Resenha: "O Atlas Esmeralda" - Os Livros do Princípio - Livro 01 - John Stephens - Viaje na Leitura

22/10/2013

Resenha: "O Atlas Esmeralda" - Os Livros do Princípio - Livro 01 - John Stephens

"O Atlas esmeralda" é o primeiro livro da trilogia Os Livros do Princípio e é uma trama repleta de magia, com o foco nos três irmãos Kate, Michael e Ema que foram parar em um orfanato ainda crianças (Kate, a mais velha, tinha apenas 04 anos de idade).

Um dos pontos positivos dessa trilogia é a personalidade das três crianças: Kate é a responsável, que tem como tarefa principal cuidar dos irmãos; Michael é um geek que adora falar sobre anões e Emma, a caçula é briguenta, não tem medo de nada e adora implicar com Michael.

"Mas, se olhavam com mais atenção, notavam a ruga de concentração que tinha feito moradia em sua testa, a forma com que as unhas eram roídas até o fim, a tensão cansada em seus membros e, em vez de dizerem: "Puxa, que menina bonita", faziam um muxoxo e murmuravam: "Coitadinha". Pois olhar para Kate, por mais bonita que ela fosse, era ver alguém que vivia antecipando constantemente o próximo golpe que a vida ia lhe dar". (p. 17)
Por serem um trio que sempre causam confusões, são transferidos constantemente de orfanatos, passando por situações hilárias (como a fanática por cisnes, a Sra. Constance Lovestock). Os três irão parar em um orfanato que é uma velha mansão, em Cambridge Falls, e o mais curioso de tudo, é que não existem outras crianças por lá. O próprio cenário desse novo orfanato é um personagem vivo, pois as descrições fazem com que o leitor sinta-se ainda mais próximo das aventuras.

Abraham é o faz tudo da casa e junto com a Srta. Sallow cuidam da mansão. A partir do momento em que as crianças descobrem um importante livro são transportadas para um mundo onde existe gritões, uma maligna Condessa, crianças em perigos, anões, Gabriel e muito mais.
"São criaturas espantosas, os morum cadi. Nunca se cansam, não conhecem a dor, nem o medo, nem a compaixão. São possuídos apenas pelo ódio a todas as coisas vivas". (p. 79)

O leitor também conhece o incrível mundo dos anões, suas histórias e governantes. Um núcleo repleto de personagens maravilhosos como Robie McLaur e Wallace.
E é claro que não podemos esquecer do misterioso dr. Pym, um personagem que tem um papel fundamental na trama, tanto para explicar às crianças o que aconteceu com os seus pais como para salvar o mundo.

Um livro repleto de ação, magia e esperança. Temas como a ganância e os laços de sangue são discutidos durante o livro, de modo indireto, deixando a trama ainda mais rica em conteúdo. Três jovens que terão seu destino entrelaçado com o destino da humanidade.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa mostra vários elementos da história e ainda passa uma sensação de aventura ao leitor.


Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581050133
Ano: 2011
Páginas: 296
Tradutor: Lívia de Almeida
Skoob: clique aqui
Avaliação: 4/5

7 comentários

  1. São tantos livros que às vezes me sinto abobada! Gosto de tantos, e a cada um fico pensando em como vou ler tanta coisa. Acredito que esse livro é uma série e por ser série vou esperar ser lançado e saber como vai ser os livros posteriores, mas amei o mundo apresentado na resenha e o jeito dos irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      Pois é são muitos livros mesmo. O pior de tudo é que a cada mês que são lançados vários, meus desejados só aumentam kkk... eu não tenho certeza, mas acredito que essa série é uma trilogia, pois são três livros a serem encontrados e três irmãos. Mas irei pesquisar para ter certeza de que é isso mesmo ;)
      Beijos

      Excluir
  2. Já li esse livro faz um tempinho, e gostei tanto que li em 2 dias, e olha que quase não tenho tempo, mas era conseguir um tempinho no meio do dia e lá tava eu com ele nas mãos! Ótima leitura, eu amei, pena que nada do segundo livro ainda né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      O segundo livro já saiu sim, eu até já estou realizando a leitura dele ;)
      O nome dele é "A crônica de fogo"...
      Beijos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Sério Carol? Vou atras pra compra-lo então, porque eu não vi o lançamento dele não, bjão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Adriana! Estou deixando o link do livro no skoob para você ;)
      http://www.skoob.com.br/livro/333198-a-cronica-do-fogo

      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!