar do vovô e a pensão dele era mínima; papai estava sempre tenso em relação a seu emprego na fábrica de móveis. Fazia meses que o patrão vinha resmungando sobre um possível corte de pessoal". (p.16)
A dinâmica da família de Louise é um dos pontos marcantes da trama: mesmo não intencionalmente eles a tratam com descaso, seja com brincadeiras ou piadas sem graça ou com a clara diferença que eles fazem entre as duas irmãs: Louise e Treena, sendo que Treena, além de ser mais nova, é mãe solteira e ainda se acha merecedora de privilégios, mesmo que esses venham as custas de Louise:

"...isso, na verdade, não mudava muito as coisas: no caso do meu pai, ele parou de me chamar de "gordota" e, quanto a mamãe, passei a ter uma caneca de chá a minha espera quando chegava em casa. Para Patrick e minha irmã, eu era a mesma: ainda alvo de piadas, e a recebedora de beijos, abraços e maus humores". (p.58)
"Treena era assim. Ela achava que era seu direito. Mesmo depois de Thomas ter nascido, ela continuava se considerando a caçulinha da família e tinha o sentimento bem arraigado de que o mundo girava ao redor dela... Quase vinte anos depois, nada mudara. Tínhamos de cuidar de Thomas para Treena sair; dar comida a ele para Treena não se preocupar; comprar mais presentes de Natal e aniversário para ela já que "ela não pode comprar por causa de Thomas"". (p.122)

O relacionamento de Patrick e Louise também é complexo. Inicialmente têm-se a impressão de que Louise acomodou-se, e não se importa que Patrick seja tão egocêntrico como a sua família. 
A família de Will é composta por Camilla Traynor, sua mãe, Steven seu pai, sua irmã Georgina e Nathan, o enfermeiro que cuida dele.

Inicialmente, quando Camilla contrata Louise, o leitor fica indagando porque contratar alguém sem experiência ao cargo, para uma função tão importante. Fica claro que é a personalidade de Louise, sempre tagarela, excêntrica para se vestir e honesta que vai ser seu diferencial, pois Will tornou-se uma "sombra" do que era antes do acidente: ácido, mau-humorado e até mesmo um pouco depressivo. Apesar do começo difícil são as pequenas interações entre os dois que vão ganhando espaço na vida de Will e no coração dos leitores, que acabam torcendo para que a autora foque o livro cada vez mais em cenas que ambos aparecem.

- Sabe, você não se veste como alguém daqui. Sempre espero ansioso a próxima combinação maluca de roupas com que vai aparecer". (p.89)

Camilla Traynor é uma mulher que age com uma mão de ferro, dando a impressão de que não tem coração, seja devido ao acidente do filho ou até mesmo antes dos acontecimentos. Mas a verdade é bem mais complexa do que isso. Vemos uma mulher forte que se sente impotente em meio a uma situação que não consegue controlar, que sofre em silêncio por sua vida. 
Um dos fatores marcantes do livro foi a possibilidade do leitor conhecer através de capítulos narrados por Camila, Steven, Nathan e até mesmo Treena os sentimentos desses personagens e como eles enxergam os acontecimentos.

"Foi só quando trouxemos Will de volta para casa, depois que o anexo foi adaptado e arrumado, que encontrei algum sentido em tornar o jardim bonito outra vez. Precisava dar ao meus filho um lugar onde olhar. Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria... Uma promessa tácita, se preferir, de que existe algum maior, um futuro melhor". (p.98)

O livro traz ao leitor lições inesquecíveis, não apenas de como "viver" a vida diariamente, mas através das nuances dos dois personagens principais Louisa e Will, mostra os melhores lados do ser humano: sua fé inabalável, a capacidade de amar, perdoar e seguir em frente.
A autora ainda discute temas importantes, como o suicídio assistido, a dificuldade dos deficientes na integração da sociedade sem ferir a sua independência, a compreensão da sociedade sobre esses indivíduos e a capacidade de superação. 
"Como eu era antes de você" é uma leitura de conteúdo forte, emocionante e extremamente marcante.
Em relação a revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa passa uma sensação de liberdade e paz, sensações essas que combinam com a trama.

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573299
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Beatriz Horta
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4

17 comentários

  1. Estou com esse livro para ler a algum tempo (emprestado até) e não li por não ter terminado outro que iniciei antes... Sei que é lindo, e triste, mas deve passar uma lição de vida inesquecível. Amo livros assim, que faz pensar, refletir. Cada livro tem algo a passar, e isso é o que mais vejo. E esse deve ser uma mensagem linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira!
      Sim, o livro é lindo e tem uma mensagem incrível. O que eu gostei muito no "Como eu era antes de você" foi entender a história dos dois protagonistas com a visão geral, de seus familiares, seus traumas pessoais, seu passado, presente e futuro. Foi uma trama muito bem escrita.
      Beijos

      Excluir
  2. Quero taaaaaaanto ler esse livro *-*
    Está na minha listinha de compras!
    Quase comprei na Bienal, mas já tinha gastado tanto...

