Resenha: A Maldição da Pedra - Série Reckless - Livro 01 - Cornelia Funke - Viaje na Leitura

23/09/2013

Resenha: A Maldição da Pedra - Série Reckless - Livro 01 - Cornelia Funke


"A Maldição da Pedra" é o primeiro livro da série Reckless, e têm como personagens principais Jacob e Will. 

"O escritório ainda estava como se fizesse uma hora, e não mais de um ano, que John Reckless havia se sentado na escrivaninha pela última vez. Na cadeira, continuava pendurado o casaco de tricô que ele costumava usar, e um saquinho de chá usado ressecava num pires ao lado do calendário, que mostrava as semanas de um ano já passado". (p.10)

Jacob descobre o segredo do pai ainda criança: um mundo atrás do espelho e aventura-se por anos escondido do irmão e da mãe nesse novo e misterioso universo, tornando-se um caçador de tesouros, treinado por Chanute, tendo como fiel companheira Fux, uma raposa falante que nas horas vagas é humana.

Doze anos depois após sua primeira incursão através do espelho, Jacob vacilara e Will o segue pelo espelho, e algo acontece com ele, sendo lançada uma maldição em que Will será transformado em um Goyl especial.

"Ele ainda via o rosto de Will surgir atrás dele no espelho, distorcido pelo vidro escuro. "Aonde você vai, Jacob?". Um voo noturno para Boston, uma viagem para a Europa, haviam sido muitas as desculpas ao longo dos anos. Jacob era um mentiroso criativo, assim como fora o pai. Dessa vez, porém, sua mão já pressionava o vidro frio - e Will, é claro, o imitara". (p. 14)

Os Goyls são governados pelo rei Kamin'en e o seu braço direito é Hentzau, um soldado. A Guerra reina no mundo dos espelhos: é uma disputa de poder entre Kamin'en e a imperatriz, Teresa de Austrásia
.

"Nem os homens nem os goyls viviam tempo suficiente para compreender que o ontem era gerado do amanhã tanto quanto o amanhã do ontem". (p.100)


Will e sua namorada Clara são jogados nesse meio, assim como os leitores. O livro, por se tratar do primeiro da série, peca um pouco em explicações. A maior parte dela são superficiais, faltam informações sobre os personagens secundários, assim mesmo como a própria maldição que afetou Will.

O mundo criado é incrível, repleto de seres extraordinários como os Goyls, fadas, anões, dragões e muito mais, um cenário perfeito para uma jornada sensacional.
"Ninguém sabia dizer quem ou o que ele era exatamente. As histórias sobre o alfaiate eram quase tão antigas quanto a Floresta Negra. Só uma coisa todos sabiam: ele tinha esse nome devido ao seu estranho hábito de confeccionar suas roupas com pele humana". (p.45)
O leitor também sente falta do lado emocional entre os dois irmãos. Desde o início fica claro a adoração de Will pelo seu irmão mais velho, mas há um distanciamento claro entre os dois desde a passagem de tempo e esse fator também não é muito desenvolvido no livro.

"Tudo o que realmente lhe dá medo ficou atrás do espelho. Mas Will veio pra cá e trouxe tudo com ele". (p. 135)

O livro têm o potencial de ser magnífico, mas ao final da leitura, a sensação que passa é de um livro bom, mas sem nada marcante. O final foi interessante e dá o gancho para o segundo livro, que provavelmente será uma longa jornada para os protagonistas.


Em relação a revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho espetacular. Cada capítulo possui uma obra de arte no início, demonstrando o tema do capítulo e deixando o leitor surpreso. A revisão foi muito bem feita. A capa não é atrativa, mas ao prestarmos atenção, existem alguns detalhes referentes à trama.




"Jacob ficou em pé sentindo os estilhaços. Como se Will tivesse quebrado o espelho". (p. 96)


Edição: 1
Editora: Cia das Letras
ISBN: 9788535919813
Ano: 2011
Páginas: 248
Tradutor: Sonali Bertuol
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3/5

11 comentários

  1. O livro parece ser excelente Carol e pelas fotos a edição ficou linda! Quero ler assim que der, adoro a CIA das Letras.

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, tudo bem?
      Pois é, o trabalho gráfico da editora é lindo demais. Infelizmente, achei que a trama ficou devendo um pouquinho.
      Beijos

      Excluir
  2. nossa amei a capa,caramba achei super interessante e você me deixou com um gostinho de quero mais,estou indo atrás dele agora para ler eu gostei muito <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bem?
      Eu realmente precisava mostrar alguns detalhes do livro para vocês rs
      Beijos

      Excluir
  3. Oi querida. Que imagens awesome *------------------------*
    amei,serei ousado e daria um 4. Adorei seu blog.
    Depois passa lá no meu. Tem entrevista nova ^^
    #seguindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ygo, tudo bem?
      Então, eu avaliei como bom por causa do desenvolvimento da trama mesmo. Apesar do livro estar visualmente deslumbrante, achei que faltaram algumas peças na história.
      Beijos

      Excluir
  4. http://ymaia.blogspot.com.br/2013/09/entrevista-com-joicy-santos.html?showComment=1379978318285#c6480633405735222639

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser muito bom. Uma aventura e tanto em que se metem.
    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      Sem dúvida é uma aventura. Conheceremos seres fantásticos que deixam o leitor intrigado.
      Me conte o que achou do livro, caso venha a ler ok?
      Beijos

      Excluir
  6. Que historia boa, adoro livro de aventuras, pena ser uma série, a gente fica doida pelo próximo livro e as vezes demora tanto pro seu lançamento, isso é que me desagrada nas séries de livros! Bjão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem?
      Pois é, ser uma série complica viu? A expectativa é sempre alta para lermos a sequência.
      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!