Resenha Nacional: "Movimento Tropicaliano - E, se um dia, o povo se rebelasse?" - Balduel de Almeida - Viaje na Leitura

28/01/2014

Resenha Nacional: "Movimento Tropicaliano - E, se um dia, o povo se rebelasse?" - Balduel de Almeida



Sinopse - "O país Tropicália está comemorando os cinquenta anos do “Dia do Basta”, importante revolução, ocorrida no inverno de 2013, que desencadeou uma grande mudança para a população. E, para celebrar, uma das mais importantes figuras históricas foi convidada para uma entrevista no programa de TV do famoso apresentador Zé Eugênio. O Senhor Schimidt é ex-ministro da Justiça e participou ativamente daquela conturbada fase no país. Nesta bem elaborada entrevista, ele relata como o tão sonhado país se transformou após o Movimento Tropicaliano. Uma história fictícia, com nomes e personagens inexistentes, mas repleta de ideais que se confundem, e muito, com os do povo brasileiro".


Minha opinião - O livro conta com dois protagonistas com vozes presentes: o sr. Bezerra Natal Schmidt e o apresentador Zé Eugênio. O Sr. Schmidt está concedendo uma entrevista sobre os acontecimentos de 50 anos atrás (que ocorreram no ano de 2013) conhecido como "Revolução do Tomate" ou Revolução do Basta".

Cada capítulo consiste em uma pergunta realizada pelo Zé Eugênio e respondida pelo Sr. Schmidt. O Sr Schmidt conta aos telespectadores como era a situação de Tropicália em relação à saúde, educação , impostos e condições de vida; sobre a criação do Partido Ético Tropicaliano (PEB) e sobre a ascensão do presidente Paulo Senna, um homem que tinha uma visão mais focada nas necessidades da população.

A trama tem uma escrita mais pessoal com o uso da entrevista para contar sobre a revolução. Como o Sr. Schmidt teve um papel importante no período, o leitor acompanha a narração dele com um aspecto mais pessoal da história.

O livro debate a importância que o povo teve para mudar o cenário de corrupção em Tropicália. Algum leitor acha que Tropicália lembra algum lugar? O autor diz que não rs

"Não se confundam, trata-se de uma história fictícia, com nomes e personagem que não existem. Tropicália é um país afastado, de um mundo distante em uma Galáxia longínqua". (p 07)

"Movimento Tropicaliano" é um livro reflexivo, que permite o leitor indagar situações do seu cotidiano e o seu papel na sociedade. A leitura é rápida, o conteúdo é inteligente e bem desenvolvido e ao chegar ao final, o leitor estará formulando e respondendo várias perguntas para si mesmo.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples mas chama bastante a atenção.
"Num belo dia o povo acordou. Não me pergunte como e por que ocorreu naquele instante. Alguns dizem que foi o preço do tomate". (p. 10)

Edição: 1
Editora: Novos Talentos
ISBN: 9788542801477
Ano: 2013
Páginas: 142
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4/5

2 comentários

  1. Não sei se leria, mas obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      É uma leitura interessante, que reflete alguns pontos da nossa sociedade ;)
      Bjkas

      Excluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!