Resenha Nacional: "Herdeiros do Trono" - Vol. I - Elysanna Louzada - Viaje na Leitura

29/11/2013

Resenha Nacional: "Herdeiros do Trono" - Vol. I - Elysanna Louzada




Sinopse - PETRA é um mundo, moldado pelo Deus Criador, a partir da energia cósmica do universo, em que doze reinos foram unidos para serem governados por um único rei e uma única rainha. Justiça, amor e obediência às Leis da Criação eram os requisitos necessários a esses governantes. Enquanto essas virtudes permanecessem intactas, Petra seria um lugar de Paz. Uma guerra pelo poder, deflagrada pela Primeira Rainha, no entanto, abalou o Reino Unido. O Primeiro Rei e seus fiéis cavaleiros derrotaram a monarca, mas o equilíbrio inicial não poderia ser novamente restabelecido sob as mesmas bases. Milênios se passaram e as histórias dos Cavaleiros Sagrados foram tomadas como narrativas fantásticas. De todas as tradições esquecidas, entretanto, uma permaneceu intacta: todo monarca de Petra precisava sagra-se cavaleiro para ser coroado. Por isso, uma única instituição no Reino Unido atravessou os milênios, inabalável: a Academia de Cavaleiros. Uma escola militar na qual Pedro, Eloise e Isabel sonhavam estudar. Ao contrário de Tommy, um jovem pugilista, que desprezava a instituição.


Minha opinião - Quatro amigos. O destino de Petra e seus habitantes. Uma jornada de autoconhecimento. A escritora nacional Elysanna Louzada criou um mundo mágico, onde é possível encontrar anões, cavaleiros, batalhas e a grande luta do bem versus o mal. Mas o principal ponto do livro é a luta pela verdade, pelo amor, a fé por dias melhores e os sacrifícios que fazemos por aqueles que amamos.

"De todos as tradições deixadas pelo Primeiro Rei e seus cavaleiros apenas uma permaneceu intacta: todo monarca de Petra precisava sagrar-se cavaleiro para ser coroado". (p. 08)

"Herdeiros do trono" apresenta ao leitor quatro amigos que vivem no reino de Gazara: os gêmeos Pedro e Eloise e os irmãos Isabel e Tommy. Juntos desde criança, os quatro enfrentam as dificuldades do dia a dia de forma unida e solidária. Toda e qualquer pessoa que nasce fora dos doze reinos é considerada um mestiço e sofre grande preconceito, principalmente porque o governo atual incentiva essa distinção. Os jovens, sofrem isso diariamente na escola, principalmente graças à Estefáno e seu grupo de amigos valentões, gazares que impõem fisicamente a retirada dos mestiços da escola. Apesar do livro tratar de literatura fantástica, o leitor observa discussões sobre preconceito e exclusão social dentro dos reinos, de modo a refletir e transportar tais questões para a atualidade.

Tommy é aquele que não acredita mais na instituição do reinado e não quer saber da Academia de Cavaleiros. Desiludido graças a uma situação familiar do passado, desconta toda a sua frustração no pugilismo, onde realmente se destaca. Tem um ótimo coração, é generoso, amigo, leal e extremamente apaixonado. Sua irmã Isabel em alguns momentos parece o grilo falante: é a voz da consciência; pondera todos os prós e contras de determinada situação e tenta ser sempre o mais honesta possível.

Pedro é um jovem com um dom muito especial. Sua habilidade permite se conectar de uma forma diferente com os animais. Além disso, carrega sempre consigo muitas responsabilidades, sentindo-se culpado quando um de seus amigos podem se machucar. Eloise é curiosa, questionadora e muito inteligente.

É com esse grupo de amigos com personalidades tão distintas e ao mesmo tempo tão complementares que o leitor irá conhecer esse mundo fantástico.

O livro é dividido basicamente em três partes: a vida como eles a conheciam, a jornada pela verdade e a descoberta. Durante o desenvolvimento da trama, ainda observamos "flashbacks" que irão explicar alguns detalhes do grande segredo.

E se... a sua vida não fosse exatamente o que você conhecia até agora? E se... você tivesse um destino grandioso, responsável por mudar a vida de milhares?

São esses e outros tantos dilemas que os quatro irão enfrentar.

