Time to read - Tempo para ler, cadê você? - Viaje na Leitura

03/11/2013

Time to read - Tempo para ler, cadê você?

 
           Eis que, todo mundo me pergunta: Como você arruma tempo para ler? Eu costumo responder: Da mesma forma que você arruma tempo para comer. Ok. Eu não respondo isso, seria chato demais não é? Então, eu simplesmente digo: "Quando se tem um hobby, que lhe dá sensações ótimas, que lhe faz viajar para lugares improváveis e tão fantásticos, sem sair do lugar, você não precisa de muito tempo, porque você sempre dá um jeitinho para ler."
Mas acontece que não é sempre assim, ler se tornou um hábito na minha existência desde os quatro anos de idade, sim, sei o quanto sou sortuda! E não, não tive pais leitores que me incentivaram a ler...

O desejo surgiu e eu não faço a mínima ideia de quando/como/porque simplesmente existe até os dias de hoje.
Tive sorte porque meus pais me compreenderam e me apoiaram muito, desde na aquisição de revista em quadrinhos (que na minha época era tão caro) quanto na aquisição de livros para o colégio. Eu não gostava muito de emprestar livros das bibliotecas, sempre que possível, eu os queria em minha casa, sempre disponíveis para mim. Devido a compulsão pela leitura, tive que me contentar com os empréstimos na maior parte da minha adolescência, simplesmente não podia/conseguia comprar todos os livros que queria, então, as bibliotecas públicas e os sebos foram minha salvação!

Lia revistas, jornais, Sabrina, Julia e outros livros de banca, lia livros didáticos, rótulos de produtos e até bula de remédio. Enfim, hoje posso comprar os livros que desejo, o site me permite compartilhar meus pensamentos e críticas e me possibilita falar livremente sobre o que acho deste ou daquele livro.

Hoje, tenho uma biblioteca pessoal (mais de 1.000 títulos pode ser chamado de biblioteca?), empresto livros, dou de presente, troco e incentivo meus filhos a lerem livros. O tempo é meu maior obstáculo.

Quando você é criança e mesmo na adolescência, tem um tempo maior para a leitura, conforme os anos vão passando, já com família, trabalho e filhos e blog! e facebook! e Twitter! fica quase que impossível de se arranjar tempo para a leitura.

Mas tenho uma boa notícia! Você pode espalhar livros pela casa, vale até no banheiro! e levar consigo na bolsa, nos finais de semana, antes de dormir! E dá-lhe tecnologia que nos possibilita ter outros mil livros em um leitor digital! Sendo assim, não aceito desculpas! Sou prova viva de que é possível sim, escrever em um blog, manter sua vida social, ter um trabalho em tempo integral, cuidar da casa e dos filhos e ainda arrumar tempo para ler. Mentirei se disser que você terá muito tempo, não, mas você pode sim, incluir a leitura no seu ritmo diário e viajar todos os dias, sem sair do lugar!

Não arrume desculpas, leia resenhas e aceite conselhos dos amigos para escolher um título e descobrir de qual gênero gosta mais, qual deles mais se identifica. Hoje, somos privilegiados e temos uma lista infinita de opções! Arrisque! Ouse! Se tiver que abandonar uma leitura, pegue outra, experimente um novo gênero, não torça o nariz para livros que sequer teve a oportunidade de conhecer. Baixe trechos grátis, a maioria das editoras disponibiliza os primeiros capítulos de seus livros, para os leitores conhecerem e quem sabe adquirirem excelentes títulos.

Não baixe livros piratas, por favor, valorize o autor! Esses livros não valem seu tempo, são mal digitados, em sua maioria não possuem o conteúdo completo e é ilegal! Se não pode comprar nas livrarias, compre em sebos! Se não consegue adquirir pelas livrarias virtuais, existem sebos virtuais também, além de que, você pode emprestar de um amigo, ou até mesmo da biblioteca da sua cidade.

Dê valor a literatura nacional, você não imagina quantos autores novatos estão dando um banho em autores internacionais, reveze as leituras, leia um clássico vez ou outra, você com certeza vai se identificar com determinado gênero,  e é ainda mais provável que queira degustar de todos que existem e então, haverá descoberto um mundo totalmente novo e surpreendente: o prazer que a leitura pode lhe proporcionar!

Já anotou na sua agenda "tempo para a leitura"?

Espero que sim!

