26/12/2013
Resenha: "Sábado à Noite" - Babi Dewet

Sinopse - É o primeiro livro de uma trilogia repleta de amor, música e amizade. Amanda é popular na escola e os amigos do seu amigo de infância são considerados os ‘marotos’ do pedaço por desrespeitarem as regras. Tudo ao seu redor acaba desmoronando quando um amor mal resolvido volta à tona e a sua amizade é posta em prova. Se não bastasse, seu diretor resolve dar bailes aos sábados e uma misteriosa banda mascarada foi convocada pra tocar. Mas suas letras dizem tanto sobre ela… Afinal, quem são esses mascarados de Sábado à Noite?
Minha opinião - Sábado à noite é uma trilogia totalmente voltada ao público jovem, com direito a romance, flerte, música e muita confusão. A história se passa na cidade de Alta Granada, uma cidade considerada pacata pelos jovens, onde os programas noturnos são escassos. Os personagens estudam na escola da cidade, e como em toda escola, são divididos em grupinhos: "os marotos" que incluem Bruno, Daniel, Caio, Rafael e Fred, que é o grupo dos encrenqueiros, que sempre fazem uma "visitinha" ao diretor, mas mantêm o dia a dia animado na escola com suas confusões, os "atletas", formado pelo grupo dos bonitinhos e aparentemente legais, como JP, Michel, Albert, Roberto e Jonathas, e as populares, grupo formado pela Amanda, Carolina, Anna Beatriz, Guiga e Maya. Cada um desses personagens possuí uma personalidade forte, marcada por uma característica que acaba complementando os amigos. Conforme a história se desenrola, percebemos quantos amores secretos existem, e quantas situações engraçadas são criadas por causa disso. A trama discute alguns temas como a amizade e até que ponto vai a sua lealdade por uma pessoa, a aceitação do jovem quando ele se dá conta de que nem sempre é preciso ser perfeito para ser amado e o primeiro amor.
Amanda apesar de ser uma das personagens com mais destaque no livro, não é a mais carismática. Seus debates pessoais passam a impressão de que é uma garota extremamente confusa (mas qual jovem não é?). Alguns detalhes no livro são interessantes: todo o desabafo amoroso aqui é discutido entre os marotos abertamente, eles contam tudo uns para os outros, mas as garotas não discutem quase que em momento algum seus sentimentos. E é essa sensibilidade dos marotos que fazem com que as fãs suspirem mesmo eles sendo tão perfeitamente imperfeitos.
O surgimento da banda misteriosa é ótimo e acaba trazendo uma certa agitação para os alunos. A banda, conhecida como os "Scotty" trazem para o leitor todo os sentimentos não discutidos no livro em forma de música.
A trama é engraçada, romântica e cheia de situações inusitadas. Uma curiosidade sobre a trilogia, é que ela é baseada em uma fic da autora inspirada na banda McFly, que após muito sucesso na internet, decidiu tornar livro (a autora explica na apresentação essa situação em detalhes).
A escrita da autora é dinâmica, fluida e é como se ela conduzisse o leitor em sua música: se torna impossível largar o livro até chegar no final que nos surpreende.
Em relação à diagramação, revisão e layout foi realizado um ótimo trabalho. Alguns erros de digitação foram encontrados, mas nada grave. A capa é linda, chama a atenção e tem tudo a ver com a trama.
"Ela tem esse olhar no rosto
Triste e solitário e então pensei
Se ela sorrisse assim pra mim
Mas não é bem assim
Então perguntei se poderia
Talvez ser sua companhia
E depois conversar, mas ela não entende
E eu não sei mais o que dizer" (p.35)
Edição: 2
Editora: Selo Generale
ISBN: 9788563993380
Ano: 2012
Páginas: 324
Avaliação: 4/5
Skoob: Clique aqui
Não é o tipo de história que eu estou procurando no momento.
ResponderExcluirEmbora me pareça ser bem gostoso de se ler.
Beijos.
Oi Dany, tudo bem?
ExcluirO livro é bem gostoso de ler sim ;)
Obrigada pelo comentário.
Não me conquistou... Mas quem sabe mais para frente...
ResponderExcluirhttp://conversandodragoes.blogspot.com.br/
Oi Kate, tudo bem?
ExcluirQuais são os gêneros literários que você gosta de ler?
Beijos
Eu comecei a ler, gosto muito da Babi ela é inteligente e temos alguns gostos parecidos, mas o livro não conseguiu me prender, histórias adolescentes geralmente não conseguem.
ResponderExcluirOi Adriana, tudo bem?
ExcluirSe você não gosta de histórias adolescentes, com certeza o livro da Babi não irá te agradar, pois o tema é totalmente voltado a eles.
Obrigada pelo comentário.
Beijos
Oi, Carol.
ResponderExcluirJá faz um bom tempo que leio resenhas sobre esse livro, mas até agora não me empolguei para ler. Quem sabe no ano que vem... Pela sua resenha pude perceber que é um livro animado, que dá para ler rapidinho!!
Beijos
Camis - Leitora Compulsiva
Oi Camila, tudo bem?
ExcluirSim, o livro é animado e tem um conteúdo leve, então a leitura é rápida mesmo. Ano novo, leituras novas... quem sabe essa trilogia não entre na sua listinha?
Beijos
Um livro que deve ser divertido, parece muito bom, apesar da protagonista ser confusa, mas acredito que o desempenho dos garotos compensa.
ResponderExcluirOi Oliveira, tudo bem?
ExcluirSim, a protagonista é um pouco confusa, mas é normal né? Que adolescente não tem dúvidas sobre a vida, ou acredita que os seus problemas são os maiores do mundo?
Obrigada pelo comentário.
Ah, quero ler esse livro há muito tempo, desde a primeira edição e até hoje não consegui! A história parece ser bem leve e sem compromisso, o típico livro pra passar o tempo. Espero ler em breve!
ResponderExcluirBjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/
Oi Mariana, tudo bem?
ExcluirRealmente é uma história leve, com um enredo bem delicioso de ler. Espero que leia em breve e venha nos contar o que achou ok?
Beijos