Resenha: "O Mundo do Exterminador" - Organizado por Orson Scott Card - Viaje na Leitura

12/01/2014

Resenha: "O Mundo do Exterminador" - Organizado por Orson Scott Card


Sinopse - Orson Scott Card organiza uma série de ensaios sobre sua obra de maior destaque. Aprofundando-se nas complexas questões levantadas em O jogo do exterminador, os textos são escritos por autores com os mais variados backgrounds, desde estrategistas militares até autores best-sellers de literatura infanto-juvenil, que discorrem sobre liderança, respeito à alteridade, regras literárias e sobrevivência, entre muitos outros temas. Valiosa adição ao universo da série, essa coleção de ensaios mostra novos aspectos da obra para quem já é fã e aguça a curiosidade de quem ainda não leu, elevando a um novo patamar a discussão sobre o incrível clássico da ficção científica. A adaptação cinematográfica de O jogo do exterminador chega aos cinemas brasileiros em janeiro de 2014, estrelado por Ben Kingsley e Harrison Ford.


Minha opinião - "O mundo do exterminador" é um livro totalmente voltado para os fãs de Orson Scott e a saga de Ender Wiggins, o protagonista do "O jogo do exterminador". Para aqueles que conhecem toda a história do Ender e o mundo criado pelo autor.

Todas as peculiaridades encontradas na personalidade de Ender são discutidas nesse ensaio. O fato dele ser extremamente jovem, de ter uma vida pessoal tão bagunçada, de ser rejeitado pelos seus colegas e sua capacidade nas simulações são alguns dos tópicos discutidos nesse livro.

Inclusive a capacidade do autor em criar cenários que na época eram considerados futuristas e hoje são factíveis também é discutido no livro.

Apesar de se tratar de um livro que explica sobre outro livro, aqueles leitores que não conhecem Ender mas tem curiosidade em saber como o autor criou a história e seus personagens conseguem entender com facilidade o conteúdo. É claro que nesse caso, é necessário estar consciente de que existem spoilers, já que se torna impossível explicar "O jogo do exterminador" sem contar o que ocorre.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é magnífica e sem dúvida faz com que o leitor pense em Ender.

"O jogo do exterminador não é apenas sobre a dificuldade e a exaltação que a competição proporciona no treinamento para o combate. Há lições sobre metodologia de treinamento, liderança e também ética. O alcance e a variedade são tão amplos que fazem o livro de Card ser lido e relido há muitos anos. O jogo do exterminador é um título fundamental na lista de leitura dos fuzileiros desde que ela foi criada". (p. 244)

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580574289
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Edmundo Barreiros
Avaliação: 4/5
Skoob: Clique aqui

5 comentários

  1. Bem, como é um livro que explica algo de outro livro, o melhor é ler o primeiro. Foi bom saber disso para não embarcar em algo e ficar com raiva... risos. Spoiler nunca é bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bem?
      Eu li "O jogo do exterminador" há muitos anos atrás e até hoje é um livro que ficou na memória.
      Bjkas

      Excluir
  2. Não é o tipo de livro que eu gosto de ler, mas a sua resenha tornou a obra bem atraente.


    Beijos e Até o próximo post!
    Lu do Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Bjkas

      Excluir
  3. Então esse livro é mais tipo uma conversa de autor - fã do que uma história com começo meio e fim, digamos assim?

    ResponderExcluir

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!