Resenha: "Cair das Trevas" - Amada Imortal - Volume 2 - Cate Tiernan - Viaje na Leitura

09/12/2013

Resenha: "Cair das Trevas" - Amada Imortal - Volume 2 - Cate Tiernan


Sinopse - Depois de 450 anos, esperava-se que Nastasya já tirasse de letra essa história de imortalidade. No último outono ela buscou refúgio em River's Edge, uma espécie de retiro espiritual onde ela e outros imortais tentam estabelecer a paz com seu passado tortuoso. Porém, em vez disso, tudo o que Nastasya descobriu - além de que detesta acordar cedo numa cama dura para catar ovos de galinhas furiosas - é que ela não está segura em lugar nenhum. Nem mesmo ao lado do cara/viking/deus grego mais gato do mundo, Reyn, que ela ainda não descobriu se é sua ruína ou sua última chance de ter um amor. Nastasya conseguiu se manter bem até o Ano-Novo, mas parece que agora, depois que fez um pedido um tanto ambicioso na hora da virada, tudo está indo por água abaixo. Nada que faz dá certo, tragédias acontecem quando ela está por perto, tudo parece não ter propósito e, pior, ela nem sabe mais porque continua sequer tentando! Como sempre soube, sua família vem de uma grande linhagem das trevas, e Nastasya já está se convencendo de que não há escapatória. Como se não bastasse, os súbitos e totalmente enlouquecedores beijos de Reyn não estão ajudando... Mas quando Nastasya não aguenta mais a pressão e resolve fugir de tudo para seguir o próprio rumo, ela se vê numa situação ainda mais sombria, perigosa e destruidora do que jamais pôde imaginar. River's Edge nunca pareceu tão longe, ou tão agradável...

Minha opinião - Os acontecimentos de "Cair das Trevas" ocorrem alguns dias após os eventos do primeiro livro. Nastasya está em River's Edge, na reabilitação para imortais, tentando seguir em frente e se tornar uma pessoa melhor. Nastasya continua um pouco imatura, agindo em alguns momentos como uma adolescente (apesar dos seus quase 500 anos de idade), mas tornou-se uma pessoa muito mais consciente das necessidades alheias, principalmente dos mortais, como Meriwether e seu pai. Um dos pontos fortes de Nastasya que continua encantando os leitores é os seus pensamentos e conjecturas sarcásticos, com uma pitada de rebeldia. É impossível ler os acontecimentos do ponto de vista dela e em alguns momentos não gargalhar com seus pensamentos ilógicos.

O livro tem como um dos temas centrais "seguir em frente", aprender a lidar com os erros e problemas do passado para poder estruturar um futuro. E é essa lição que Nastasya precisa aprender para lidar com seus antigos amigos Innocencio (Incy), Boz, Katy, Cicely e Stratton e com Reyn.

Nesse segundo livro da trilogia, os antigos amigos de Nastasya ganham um maior destaque e o leitor é agraciado com as nuances de suas personalidades.

Um dos pontos fortes do livro é que o leitor passa a saber mais sobre o passado dos personagens considerados secundários, como a própria River, que por ser uma imortal tão antiga, possui um passado rico em situações inusitadas. A história de River e seus familiares é fascinante, e ocorrem em diversos locais e épocas, de modo que o leitor realize uma pequena viagem durante a leitura. Mas não é apenas o passado de River que é explicado. A vida de alguns outros imortais também ganham destaque, e o passado de Meriwether e seu pai não ficam de fora.


Novos personagens como Amy (a irmã de Anne) aparecem no livro e trazem um novo ritmo à trama. É claro que o livro ainda fala sobre o desenvolvimento das habilidades de Nastasya em Magick e a prática de Magick Tahti e Magick Teravã também acontece.

A escrita da autora é fluida e de fácil entendimento. O livro é de leitura rápida e prepara o leitor para o final tão esperado dessa trilogia.

O final de "Cair das Trevas" foi muito bem escrito e sem dúvida deixa um gostinho de quero mais.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples, mas muito bonita e segue a capa do primeiro livro.

"- A maior parte de nós reluta em ter isso - falou, com a voz baixa no corredor pouco iluminado. - Reluta em ter amantes, filhos, cavalos. Lares. Porque perdemos tantos... Mas abrir mão de tudo isso significa que o tempo acabou com você, que o tempo venceu. Eu acho... que posso estar pronto para lutar contra o tempo de novo. Que posso estar forte o bastante para me arriscar". (p. 25)

Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092663
Ano: 2013
Páginas: 256
Tradutor: Regiane Winarski
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4/5

8 comentários

  1. Não comecei a ler essa série ainda, mas vou ler.
    Parece melhor do que muitas que já li. Acredito que vou gostar, amo esse tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem? Eu realmente estou gostando dessa série e espero por um final espetacular rs (não quero muito né?)
      Beijos

      Excluir
  2. Oie!! Eu gostei bastante deste livro. Achei o segundo livro melhor que o primeiro.
    Personagens mais animados e tudo mais.
    Rush que apareceu bem mais também,....
    E a resenha ficou em cima. PERFEITA!!!

    Bjkas.


    Ah! Eu enviei uma mensagem inbox no face pra você. Se puder me socorrer, vou agradecer muito!!

    Bjkas de novo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comentei e fui trabalhar. Você acredita que fiquei o dia todo pensando numa coisa sobre meu comentário: EU ESCREVI O NOME DO MOÇO ERRADO!!!
      É Reyn!!! Ele é que apareceu mais!!!!! kkkkkkkkkkk Perdão!

      Excluir
    2. Eu comentei de manhã e fiquei o dia todo pensando numa coisa: EU ESCREVI O NOME DO MOÇO ERRADO!!!
      É Reyn!!! É ele que aparece mais. PERDÃO!!!

      Bjks

      Excluir
    3. Oi Alessandra, tudo bem?
      Eu também preferi o segundo livro, principalmente porque temos a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre o passado dos personagens.
      Quanto ao inbox no face, vou ver se a Thais já te respondeu ok?
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Carol.
    Gostei bastante do primeiro livro e já estou com esse segundo aqui, esperando uma chance! rs...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Depois vou ler a sua resenha do livro ;)
      Eu gostei do primeiro também, mas preferi o segundo viu?
      beijos

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!