12 comentários

  1. Thaís aqui neste post você conseguiu expor todo o meu sentimento e minhas vontades, Nossa você disse tudo que está dentro de mim, com certeza é tudo que um leitor sente. Admiro muito pessoas como você, sonho em ter minha biblioteca particular também, mas ainda estou com apenas 170 livros que não é nada comparado aos seus 1.000, mas estou com 23 anos, e espero um dia ser como você, estou casada apenas a 3 meses e não tenho filhos, então irei me inspirar na sua dedicação!
    Grande beijo querida. E si você quiser dar uma passadinha no meu blos o endereço é http://moradadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela,

      Que bom que se identificou com a postagem! Não se preocupe que a tendência é só aumentar a biblioteca haha
      Vou lhe visitar sim!

      Obrigada, volte sempre!

      Excluir
  2. cara sempre tento arrumar tempo para ler, por isso vou lendo no ônibus quando vou e volto do trabalho, caso eu nao tenha tempo de ler em casa, e como levo quase duas horas pra chegar no trabalho eu leio bastante.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Alice, temos que utilizar o tempo conforme nossa rotina \o/

      Obrigada, volte sempre!

      Excluir
  3. Muito bom o texto, confesso que as vezes me deixo levar pela falta de tempo, mas quando a paixão é real sempre encontramos tempo.
    Super identifiquei com os livros espalhados pela casa.

    Parabéns pelo texto, e se der depois dá uma passada no meu blog
    abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  4. Parece até que foi eu quem escreveu esse texto...Parabéns a nós que amamos as letras!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parece até que fui eu quem escreveu este texto...Parabéns a nós que amamos as letras!!!!

    ResponderExcluir
  6. Thais, você já é mãe?
    Agora estou pasma! Pensei que tivesse uns 16 anos!
    Pensei que só eu lia bula de remédios e ainda acrescento as páginas do diário oficial (problema sério)!
    Leio em todos os lugares, difícil ler quando estou em casa. Mas, se vou levar alguém a qualquer lugar levo o livro, então é fácil me ver lendo, em praças, lojas, saguão de edifícios, na espera em hospitais, acompanhando doentes...

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais!
    Então, eu também leio desde cedo. Não tenho uma "biblioteca" em casa (ainda) pois sempre utilizei bibliotecas e empréstimos, já que os livros que eu queria eu tinha que bancar...
    Também leio rótulo e bulas rs, apesar de que as bulas devem-se mais pela área em que eu trabalho.
    Eu tenho o hábito de ler pelo menos uma hora no dia. É o mínimo de leitura que eu realizo, seja na hora do almoço ou no final do dia, ao invés de chegar em casa e ligar a tv, eu pego um livro.
    Amei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu entendo bem... mas tenho sorte que consigo conciliar tempo para ler, apesar dos afazeres de casa e o cuidado dos filhos.
    Leio desde os seis anos, e a partir dos 12 comecei a ler todo dia, mesmo que acabasse por reler o mesmo livro umas '100 vezes. Minha mãe tinha uma coleção de romances de banca que me mantiveram sã, os livros que a escola escolhia muitas vezes me agradavam e foram aumentando a coleção.
    Não sei bem quantos livros possuo, mas com certeza passa dos 100, além das leituras em ebook. =) Só no Skoob consta 181 lidos. E que o número aumente.
    Ler é um santo remédio.
    Ótimo post.

    Bjs,
    Dani!!!
    Leitura Nossa de Cada Dia
    Minha Velha estante

    ResponderExcluir
  9. Ah que postagem linda! Me lembrei de quando era criança e meu pai me trazendo livros infantis de presente, ele foi o meu grande incentivador na leitura, me lembro até hoje do primeiro livro que ele me trouxe "O rei que não sabia de nada" da Ruth Rocha e depois desse, vieram tantos...
    Eu tento conciliar trabalho, casa, vida, marido, filhos e leitura, nem sempre consigo o tanto que quero, queria ter mais tempo pra ler, ainda mais quando estamos com aquele livro que a gente não quer largar, é dificil deixa-lo pra ter que ir fazer as outras coisas né! Mas é isso, leitura é hobby, é distração, pra mim, como disse a Danielle ai em cima, é um santo remédio também! :)

    ResponderExcluir
  10. Vera Lúcia Cervi Mattei17 de novembro de 2013 às 22:34

    Eu sempre falo que não existe falta de tempo. E sim prioridades.
    São incontáveis as desculpas que as pessoas costumam dar para não ler, não se permitindo, assim, saborear o prazer de uma boa leitura. Infelizmente isso é fato. Parabéns pela postagem, pois, vc deixou claro que não existe mágica para conseguir ler tantos livros. é só se permitir e criar o hábito da leitura. Simples assim. Abços. Vera

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!