Resenha: O Diário de Gisella - Gisella Depiné Poffo - Viaje na Leitura

28/12/2013

Resenha: O Diário de Gisella - Gisella Depiné Poffo

Sinopse:
Fazer programa de intercâmbio? Ser Au Pair? O que é isso? Onde? Qual é a melhor família? Qual cidade? Todas as meninas e meninos que sonham em ser Au Pair têm milhões de dúvidas. Foi assim que, ao viajar, eu comecei meu blog. Vi que muitas pessoas faziam várias perguntas e tudo o que eu escrevia nunca era o suficiente. O livro saiu justamente com esse objetivo: informar, auxiliar e mostrar a realidade. Resolvi colocar aqui, na forma de diário (e têm todos os dias mesmo), como foi meu ano, desde que resolvi ser Au Pair, a casa, os pais, as crianças, as amigas, as brigas, a revolta, as alegrias, as emoções e o retorno para casa. Enfim, acho que tudo. Este livro não é uma forma de como todos devem agir, mas sim, a experiência que eu tive e também as de outras Au Pairs que conviveram comigo. Algumas experiências boas, outras nem tanto. Não existem regras ou receitas prontas. Apenas tenha coragem e encare um novo desafio. A experiência, no fim, valeu a pena? Deixo você tirar suas próprias conclusões.
Lembram-se de quando comentei sobre o livro O Diário de Gisella aqui? Hoje trago a resenha na íntegra para vocês.

Tenho um segredo para confessar! Adoro diários! Acredito que essa circunstância foi a primeira que me fez ansiar pela leitura do livro O Diário de Gisella. Seu livro foi escrito em forma de um diário, neste consta desde os preparativos para a experiência de ser uma Au Pair no exterior até o final do ano em outro país, Gisella conta diariamente suas experiências positivas e negativas, seus sentimentos como alegria ou raiva, tudo é totalmente escrito no diário.

Recomendo a leitura principalmente para quem quer tentar morar com outra família no exterior e tentar a forma de Au Pair como a autora fez, mas recomendo também para quem ama diários, leitura não ficção ou até mesmo para quem quer conhecer, viajar através desta leitura sob os olhos e perspectiva da narradora/autora e conhecer uma outra cultura, será enriquecedor.

Juntos com a autora, vamos adentrando por suas palavras, um país novo, uma cultura totalmente diferente da nossa, é possível até mesmo sentir os mesmos sentimentos dela, comemorar com suas vitórias e ficar com raiva por certas atitudes de outras pessoas (só lendo o diário, você vai saber de quem estou falando!).

Cada dia é uma nova história, vamos conhecendo com Gisella a casa, as pessoas que farão parte da sua família por um ano, as crianças de quem irá cuidar: Jake e Rachel, sua host mother Patrice e seu esposo Chris, seus hosparents. O leitor vai entender como funciona o programa Au Pair, e o mais importante, aprenderá através da leitura, muitas coisas diferentes.

Gisella tem uma escrita fluente e concisa, você pode ler por capítulos, cada capítulo representa um dia, que são divididos em meses, cada mês que passou no exterior. A leitura foi muito boa, parecia que eu estava lá, conhecendo junto com ela as iguarias, pontos turísticos e a beleza do outro país. Ela conta com a amizade da prima Tina que mora em uma cidade vizinha e também é Au Pair (ela estendeu a estadia por mais um ano) e também criou laços com muitas outras Au Pairs, sua professora no curso de inglês e muitas outras que marcaram seu ano por lá...

Como foi a experiência de Gisella? Seu namoro à distância com Fernando e o contato com a família? Você confere lendo O Diário de Gisella ♥

Observei pequenos erros de ortografia e digitação, mas que não atrapalharam a leitura, a diagramação conta com imagens bonitas e no início de cada mês possui um relato de uma Au Pair ou de Hostparents.

Recomendo a leitura!


Deixo aqui o vídeo para que conheçam mais da autora:


Para adquirir seu exemplar digital, acesse o site: http://www.odiariodegisella.com.br/

3 comentários

  1. Esse livro parece ser muito bom para todos, é uma experiência a mais, ou outras experiências, até porque mostra não só a dela, mas a convivência com muitos, o que deve ser dificílimo. Pode ser um livro e um guia, e como ela disse, não há nada pronto e terminado, uma regra a se seguir. Amei a ideia.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro interessante, gostei da ideia de ser Au pair, vou pesquisar e se um dia eu for, vou le do livro dela!

    ResponderExcluir
  3. Realmente...a vida em NY parece muito difícil...cuidar de crianças então...nem se fala.
    Mas eu gostei da capa! :)
    Bju

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!