A trama foi muito bem construída, com descrições de locais e personagens secundários muito bem desenvolvidos. A história base do livro é fantástica: tem ganância, luta pelo poder, a eterna batalha entre o bem e o mal e muito mais.

Sendo o primeiro livro, "Herdeiros do Trono" contêm muitas informações centrais, mas em nenhum momento o leitor se sente "sufocado" pelo excesso de informação. Descobrimos junto com os jovens cada detalhe da verdade e como eles, temos tempo para absorver as novidades e assimilar o futuro.

Os personagens são carismáticos, cativantes e até mesmo os malvados são inesquecíveis. Existem muitos outros personagens além dos citados anteriormente, e tanto as suas personalidades quanto as suas histórias são descritas em detalhes. Rash e Onur Amyr são dois representantes dos anões por assim dizer, e suas personalidades são como água e óleo, fazendo com que sua dinâmica encante o leitor. Arnon, o misterioso cavaleiro também tem um papel muito importante na trama. Enigmático, honrado e apaixonado, ele será um guardião que fará de tudo por sua protegida.

Em relação à revisão, diagramação e layout o trabalho é incrível. Foi encontrado um único erro de digitação que não atrapalhou em nada a leitura. A capa é linda e definitivamente chama a atenção.

Uma trama envolvente repleta de aventuras e emoções. É incrível o modo como o leitor fica preso aos sentimentos desses quatro jovens, e observa o rápido amadurecimento deles. Seja o crescimento como indivíduo ou como herdeiro, os quatro transbordam emoções.

"No início era o nada. E do vazio o Criador concebeu a vida. Da energia cósmica do universo Petra foi moldada. Doze reinos nasceram para serem governados por um único rei e uma única rainha. Justiça, amor e obediência às Leis da Criação - esses seriam os requisitos necessários aos governantes do Reino Unido, e enquanto as virtudes permanecessem intactas, Petra seria um lugar de paz". (p.07)


Edição: 1
Editora: Ases da Literatura
ISBN: 9788591557202
Ano: 2013
Páginas: 352
Avaliação: 4/5
Skoob: Clique aqui

13 comentários

  1. Esse livro é tão complexo e gostei tanto que não sei como começar...
    Ele tem de tudo o que gosto, é ficção sobrenatural, há poderes, e aborda temas atuais importantes, e além de tudo trata sobre exclusão social e preconceito. Não li, mas ao ler sua resenha foi o mesmo de estar lendo o livro. Estou chocada por descobrir o tanto de livros bons lançados no Brasil e que desconhecia por completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras. Espero que tenha a oportunidade de ler o Herdeiros do Trono em breve. Depois me conta o que achou, viu? Beijos
      @ElysannaLouzada

      Excluir
  2. Gostei muito... pelas suas considerações o livro parece ser fascinante.

    ResponderExcluir
  3. Oie, o livro me pareceu bem interessante. Achei interessante ter esse grupo de amigos, pois isso sempre resulta em boas histórias.
    Não conhecia o livro, mas a narrativa é bem atrativa.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?
      O livro é bem interessante sim. Se você é fã do gênero, dê uma conferida ;)
      Beijos

      Excluir
  4. Obrigada Carol e toda a equipe do Viaje na Leitura por essa resenha maravilhosa. Estou muito contente com a avaliação de vocês. É muito significativo para nós, autores, ter esse canal de aproximação com os leitores. Obrigada pela disposição em resenhar o Herdeiros do Trono. Grande abraço.
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elysanna!
      Estou na expectativa pela continuação rs.
      Beijos

      Excluir
  5. Ótima resenha. O livro é tudo de bom, mesmo. Li e recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabio.
      O livro é muito bom mesmo, concordo com você!

      Excluir
  6. Ótima resenha. O livro é tudo de bom, mesmo. Li e recomendo.

    ResponderExcluir
  7. Que bacana. Sempre fico extremamente feliz ao encontrar um livro de literatura fantástica nacional que seja bem escrito. Vou procurar para ler.

    Beijos.

    Mariana Borges
    Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?
      O livro é ótimo! A autora realmente tem o dom de escrever de forma fluida, prendendo a atenção do leitor.
      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!