Resenha: "Paredes Vivas" - Rosa Mattos - Viaje na Leitura

21/11/2013

Resenha: "Paredes Vivas" - Rosa Mattos



Sinopse
Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente.
"Paredes Vivas" é um livro que mescla romance, mistério e sobrenatural. A trama conta a história de Mauren desde seus oito anos de idade quando perdeu o seu pai em um acidente de pesca. Se a jovem já era fechada, após a morte do pai tornou-se ainda mais introspectiva. Sua amada mãe Ione começou a sentir-se debilitada após a morte do marido e o cunhado Vicente começou a assumir mais responsabilidades no negócio da família.

"A morte de papai provocou uma cratera em meu peito, tão imensa que não houve atadura capaz de preenchê-la. Fiquei, para sempre, com uma dor tatuada na alma". (p. 13)

Foi na escola que Mauren encontrou um escape: o aluno novo Tobias, a desafiava para realizar aventuras e explorar locais à noite. Tobias é enigmático, sempre com olhares raivosos e disposto a brigar.

Um dos detalhes do livro que tornam a leitura em alguns momentos pouco críveis é a precocidade desses jovens tanto em suas conversas quanto em seus atos. Não é apenas Mauren que se porta como alguém mais velho na trama, Tobias também e os seus diálogos às vezes confundem o leitor, que acredita que são dois adultos conversando.

O livro vai focar na perda do pai de Mauren e em seu amor por sua mãe Ione, que a cada dia encontra-se mais fraca. Suspeitas são levantadas e cabe a Mauren e a Tobias investigar. Ganância, inveja, justiça e perdão são discutidos na trama, que ainda aborda o sobrenatural como consequência de uma brincadeira de criança.

O livro tem um desfecho muito bonito, que justificou o uso do sobrenatural na trama, que até o momento não tinha tanto destaque.

Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. A capa é linda e chama a atenção de imediato.

A escrita da autora é fluida e poética, fazendo com que o leitor mergulhe na história. A trama é bem desenvolvida, com um bom desfecho.

Edição: 2013
Editora: Dracaena
ISBN: 9788591559701
Ano: 2013
Páginas: 196
Avaliação: 4/5
Skoob: Clique aqui

6 comentários

  1. Entendo isso de colocar crianças falando como adultos (e as vezes adolescentes agindo como crianças), é meio confuso mesmo na hora de imaginar os personagens.. Mas a estória parece ser muito boa, e a capa é mesmo linda! Vou colocar o livro na minha lista de leituras.

    Beijo :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainah!
      Depois me conte o que achou da leitura ok?
      Beijos

      Excluir
  2. Gostei da resenha, parece que o livro é bem legal!

    Coloquei na lista ;)

    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Pati. Fico feliz!
      O livro é legal mesmo. Se você gosta do gênero vale dar uma conferida.
      Beijos

      Excluir
  3. Para começar a luminosidade da capa me chama a atenção, esse amarelo dourado luminoso no centro. Agora o livro parece ser bom, interessante, que cativa, pelo menos é o que passou em sua resenha. Deve passar uma mensagem bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira... pois é a capa chamou a minha atenção logo no início. Linda né?
      Beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!