    Ele é bem triste, mas a proposta é tão maravilhosa! Fico feliz que tenha gostado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliana, tudo bem com você?
      O livro é lindo e é impossível não se emocionar em algum momento da leitura. Espero que leia em breve e venha nos contar o que achou ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Estou doida para ler esse livro Carol, parece ser lindo!
    Amei a sua resenha, me deixou ainda mais empolgada.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh!
      O livro é lindo sim, não tem como negar rs.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos

      Excluir
  4. Muito bom!!!!!! adoro livros que nos inspiram e nos fazem pensar e refletir sobre boas coisas e através dele aprender belas lições de vida que nos motiva cada vez mais a viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Com certeza "Como eu era antes de você" inspira o leitor. Às vezes não damos valor a situações que damos como certa, como andar, se mover, ter independência e aparece um personagem que te dá um tapa na cara... Sem dúvida isso acontece no livro rs
      Beijos

      Excluir
  5. Oi xará! hahaha

    Antes de mais nada, parabéns pela resenha, gostei muito!
    Então, eu não li nem o outro livro da autora, A Última Carta de Amor, mas fiquei bem interessada nesse.
    Foi a primeira resenha que li desse livro, eu tento evitar ler muitas resenhas do mesmo livro para que assim não receba spoilers não intencionados.
    Fiquei muito empolgada com o livro, as vezes é bom lermos livros que nos passam alguma lição e aprendamos assim com isso.
    E tô sentindo que vou me emocionar e muito com essa história hein?! hahaha

    Assim que eu ler, volto aqui e digo o que achei xD

    Beijinhos,
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará, tudo bem com você?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ;)
      Pois é, algumas resenhas contêm spoilers e não tem o aviso antes, é triste isso, acaba estragando a "magia" da leitura.
      Sim, acredito que você irá se emocionar com o livro rs.
      Espero mesmo que volte para me contar o que achou do livro.
      Beijos

      Excluir
  6. Todo dia eu olho pro meu livro aqui e fico pensando se já to preparada pra me emocionar com ele, a cada resenha que leio tenho a certeza que vou chorar muito, fico imaginando Will na sua antiga vida e agora depois do acidente! Acho que Louise fará a diferença na vida dele. É muito bom leituras que nos emocionam e nos dão uma lição de vida, amor e superação...não vejo a hora de me emocionar e chorar muito lendo esse livro lindo! Parabéns pela resenha tão emocionante, quanto o proprio livro deva ser! Bjão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem com você?
      Fiquei muito feliz em saber que a resenha te emocionou :)
      Eu particularmente tenho que estar em um "estado de espírito" para ler livros emocionantes, senão passo uma semana chorando por nada (sim, isso já aconteceu rs).
      Espero que quando terminar a leitura, venha me contar o que achou ok?
      Beijos

      Excluir
  7. Eu já havia visto esse livro com uma amiga,mas não sabiá que era tão interessante,tenho certeza que ficarei emocionada kk vou atrás para ler,gostei muito da sua resenha . parabéns bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bem?
      Pois é, confesso que o livro me enganou um pouco antes de ler a sinopse, pois pela capa achei que seria mais romance.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que venha me contar o que achou do livro.
      Beijos

      Excluir
  8. Amei o livro, por sinal eu acabei de ler o livro e estou com os olhos vermelhos de chorar, um nó enorme na garganta, uma raiva...Mas é uma linda história, emocionante, realmente envolve todos os sentimentos, como sou romântica espera até a última hora uma mudança drástica no último minuto...a carta para ela...só de pensar estou voltando a chorar...bjos.

    ResponderExcluir
  9. Amei o livro, por sinal eu acabei de ler o livro e estou com os olhos vermelhos de chorar, um nó enorme na garganta, uma raiva...Mas é uma linda história, emocionante, realmente envolve todos os sentimentos, como sou romântica espera até a última hora uma mudança drástica no último minuto...a carta para ela...só de pensar estou voltando a chorar...bjos.

    ResponderExcluir
  10. Estou mas ultimas paginas, to sem coragem de continuar. Tem livros que temos vontade de devora-lo de um vez. Esse foi diferente... Amei desde o inicio, nem percebia as paginas passando e isso me apavorou. Queria prolongar o maximo possivel a leitura. Mas Cheguei na página 312 e resolvi parar pra respirar.
    Jojo Moyes mão precisava fazer isso.
    Não se fazem mais romances como antigamente.

    Simplesmente amando e odiando ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!